Contextualização
Tudo que conhecemos no universo, desde o ar que respiramos até os dispositivos tecnológicos que utilizamos, é formado por átomos. O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Dentro de um átomo temos os prótons, nêutrons e elétrons, cada um com funções e características próprias. Enquanto os prótons e nêutrons se encontram no núcleo do átomo, os elétrons ficam em órbita ao redor deste núcleo.
Os íons são átomos ou moléculas que ganharam ou perderam elétrons, ficando assim com carga elétrica. Íons positivos ou cátions são aqueles que perderam elétrons, enquanto íons negativos ou ânions são aqueles que ganharam elétrons. Compreender a estrutura do átomo e do íon é fundamental para o entendimento da Química, pois é a partir desses pequeninos que ocorrem as reações químicas, tão presentes em nosso dia a dia.
No nosso cotidiano, utilizamos átomos e íons de variados tipos sem mesmo perceber. Quando acendemos uma luz, trocamos íons dentro dos fios elétricos. Ao comer um salgado, estamos ingerindo cloreto de sódio, onde o sódio (Na) está na forma de um cátion e o cloro (Cl) na forma de um ânion. Em produtos de limpeza, como o sabão, existem moléculas chamadas surfactantes, que possuem uma parte polar (com carga) e outra apolar (sem carga), o que possibilita a limpeza de gorduras. Portanto, entender a estrutura do átomo e o que é um íon é crucial para compreendermos o mundo ao nosso redor.
Para se aprofundar no tema, recomendo os seguintes recursos:
-
Livro "Química: a ciência central", de Brown, LeMay e Bursten. Aqui, você encontrará uma explicação detalhada sobre a estrutura do átomo e íons.
-
Vídeos do canal Manual do Mundo, no YouTube, que trazem experimentos e explicações a respeito de diversos temas da Química, inclusive sobre átomos e íons.
-
O site Brasil Escola também possui uma seção dedicada à Química, onde se pode aprender mais sobre o tema.
[FIM]
Atividade Prática: Átomos, Íons e a Tabela Periódica - Uma Jornada pelo Mundo Microscópico
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo reforçar o entendimento sobre a estrutura dos átomos, os íons e como eles se organizam na Tabela Periódica. Os alunos irão aprender, de forma lúdica e colaborativa, a diferenciar os tipos de íons, relacionando informações teóricas com a prática.
Descrição Detalhada do Projeto:
Nesta atividade os alunos criarão uma maquete tridimensional de um átomo, representando as suas principais partes. Posteriormente, transformarão esse átomo em um íon, demonstrando como ocorre a perda ou ganho de elétrons. Para finalizar, farão um mapa conceitual sobre o átomo e íon escolhido, onde devem inserir informações encontradas na Tabela Periódica.
Este projeto é destinado a ser realizado por grupos de 3 a 5 alunos e tem duração estimada de 3 horas por aluno.
Materiais Necessários:
- Bolas de isopor de diferentes tamanhos
- Palitos de dente
- Tinta acrílica de diferentes cores
- Papelão
- Canetas coloridas
- Papel A3
- Livros didáticos e/ou acesso à internet para pesquisa
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
-
Escolha um elemento da Tabela Periódica para representar. Lembre-se de escolher um elemento que possua íons, pois será necessário para a segunda parte do projeto.
-
Utilize as bolas de isopor para representar o núcleo do átomo (prótons e nêutrons) e os elétrons. Utilize tamanhos diferentes para diferenciar as partículas. Os palitos de dente servirão para fixar as partículas.
-
Pinte as partículas de cores diferentes para identificá-las: prótons, nêutrons e elétrons.
-
Crie as camadas eletrônicas (níveis de energia) ao redor do núcleo utilizando o papelão. Fixe os elétrons nestas camadas.
-
Agora, transforme o seu átomo em um íon. Se o seu átomo perder elétrons, ele se tornará um cátion. Se ganhar, um ânion. Represente essa mudança na sua maquete.
-
Para finalizar a parte prática, confeccione um mapa conceitual no papel A3 sobre o seu átomo e o íon correspondente. Nele, devem constar informações como número atômico, número de massa, carga do íon, localização na Tabela Periódica e uma aplicação prática deste íon no cotidiano.
Entregas do Projeto:
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:
- A maquete do átomo e seu íon correspondente.
- O mapa conceitual sobre o átomo e íon escolhido.
- Um relatório escrito contendo os quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
No relatório escrito, no tópico "Introdução", os alunos deverão contextualizar o tema, explicar a relevância dos átomos e íons no cotidiano e o objetivo do projeto.
No "Desenvolvimento", devem explicitar a teoria por trás dos átomos e íons, dar detalhes da montagem da maquete e do mapa conceitual, a metodologia utilizada e discutir os resultados obtidos.
Na "Conclusão", é esperado que os alunos retomem os principais pontos do trabalho, refletindo sobre o que aprenderam sobre átomos, íons e sobre o trabalho em equipe.
Na "Bibliografia", devem ser indicadas todas as fontes usadas durante a pesquisa e realização do projeto.
Essas entregas juntas permitirão aos alunos concretizar e comunicar seu entendimento do átomo e íons, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, gestão de tempo, comunicação e pensamento criativo.