Contextualização
Introdução
A Química é uma ciência que preenche nossa vida de cores, sabores e formas. Estudá-la é entender melhor o universo ao nosso redor e como nós interagimos com ele. Neste projeto, abordaremos um dos tópicos mais significativos desta disciplina: as substâncias simples e compostas.
Uma substância é classificada como simples quando formada por um único tipo de elemento químico. Em outras palavras, substâncias simples são aquelas cujas moléculas são formadas pelo mesmo tipo de átomo. Exemplos comuns são o oxigênio gasoso (O2) e o nitrogênio gasoso (N2), que compõem a maior parte do ar que respiramos.
Por outro lado, temos as substâncias compostas, que são formadas por dois ou mais tipos de elementos químicos. Estas substâncias têm moléculas formadas por diferentes tipos de átomos. A água (H2O), por exemplo, é uma substância composta, formada pelos elementos hidrogênio e oxigênio. A possibilidade de combinações entre diferentes elementos químicos dá origem a um número incontável de substâncias compostas.
Contextualização
Substâncias simples e compostas estão presentes em nosso cotidiano de forma inescapável. Cada respiração que tomamos é uma mistura de substâncias simples como o oxigênio e o nitrogênio. A água que bebemos e usamos diariamente é uma substância composta. Compreender a natureza dessas substâncias e como elas interagem é fundamental não só para a ciência, mas para a vida como a conhecemos.
Além disso, entender o conceito de substâncias simples e compostas é a chave para aprender sobre muitas outras áreas da química, como a estequiometria, a química orgânica e a química inorgânica. Este conhecimento pode nos ajudar a desenvolver novas tecnologias, medicamentos e materiais.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Desvendando as Substâncias: Simples ou Composta?"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é fazer com que os alunos compreendam de forma prática e intuitiva a distinção entre substâncias simples e compostas, investigando exemplares dessas substâncias em nosso cotidiano e apresentando seus achados por meio de um infográfico educativo.
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, os alunos irão trabalhar em grupos de três a cinco pessoas para:
- Identificar exemplos de substâncias simples e compostas que estão presentes em nosso cotidiano.
- Investigar sobre cada substância identificada, incluindo a sua composição química, estrutura molecular, propriedades físicas e químicas, e usos.
- Criar um infográfico educativo destacando as substâncias investigadas, suas características e a distinção entre substâncias simples e compostas.
A atividade deve ser realizada dentro de um período de um mês, e é esperado que cada aluno dedique entre cinco e dez horas ao projeto.
Materiais Necessários
Os materiais necessários para a realização da atividade incluem:
- Livros de química ou fontes de referência online confiáveis para a pesquisa.
- Software ou aplicativo para a criação do infográfico (como Canva, Piktochart ou a ferramenta de sua escolha).
- Computador ou tablet com acesso à Internet.
Passo a Passo
1. Organização do Grupo
Primeiramente, os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas. A colaboração é fundamental para a realização do projeto e cada membro do grupo deve contribuir com a pesquisa, a análise e a criação do infográfico.
2. Pesquisa
Cada grupo deve identificar pelo menos três exemplos de substâncias simples e três exemplos de substâncias compostas que estão presentes em nosso cotidiano. Em seguida, os alunos devem investigar sobre cada substância, identificando a sua composição química, estrutura molecular, propriedades físicas e químicas, e usos.
3. Criação do Infográfico
Com base nas informações coletadas, o grupo deve criar um infográfico educativo. O infográfico deve conter informações claras e precisas sobre cada substância investigada e destacar a distinção entre substâncias simples e compostas. É importante que o infográfico seja visualmente atraente e fácil de entender.
4. Redação do Documento
Após a conclusão da atividade prática, os alunos devem trabalhar em conjunto para redigir um documento no formato de um relatório. Esse relatório deve conter quatro seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Na seção Introdução, os alunos devem contextualizar o tema do projeto, sua relevância e aplicação no mundo real, assim como o objetivo do projeto.
Na seção de Desenvolvimento, os alunos devem descrever a teoria relacionada às substâncias simples e compostas, explicar as atividades realizadas de maneira detalhada, descrever a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
Na seção de Conclusão, os alunos devem retomar os pontos principais abordados no relatório, trazer à tona os aprendizados obtidos e as conclusões tiradas a partir do projeto.
Por fim, na seção de Bibliografia, os alunos devem indicar todas as fontes de informação que utilizaram durante a realização do projeto.
Entrega do Projeto
O projeto será considerado concluído com a entrega do infográfico e do documento escrito. Além disso, cada grupo deve estar preparado para apresentar seu infográfico para a turma e responder a perguntas sobre o seu trabalho.
A entrega final do projeto é uma oportunidade para os alunos demonstrarem não apenas o seu conhecimento sobre substâncias simples e compostas, mas também suas habilidades de pesquisa, síntese de informações, trabalho em equipe, e comunicação eficaz.