Entrar

Projeto: Detectando Mudanças: Fenômenos Físicos e Químicos

Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Fenômenos Físicos e Químicos

Contextualização

A Química é uma ciência que estuda as propriedades e comportamentos dos elementos e das substâncias, bem como as transformações que ocorrem com eles. Dentro desse estudo, é fundamental a distinção entre os fenômenos físicos e químicos.

Um fenômeno físico ocorre quando a substância muda sua forma, mas não sua composição. Um exemplo clássico é a mudança de estado físico da água, que pode passar do estado sólido (gelo) para o estado líquido (água) e para o estado gasoso (vapor), sem alterar sua composição, que permanece sendo H2O.

Já um fenômeno químico, também chamado de reação química, ocorre quando há uma mudança na composição da substância, gerando novas substâncias. Um exemplo é a combustão (queima) do papel, que gera cinzas e gases diversos, com composições diferentes da original.

Os fenômenos físicos e químicos estão presentes em nosso dia a dia, nos processos de cozimento dos alimentos, na produção de medicamentos, no funcionamento de aparelhos eletrônicos, na decomposição de resíduos orgânicos, entre outros exemplos. São essenciais para a vida e para a tecnologia.

Compreender esses fenômenos é fundamental para compreender a Química e suas aplicações práticas. Esta compreensão nos permite, por exemplo, escolher a melhor forma de armazenar um alimento, se deve ser refrigerado ou congelado, ou se pode ficar em temperatura ambiente. Também nos permite entender por que alguns materiais se degradam quando expostos ao sol ou a determinadas substâncias.

Para o aprofundamento no tema, sugerimos as seguintes fontes confiáveis:

  1. Livro "Química: A Ciência Central", de Brown, LeMay, Bursten, Murphy e Woodward.
  2. Portal da Química (https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/ola-quimica/fundamentos-da-quimica/fenomenos-fisicos-e-quimicos/)
  3. Canal de YouTube "Química em Ação", do professor Paulo Valim.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Detectando Mudanças: Fenômenos Físicos e Químicos"

Objetivo do Projeto:

Este projeto tem como objetivo principal a identificação e diferença entre fenômenos físicos e químicos por meio da realização de experimentos práticos, análise e discussão dos resultados.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo será responsável por realizar três experimentos, sendo que cada um deles deve demonstrar um exemplo de fenômeno físico e dois de fenômenos químicos. Ao final, os grupos devem elaborar um relatório completo sobre os experimentos.

Materiais Necessários:

  1. Água e gelo
  2. Sal de cozinha
  3. Vinagre
  4. Bicarbonato de sódio
  5. Copos de vidro ou de plástico (3 para cada grupo)
  6. Colher
  7. Fogão ou bico de Bunsen (para professores ou alunos que tenham permissão para utilizar)
  8. Balança para medir a massa dos materiais antes e depois dos experimentos

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

Experiência 1: Fenômeno Físico - Mudança de Estado Físico

  1. Coloque gelo em um copo.
  2. Aqueça o gelo até se tornar água e, em seguida, até virar vapor. (Procedimento para ser realizado com a supervisão do professor)
  3. Anote as observações sobre a mudança do estado físico da substância.

Experiência 2: Fenômeno Químico - Reação de Neutralização

  1. Adicione uma colher de bicarbonato de sódio em um copo.
  2. Adicione vinagre lentamente e observe a reação que ocorre.
  3. Anote as observações pertinentes à reação.

Experiência 3: Fenômeno Químico - Dissolução e Cristalização

  1. Adicione água em um copo.
  2. Adicione sal de cozinha até que não dissolva mais, criando uma solução saturada.
  3. Aqueça a solução até que todo o sal se dissolva e deixe esfriar lentamente.
  4. Observe a formação de cristais de sal no copo quando a solução está esfriando.
  5. Anote as observações pertinentes à reação.

Duração do Projeto: O projeto deve ser executado em uma semana, sendo que o tempo de execução do projeto, considerando os três experimentos, é de cerca de duas a quatro horas por aluno.

Entregas do Projeto:

Após a realização dos experimentos, cada grupo deve preparar um relatório escrito contendo:

  1. Introdução: Contextualização do projeto, apresentação do tema e a sua relevância no cotidiano, bem como os objetivos do projeto.

  2. Desenvolvimento: Descrição dos experimentos realizados, materiais utilizados, procedimentos adotados, apresentação e discussão dos resultados. Incluir também a distinção entre fenômeno físico e químico.

  3. Conclusão: Conclusões retiradas sobre as experiências, aprendizados e a relevância da distinção entre fenômenos físicos e químicos.

  4. Bibliografia: Referências bibliográficas e de outros tipos de recursos usados no projeto.

O relatório deve ser redigido de forma clara e coesa, apresentando de forma detalhada e organizada todas as informações solicitadas. Cada seção deve complementar a outra, formando um documento que correlaciona prática e teoria.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies