Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Substâncias em Ação: Simples e Compostas

Lara da Teachy


Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Substâncias Simples e Composta

Contextualização

A química é uma ciência que está em constante interação com o nosso dia a dia, e entender seus princípios básicos é essencial para compreender o mundo ao nosso redor. Um dos tópicos fundamentais da química é a definição e diferenciação entre substâncias simples e compostas. Aprender sobre esses conceitos é fundamental, já que eles são a base para o estudo de diversos outros tópicos na química.

Substâncias simples são aquelas que são compostas por um único tipo de átomo, enquanto as substâncias compostas são formadas por dois ou mais tipos de átomos ligados. Esses conceitos nos ajudam a entender a natureza da matéria e como diferentes elementos químicos se combinam para formar compostos com propriedades químicas distintas.

A existência de alótropos é outro tópico chave para a compreensão da química. Alótropos são diferentes formas de um mesmo elemento em estados físicos distintos, como o oxigênio (O2) e o ozônio (O3), ambos alótropos do oxigênio.

No mundo real, a aplicação desses conceitos é vasta. As substâncias compostas são a base para a criação de novos materiais e medicamentos. A compreensão da existência de alótropos ajuda a entender fenômenos naturais, como a formação da camada de ozônio. Além disso, toda nossa indústria química, farmacêutica e alimentícia se baseia nessa compreensão de como substâncias simples podem se combinar para formar compostas.

Para este projeto, recomendamos como recurso de estudo o livro "Química: a ciência central" de Brown, LeMay e Bursten. Além disso, o site "Brasil Escola" possui muitos artigos relacionados à química e os alunos podem utilizar a plataforma "Khan Academy" para assistir a videos explicativos sobre o tema.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Substâncias em Ação: Simples e Compostas"

Objetivo da Atividade:

Este projeto tem como principal objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e entender os conceitos de substâncias simples e compostas, além da existência de alótropos, por meio da realização de experiências em laboratório e pesquisas detalhadas sobre estas substâncias. Consequentemente, os alunos terão a chance de aprimorar o trabalho em equipe, a comunicação, a gestão do tempo e evidenciar seu aprendizado através da confecção de um relatório detalhado.

Descrição Detalhada da Atividade:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo terá que pesquisar, realizar experimentos e criar um relatório detalhado sobre uma substância simples e uma substância composta à sua escolha, explorando também os conceitos de alótropos, caso aplicável.

Também será necessário que apresentem o contexto histórico, a descoberta, usos e aplicações no mundo real das substâncias escolhidas. O trabalho multidisciplinar está presente no processo, exigindo uma integração entre química e história, por exemplo.

Materiais Necessários:

  • Equipamentos de proteção individual (óculos de segurança, luvas e jaleco)
  • Materiais de laboratório (tubos de ensaio, béqueres, pipetas)
  • Substâncias químicas para experimentação
  • Acesso à recursos de pesquisa (livros, internet)
  • Materiais para apresentação (papel branco, canetas, computador)

Passo a Passo para Realização da Atividade:

  1. Pesquisa: O grupo deve pesquisar sobre a substância simples e composta escolhidas, focando em suas propriedades, usos, história e, se aplicável, seus alótropos.

  2. Planejamento de Experimentos: Com base na pesquisa, o grupo deve elaborar um ou mais experimentos para explorar as propriedades das substâncias escolhidas.

  3. Realização de Experimentos: Mediante supervisão do professor, os alunos deverão realizar os experimentos planejados em ambiente de laboratório.

  4. Registro dos Resultados: Todos os resultados devem ser cuidadosamente registrados para inclusão no relatório.

  5. Escrita do Relatório: O grupo deve então escrever um relatório detalhado, com todos os aspectos de seu estudo, experiências e descobertas.

Entrega do Projeto:

Ao final do projeto, os grupos devem entregar o relatório escrito, que deve conter as seguintes seções:

  1. Introdução: Breve descrição das substâncias escolhidas e justificativa da escolha. Contextualização da substância na história e na sociedade atual.

  2. Desenvolvimento: Aqui, o grupo deve detalhar a teoria por trás das substâncias simples e compostas, descrever em detalhes os experimentos realizados, a metodologia usada e discutir os resultados obtidos.

  3. Conclusão: Retomada dos pontos principais, observações sobre o aprendizado obtido e reflexões sobre o projeto.

  4. Bibliografia: Indicação das fontes utilizadas no projeto.

O projeto deve ter uma duração estimada de aproximadamente 12 horas por estudante, contabilizando o tempo de pesquisa, planejamento do experimento, realização da prática em laboratório, análise dos resultados e escrita do relatório.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Funções Orgânicas: Funções Sulfonadas | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Funções Inorgânicas: Nomenclatura de Bases | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Técnico | Unidades de Concentração: Molaridade
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projetando uma Célula Eletroquímica
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies