Entrar

Projeto: Substâncias em nosso cotidiano: Simples ou Compostas?

Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Substâncias Simples e Composta

Contextualização

A Química é a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, como e que produtos são formados durante as reações químicas e as mudanças que elas sofrem. Ela está presente em inúmeras situações do nosso quotidiano como a conservação de alimentos, a metabolização dos alimentos em nosso corpo, a produção de combustíveis, medicamentos, plásticos, dentre outros. Dentre seus conceitos fundamentais, a classificação das substâncias em simples e compostas é muito importante para a compreensão de vários processos químicos.

As substâncias simples são aquelas formadas por átomos do mesmo elemento químico. Elas podem ser representadas por moléculas de um só elemento, como o gás oxigênio (O2), ou por redes de átomos, como o diamante, que é uma forma alotrópica do carbono. Por outro lado, as substâncias compostas são formadas por átomos de diferentes elementos químicos, ou seja, são formadas por dois ou mais tipos de átomos ligados entre si, como é o caso da água (H2O), que é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

Os conceitos de substância simples e composta são fundamentais para entender o comportamento da matéria, pois cada substância tem suas próprias propriedades físicas e químicas, que são determinadas pelas ligações químicas entre os átomos e pela estrutura molecular de cada substância. Esse conhecimento é essencial para o desenvolvimento de novos materiais, medicamentos e tecnologias, por exemplo.

Além disso, a diferenciação entre substâncias simples e compostas é importante para a nossa compreensão de vários fenômenos do dia a dia. Por exemplo, a decomposição de substâncias compostas é o que permite a reciclagem de materiais como o plástico e o vidro. Já a formação de substâncias simples é o que ocorre durante a respiração, quando o gás oxigênio (O2) reage com substâncias do nosso corpo para liberar energia.

Aconselho-os a consultar os seguintes recursos para se aprofundar no tema:

Atividade Prática: "Substâncias em nosso cotidiano: Simples ou Compostas?"

Objetivos do projeto:

  1. Desenvolver nos estudantes a habilidade de identificar substâncias simples e compostas no cotidiano;
  2. Capacitar os estudantes a investigar e explicar as propriedades destas substâncias e suas aplicações;
  3. Estimular a colaboração, investigação, comunicação eficaz e gestão de tempo.

Descrição detalhada do projeto:

Em grupos de 3 a 5, os alunos serão incentivados a identificar 5 substâncias simples e 5 compostas presentes em nosso cotidiano, explorar suas propriedades e utilizações. Após a identificação, eles deverão conduzir uma pesquisa detalhada sobre cada substância, explorando suas propriedades, usos e importância.

Materiais necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa;
  • Notebook ou papel para anotar ideias e encontrar informações;
  • Câmera ou telefone celular para tirar fotos (opcional).

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Dividir a turma em grupos de 3 a 5 pessoas;
  2. Cada grupo deve discutir e identificar 5 substâncias simples e 5 compostas presentes em nosso dia a dia;
  3. Realizar uma pesquisa detalhada sobre cada substância. As informações coletadas devem incluir aspectos como: o que é a substância, suas propriedades, onde é encontrada, por que é útil e quaisquer outros fatos interessantes. Os alunos podem usar a internet, livros de texto e outros recursos confiáveis para sua pesquisa;
  4. Cada membro do grupo deverá contribuir para as pesquisas e a coleta de informações;
  5. Os alunos deverão elaborar um relatório final sobre as substâncias pesquisadas. Este relatório deverá incluir a introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia utilizada.

O relatório final deverá ser apresentado no seguinte formato:

Introdução: Contextualização do tema Substâncias Simples e Compostas, sua relevância e aplicação no mundo real. Além disso, os alunos devem apresentar os objetivos do projeto.

Desenvolvimento: Apresentação detalhada da pesquisa sobre cada substância, incluindo sua definição, propriedades, aplicações e outros fatos interessantes. Os alunos devem explicar como realizaram a pesquisa e apresentar suas descobertas de forma clara e organizada.

Conclusões: Os alunos devem fazer uma síntese dos resultados obtidos, destacando os aprendizados e descobertas mais importantes. Eles devem também refletir sobre o processo de realização do projeto, discutindo desafios enfrentados e como estes foram superados, além de mencionar pontos de melhoria para projetos futuros.

Bibliografia: Os alunos devem listar todas as fontes de informação utilizadas durante a pesquisa e elaboração do relatório.

Os grupos terão uma semana para realizar o projeto e apresentar o relatório final. Este projeto requer de duas a quatro horas de trabalho por aluno.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies