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Projeto: criação de um "Labirinto Robótico Autônomo"

Robótica

Original Teachy

Robótica Autônoma

Contextualização

A Robótica Autônoma é uma ampla disciplina dentro da engenharia que envolve a concepção, criação e operação de robôs que podem realizar suas tarefas sem a necessidade de intervenção humana direta. Estes robôs autônomos são equipados com uma série de sensores e dispositivos de detecção que lhes permitem perceber seu ambiente, tomar uma decisão baseada nessas percepções e então realizar a ação apropriada.

A robótica autônoma é um campo emocionante que combina elementos de várias disciplinas de engenharia, incluindo engenharia mecânica, elétrica e de computação, além de ciências da computação, IA e aprendizado de máquina. É uma área em rápida evolução, com novos avanços e descobertas acontecendo regularmente.

Para conceber robôs autônomos eficientes, é importante que tenhamos um entendimento sólido e amplo dos princípios e conceitos fundamentais de robótica. Este conhecimento engloba desde a compreensão da terminologia técnica e dos componentes básicos de um robô, até mesmo a familiarização com diferentes tipos de sensores e a capacidade de programar e desenhar robôs.

Robôs autônomos têm um impacto significativo na nossa sociedade moderna. Eles são usados em uma variedade de setores e indústrias para melhorar a eficiência, reduzir custos e aprimorar os resultados. A indústria da manufatura, por exemplo, utiliza robôs autônomos para agilizar processos de produção, enquanto o setor de saúde está explorando seu uso para realização de cirurgias e administração de cuidados de forma autônoma.

Ademais, a robotização está sendo empregada em muitos outros sectores, tais como a agricultura, a exploração espacial, a segurança e a assistência social. Para além disso, os robôs autônomos estão a ser cada vez mais utilizados no nosso dia-a-dia, seja na limpeza dos nossos lares ou na entrega de mercadorias.

Entender o que é a robótica autônoma e como ela funciona, portanto, é importante não só para aqueles que desejam seguir carreiras na área de engenharia robótica, mas também para quem deseja entender mais sobre o mundo tecnológico em que vivemos e as influências que a robótica tem sobre ele.

Materiais Recomendados

  1. [Introduction to Autonomous Robots] Curso online da Universidade Northwestern via Coursera.
  2. [Robotics: A Very Short Introduction] de Alan Winfield.
  3. [Probabilistic Robotics] de Sebastian Thrun, Wolfram Burgard, and Dieter Fox.
  4. [Artificial Intelligence: A Modern Approach] de Stuart Russell e Peter Norvig.
  5. [ROS Robotics By Example] de Carol Fairchild e Dr. Thomas L. Harman.

Atividade Prática

criação de um "Labirinto Robótico Autônomo"

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade é projetar e programar um robô autônomo capaz de navegar por um labirinto que será construído pelos próprios alunos, utilizando materiais comuns, tais como caixas de papelão ou blocos. Este projeto deve ser executado por grupos de 3 a 5 alunos.

Materiais Necessários

  1. Kit de robótica básico (com um microcontrolador, como Arduino, motores DC, sensores de proximidade, bateria, etc.)
  2. Caixas de papelão ou blocos para criar o labirinto.
  3. Computadores com software de programação de robôs (Arduino IDE, por exemplo).
  4. Uma área ou sala suficientemente grande para montar o labirinto.

Descrição detalhada do Projeto

O projeto consiste em programar um robô autônomo para que este seja capaz de identificar e navegar por um labirinto sem intervenção humana. O desafio do projeto baseia-se não apenas na construção física do robô, mas também na implementação de algoritmos de navegação. Os alunos serão responsáveis por criar e programar um robô autônomo, utilizando um kit de robótica básico, para que este seja capaz de percorrer um labirinto feito de caixas de papelão ou blocos.

Os grupos terão a liberdade de escolher a estratégia para a navegação do robô pelo labirinto. Por exemplo, os alunos podem programar o robô para seguir a parede à sua direita até encontrar a saída, ou implementar algum algoritmo mais avançado para a resolução do labirinto.

Passo a Passo detalhado para realização da tarefa

  1. Formar grupos de trabalho e atribuir tarefas específicas a cada membro (por exemplo, um membro pode ser responsável pela programação, outro pela construção do robô, outro pela concepção do labirinto, etc.).

  2. Fornecer a cada grupo um kit de robótica e criar uma breve oficina de familiarização com o kit para garantir que todos os grupos estejam confortáveis com os componentes e como eles funcionam.

  3. Permitir que os grupos desenhem e construam seus labirintos. Eles podem usar caixas de papelão, blocos ou outros materiais que estejam disponíveis.

  4. Os grupos devem então projetar e construir seu robô autônomo.

  5. Depois que o robô estiver construído, o próximo passo é programá-lo. Os alunos devem usar a linguagem de programação que for mais adequada para o kit de robótica que estão usando.

  6. Uma vez que o robô estiver programado, os alunos podem começar a testá-lo no labirinto. Eles devem fazer ajustes e modificações conforme necessário para otimizar a performance do robô.

  7. No final do projeto, cada grupo deverá apresentar seu robô em funcionamento, demonstrando como ele navega pelo labirinto. Eles também devem discutir as estratégias e algoritmos utilizados na solução do problema.

Entregas do Projeto

Como parte da entrega final do projeto, os alunos devem apresentar um documento escrito com o formato de um relatório técnico contendo:

  1. Introdução: onde contextualizam o problema apresentado, explicam brevemente a importância da Robótica Autônoma e estabelecam os objetivos do projeto.

  2. Desenvolvimento: nesta seção, os alunos devem apresentar o desenho do robô e do labirinto, detalhar a estratégia e os algoritmos utilizados, discorrer sobre os desafios enfrentados durante a programação e os ajustes realizados no robô para que ele pudesse executar a tarefa de forma eficiente.

  3. Conclusão: os alunos devem falar sobre o funcionamento do robô, como ele se saiu na solução proposta, o que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto, e as interpretações que podem fazer a partir destes resultados.

  4. Bibliografia: devem ser listadas as referências e materiais consultados durante o projeto, como livros, artigos, páginas da web, vídeos, etc.

O relatório servirá como uma visão geral do projeto, permitindo ao professor avaliar não só o resultado final, mas também o processo de aprendizado dos alunos, as estratégias utilizadas, a colaboração da equipe e a compreensão e aplicação dos conceitos de robotização autônoma.

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