Contextualização
A robótica tem cada vez mais penetrado em diversos setores da sociedade, e não seria diferente no meio militar. Com o avanço tecnológico, robôs são cada vez mais usados nas forças de defesa para executar tarefas que, por variadas razões, não podem ou não devem ser realizadas por humanos. Por esta razão, a Robótica Militar tem recebido especial atenção.
A Robótica Militar é um ramo especializado da robótica que se concentra no desenvolvimento e aplicação de robôs para uso militar. Esses robôs são projetados para auxiliar os seres humanos em situações que são perigosas ou difíceis, incluindo combate, reconhecimento, vigilância, e busca e resgate.
Além disso, os robôs militares normalmente são projetados para operar em terrenos e ambientes difíceis, requerendo diversas disciplinas da Engenharia para serem projetados e construídos. Eles também são frequentemente obrigados a operar de forma autônoma, usando Inteligência Artificial (IA) para tomar decisões.
Relevância da Robótica Militar
A Robótica Militar tem grande importância para a defesa e segurança de um país. Como muitas das tarefas militares são perigosas e arriscadas, os robôs são um meio eficaz de diminuir as baixas humanas e garantir uma intervenção mais efetiva em situações de conflito.
Além disso, os robôs têm a capacidade de executar tarefas com mais eficiência e precisão do que os humanos, o que é de sumo importância no meio militar. São capazes de manter-se em atividade por longos períodos de tempo sem necessidade de descanso e não são afetados por fadiga ou stress, por exemplo.
Essa experiência permitirá que compreendam a importância e a complexidade da Robótica Militar para o desenvolvimento da tecnologia e defesa de um país.
Materiais Extras
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a Robótica Militar e melhor preparar-se para as atividades deste projeto, sugiro as seguintes leituras e vídeos:
-
Livro: "Introduction to Autonomous Robots" de Nikolaus Correll, Bradley Hayes, et al. Disponível como um [recurso online gratuito]
-
Documentário: "Rise of the Robots" do History Channel, disponível no YouTube.
-
Vídeo: "The Future of Military Robotics: AI, Drones, and Swarms" da Lockheed Martin Corporation, disponível no YouTube.
-
Site: Seção sobre "Military" do portal [Robohub]
Não se esqueçam de incluir todas estas fontes na sua bibliografia do relatório final.
Atividade Prática
Projeto: Criação de um Protótipo do Robô de Vigilância Militar
Objetivo do Projeto
O objetivo desse projeto é o design, a construção e a programação básica de um robô de vigilância militar. Esse projeto irá permitir aos alunos se aprofundarem na robótica militar, computação e engenharia mecânica e elétrica.
Materiais Necessários
- Kit Robótica (com sensores de distância, motor, rodas, controlador, etc.)
- Software para programação (Por ex., Arduino IDE)
- Laptop/Computador
- Fita métrica
- Itens diversos para criar obstáculos (como caixas, cones, etc.)
Descrição do Projeto
O robô de vigilância deve ser capaz de navegar por um campo predefinido (uma sala de aula por exemplo) e evitar quaisquer obstáculos em seu caminho. Ele também deve ser capaz de detectar objetos (como uma caixa) e enviar uma mensagem para um computador indicando a localização do objeto.
Os alunos irão projetar e montar o robô, programá-lo para executar as tarefas e testá-lo para verificar se ele funciona corretamente.
Os grupos de alunos têm de ter de 3 a 5 membros e espera-se que cada aluno gaste de cinco a dez horas na execução do projeto. O projeto tem um tempo de entrega estimado de um mês.
Passo a Passo para Realização da Atividade
-
Pesquisa e Planejamento: Os alunos devem pesquisar sobre robôs de vigilância militares e planejar como eles querem que o robô seja e o que ele deve fazer. Devem decidir que sensores o robô irá usar e como ele irá se comunicar com o computador.
-
Design e Construção: Os alunos devem usar o kit de robótica para montar o robô de acordo com o seu plano. Deverão discutir e decidir sobre o melhor design e construção para o caso.
-
Programação: Os alunos devem programar o robô para executar as ações necessárias, como mover-se, evitar obstáculos e detectar objetos.
-
Teste: Os alunos devem testar o robô para verificar se ele funciona como esperado, e corrigir quaisquer erros ou problemas.
-
Documentação: Os alunos devem documentar cada etapa do projeto - da pesquisa e planejamento à construção, programação e testes - para incluí-lo em seu relatório.
Ao término do projeto, os alunos também vão redigir um documento escrito em forma de relatório acadêmico, contendo os seguintes tópicos:
-
Introdução: No início do relatório, o grupo deve oferecer um contexto geral sobre a Robótica Militar e justificar a importância de seu projeto.
-
Desenvolvimento: Incluir a discussão metodológica do projeto, detalhando todas etapas - pesquisa e planejamento, design e construção, programação e teste do robô. Além disso, deve explicitar a teoria da Robótica e Inteligência Artificial que foram fundamentais para a realização do projeto e discutir os resultados obtidos ao longo do processo.
-
Conclusões: Aqui o grupo deve retomar os principais pontos do trabalho, considerando o que aprenderam e quais conclusões tiraram da realização do projeto.
-
Bibliografia: Todas as fontes de pesquisa devem ser documentadas aqui seguindo um padrão acadêmico.