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Projeto: **Criação de um Mini-Modelo Sustentável de Cidade**

Sustentabilidade

Original Teachy

Sustentabilidade e Cidades

Contextualização

História e conceito de Sustentabilidade

A Sustentabilidade é um conceito que foi introduzido em 1987 pela Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento em um relatório conhecido como "Nosso Futuro Comum", ou "Relatório Brundtland". Nesse relatório, a sustentabilidade é definida como: "o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades". Portanto, a noção de sustentabilidade é alicerçada no reconhecimento da interdependência entre o desenvolvimento econômico, a equidade social e a integridade ambiental.

Com a crescente urbanização e a rápida propagação de cidades ao redor do mundo, a necessidade de impulsionar a "Sustentabilidade das Cidades" tem se tornado cada vez mais crítica. Cidades sustentáveis buscam otimizar e equilibrar seus componentes econômicos, sociais e ambientais para prover uma vida de alta qualidade para seus habitantes, mantendo baixo impacto no planeta e considerando o futuro das próximas gerações.

A Importância da Sustentabilidade e das Cidades

As cidades são o lar de mais da metade da população mundial e estão previstas para abrigar cerca de 70% da população global até 2050. Elas são grandes consumidoras de recursos naturais e geradoras de emissões, produzindo aproximadamente 70% dos gases de efeito estufa globais. Além disso, são também responsáveis por uma grande parcela da poluição atmosférica, hídrica e do solo. Isso torna as cidades uma área de estudo essencial para se pensar a sustentabilidade.

Em contraste, cidades têm o potencial de ser soluções inovadoras para muitos dos desafios sustentáveis. Elas são centros de inovação, repletos de criatividade e diversidade cultural. Desse modo, podem ser também um local perfeito para implementar práticas sustentáveis em larga escala. Uma transição para cidades sustentáveis pode gerar benefícios significativos em termos de qualidade de vida, eficiência econômica, resiliência e conservação do meio ambiente.

Materiais Complementares para Estudo

  1. [Website: "Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis", do Banco Interamericano de Desenvolvimento]

  2. Livro: "Cidades para um pequeno planeta", de Richard Rogers

  3. ["Urbanização e meio ambiente", da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional]

  4. [Documentário: "Cidades do Futuro" no Netflix]

Atividade Prática

Criação de um Mini-Modelo Sustentável de Cidade

Objetivo do Projeto

Neste projeto, os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 para projetar e criar uma miniatura de uma cidade sustentável, incorporando diferentes conceitos de sustentabilidade. O projeto ajudará a entender como a sustentabilidade pode ser integrada na estrutura urbana, e como as cidades podem ser projetadas para mitigar seu impacto ambiental, enquanto fornecem um ambiente agradável e equitativo para seus habitantes.

Materiais Necessários

  1. Materiais para a confecção da maquete: papelão, papel colorido, tesoura, cola, entre outros.
  2. Papel e caneta para anotações de planejamento e para a escrita do relatório.
  3. Recursos online para pesquisa.
  4. Livros didáticos de temas relacionados (geografia, ciências, etc).

Descrição do Projeto

Este trabalho é um misto de pesquisa e aplicação prática. O objetivo é que os alunos, em grupos, pesquisem acerca de práticas sustentáveis aplicáveis a cidades e apresentem esses conceitos através da confecção de uma maquete de uma cidade.

A cidade deve ser planejada e construída considerando práticas de sustentabilidade relacionadas ao transporte (como transporte público eficiente, estradas para bicicletas, etc), à construção (tipos de materiais, aproveitamento da luz e ventilação naturais, etc), à energia (instalação de painéis solares, turbinas eólicas, etc), à gestão de resíduos (reciclagem, compostagem, etc), entre outros.

Os alunos também devem levar em consideração a inclusão social, acessibilidade, qualidade de vida, e a relação da cidade com o meio ambiente ao seu redor.

Passo a Passo

  1. Os grupos devem iniciar o projeto realizando uma extensa pesquisa sobre cidades sustentáveis e os princípios de sustentabilidade que podem ser aplicados na construção de cidades. Esse conhecimento teórico será aplicado posteriormente na criação dos seus modelos de cidade.

  2. Após a pesquisa, os grupos devem planejar a sua cidade sustentável. O plano deve mostrar a disposição do local, incluindo onde serão os espaços residenciais, comerciais e industriais, como funcionará o sistema de transporte público, o tratamento de resíduos, entre outros. Eles também devem considerar como minimizariam o impacto ambiental, garantiriam a equidade social e maximizariam a eficiência econômica.

  3. Cada grupo deve escrever um esboço detalhado do projeto da cidade, incluindo uma descrição das características sustentáveis incluídas e como elas beneficiariam os residentes da cidade.

  4. Uma vez que o plano esteja completo, os grupos devem começar a construir sua mini-cidade usando os materiais fornecidos. Cada elemento da cidade deve representar os princípios de sustentabilidade que eles pesquisaram.

  5. Quando a maquete estiver finalizada, cada grupo deverá fazer uma apresentação ao resto da turma, explicando o design e os elementos sustentáveis que foram incluídos.

  6. Finalmente, cada grupo deve produzir um relatório detalhado do projeto. O relatório deve incluir uma introdução ao conceito de cidades sustentáveis, um resumo da pesquisa realizada, uma descrição detalhada do projeto da cidade e uma explicação de como a cidade atende aos princípios de sustentabilidade. O relatório deve terminar com uma conclusão que reexamina os aprendizados e realizações do projeto, além da lista de referências.

Entrega do Projeto

A entrega final deve consistir em um relatório escrito, a apresentação oral da maquete e a própria maquete de cidade sustentável. Deve ser claro, no relatório e na apresentação, quais foram os conceitos de sustentabilidade aplicados e por que foram escolhidos. Como forma de conectar a parte prática (maquete) com a parte teórica (relatório e apresentação), é fundamental que os alunos sejam capazes de explicar como a criação da cidade sustentável em miniatura representa, fisicamente, os princípios e conceitos que eles aprenderam durante a pesquisa.

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