Introdução e Contextualização
Introdução
Olá, queridos alunos, hoje vamos explorar um tema atual e necessário: a Sustentabilidade e Turismo. Este é um campo de estudo vital que foca na promoção de práticas turísticas benéficas tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Temos um desafio estimulante a realizar em grupos.
A nossa jornada começa com a compreensão de que a sustentabilidade não é meramente um conceito teórico, mas uma necessidade prática em todos os níveis da sociedade e em todas as nossas atividades, incluindo o turismo. A sustentabilidade é sustentada por três pilares: social, econômico e ambiental. É uma meta que devemos perseguir juntos para garantir o bem-estar das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
O setor do turismo, como uma das maiores indústrias do mundo, tem um papel importante e decisivo a desempenhar na promoção da sustentabilidade. O turismo sustentável não só reduz o impacto negativo no meio ambiente e nas comunidades locais, mas também contribui de forma valiosa para a economia e a sociedade.
Contextualização
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável é aquele que "leva plenamente em conta as repercussões atuais e futuras, econômicas, sociais e ambientais, para satisfazer as necessidades dos visitantes, da indústria, do ambiente e das comunidades anfitriãs". Entender esta definição e colocá-la em prática é uma responsabilidade chave para todos os envolvidos no setor do turismo e também para nós como turistas.
A pandemia global de COVID-19 revelou a importância da sustentabilidade no turismo como nunca antes. As comunidades que dependiam fortemente do turismo foram duramente atingidas pelo fechamento de fronteiras e pelas restrições de viagem. Agora, mais do que nunca, devemos buscar um turismo que seja resiliente e capaz de se recuperar de crises. A sustentabilidade pode desempenhar um papel importante na consecução deste objetivo.
Materiais Extras
Para se aprofundar nos temas da sustentabilidade e do turismo, recomendo os seguintes materiais:
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[Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável] - Um documento das Nações Unidas que detalha os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam transformar nosso mundo para melhor até 2030.
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[Tourism for sustainable development] - Este documento da Organização Mundial de Turismo trata especificamente do papel do turismo na promoção dos ODS.
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[Webinar: Sustainability in Tourism] - Este webinar (em inglês) tratou de vários aspectos da sustentabilidade no turismo e apresenta alguns exemplos práticos.
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[Sustainable Tourism in Practice: Stories and Strategies] - Este livro (em inglês) compartilha histórias e estratégias de sustentabilidade no turismo de todo o mundo.
Espero que vocês estejam ansiosos para explorar este tema tão relevante e atual. Vamos juntos nessa jornada!
Atividade Prática
Design de um Roteiro Turístico Sustentável
Objetivo do Projeto
O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos entendam e apliquem efetivamente os conceitos de sustentabilidade no turismo. Através da criação de um roteiro turístico sustentável para uma localidade de sua escolha, os alunos serão capazes de colocar a teoria em prática e fazer contribuições significativas para um turismo mais eco-amigável.
Materiais Necessários
- Acesso à Internet para pesquisas
- Programas de edição de texto (Word, Google Docs, etc.)
- Folhas de papel e canetas para anotações e brainstorming
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5. Cada grupo será responsável por pesquisar e criar um roteiro turístico sustentável para uma cidade ou região de sua escolha. Este roteiro deve incluir uma variedade de atividades, acomodações e opções de alimentação que cumpram critérios de sustentabilidade. Os roteiros devem também levar em consideração as questões sociais, culturais e econômicas da região escolhida.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
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Formação dos Grupos: Os alunos devem se dividir em grupos de 3 a 5 membros.
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Escolha da Localidade: Cada grupo deve escolher uma cidade ou região para a qual irão projetar um roteiro turístico sustentável.
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Pesquisa: Os alunos devem começar pesquisando sobre a localidade escolhida, focando em entender suas características culturais, sociais, econômicas e ambientais.
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Brainstorming: Com base na pesquisa realizada, cada grupo deve fazer um brainstorming para identificar atividades, acomodações e opções de alimentação que possam ser incluídas em seu roteiro.
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Criação do Roteiro: Com o brainstorming realizado, agora é hora de criar o roteiro turístico com base nos critérios de sustentabilidade, o roteiro deve ter informações claras de cada local/atividade, como se chega lá, dicas de como aproveitar sem prejudicar o meio ambiente e a comunidade local.
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Preparação do Relatório: Após a criação do roteiro, os alunos devem fazer um relatório detalhado do roteiro criado. O relatório deve seguir o formato de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Além disso, deve enfatizar como a sustentabilidade está incorporada à jornada.
Entregas do Projeto
A entrega final do projeto consistirá no roteiro turístico sustentável criado, juntamente com o relatório detalhado.
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O Roteiro Turístico Sustentável: O documento deve conter detalhes da localidade escolhida, atividades, acomodações e opções de alimentação que foram selecionadas, devidamente justificadas com base nos princípios da sustentabilidade.
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Relatório: Este documento serve para aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema e avaliar a sua capacidade de aplicar o conhecimento obtido. Deve incluir:
- Introdução: Descrever a relevância e aplicação do turismo sustentável, juntamente com o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Detalhar a teoria de sustentabilidade e turismo, descrever a metodologia usada para criar o roteiro, e inserir os resultados obtidos.
- Conclusões: Analisar a aplicabilidade do roteiro criado e os aprendizados adquiridos.
- Bibliografia: As fontes utilizadas pelos alunos em sua pesquisa devem ser listadas.
Após o prazo de uma semana, os grupos devem entregar tanto o roteiro quanto o relatório, destacando as competências adquiridas em sustentabilidade e turismo, assim como em colaboração e trabalho em equipe.