Contextualização
A História da Sustentabilidade é um amplo e fundamental campo de estudo que se ocupa de entender como a sustentabilidade se desenvolveu ao longo do tempo, de uma preocupação quase unicamente com a conservação da natureza até seu atual entendimento como um entrelaçamento complexo de aspectos sociais, econômicos e ambientais. O conceito de sustentabilidade que temos hoje remonta à década de 1980 e foi popularizado na Comissão Brundtland com a definição: "sustentabilidade é a capacidade de atender às nossas necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas".
Neste projeto, partiremos de uma compreensão histórica da sustentabilidade, passando pela evolução desse conceito, crises ambientais que ajudaram a moldar a sua formação e as várias facetas da sustentabilidade que são relevantes hoje, como políticas e normas de sustentabilidade, práticas sustentáveis atuais, e perspectivas futuras. Vamos observar como nosso entendimento da sustentabilidade mudou com o tempo e como essas mudanças estão ligadas a mudanças mais amplas na economia global, na política e na sociedade.
A sustentabilidade não é apenas uma questão de conservação de recursos ou de evitar o aquecimento global, embora essas sejam questões importantes. A verdadeira sustentabilidade é um equilíbrio de necessidades ambientais, sociais e econômicas. Ou seja, a sustentabilidade não é apenas sobre a proteção ambiental, mas também sobre a equidade social e a eficácia econômica.
Para enfatizar a relevância desta questão, podemos destacar que a sustentabilidade é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que apela para um equilíbrio entre a proteção do meio ambiente, a igualdade social e o crescimento econômico. Além disso, a sustentabilidade se tornou uma importante questão na política e na economia globais, com nações e empresas sendo pressionadas a adotar políticas mais sustentáveis.
Sugerimos os materiais extras abaixo para aprofundamento:
- [Nosso Futuro Comum] - Relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (também conhecido como Relatório Brundtland)
- [História da Sustentabilidade] - Artigo no The Guardian
- [Investigação histórica da sustentabilidade] - Artigo em Journal of the History of Ideas
- [Sustentabilidade] - Recurso educativo da BBC
Atividade Prática
O Caminho da Sustentabilidade: Um Jogo de Tabuleiro Interativo
Objetivo do Projeto
O projeto "O Caminho da Sustentabilidade: Um Jogo de Tabuleiro Interativo" tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e entender a evolução da sustentabilidade ao longo da história, suas crises e desdobramentos, políticas importantes e práticas atuais. Andrear, colaborar e apresentar este jogo didático e envolvente é uma ótima maneira de aprender sobre os aspectos complexos da sustentabilidade enquanto desenvolve habilidades de trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas.
Materiais Necessários
- Papelão ou papel de maior gramatura
- Lápis de cores e marcadores
- Papel A4
- Cola e tesoura
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo desenvolverá uma versão de um jogo de tabuleiro que representa o "Caminho da Sustentabilidade". O jogo deve ser projetado de forma que os jogadores avancem ao longo do caminho por meio de ações que promovam a sustentabilidade e enfrentem desafios de sustentabilidade representativos de problemas socioambientais ao longo da história e no presente. O objetivo do jogo é fazer com que os jogadores aprendam sobre as práticas sustentáveis e as decisões que precisamos fazer para um futuro mais sustentável.
Passo a Passo para a Realização da Atividade
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Pesquisa: Pesquisar a sequência e historiografia da sustentabilidade. Essa pesquisa deve conter os marcos mais importantes, transformações e desafios que moldaram o conceito. Uma divisão por eras (Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea) pode ser útil para a estruturação.
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Planejamento do Jogo: Com base na pesquisa, planejar o mapa do jogo, percorrendo os períodos históricos, desafios e transformações. Incluir pontos de decisão, onde os jogadores devem fazer escolhas que impactam o meio ambiente, a sociedade e a economia.
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Criação do Jogo: Desenhar o mapa do jogo no papelão ou papel de alta gramatura. Pode ser em forma linear, circular ou até mesmo assemelhando-se ao jogo da vida. Também, criar cartas de desafio, baseadas em situações históricas ou contemporâneas reais, e cartas de ação, que representam soluções sustentáveis.
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Criação do Manual do Jogo: Deve conter as regras, a forma de progressão no jogo, como as cartas devem ser utilizadas, e uma brevemuh explanatório para cada um dos marcos do jogo.
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Teste do Jogo: Os alunos deverão testar o jogo para garantir que tudo funciona como planejado e que as regras são claras. Eles podem convidar outros grupos ou professores para testar o jogo e dar feedback.
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Aprimoramento: Com base no feedback recebido, faça aprimoramentos no jogo e nas regras se necessário.
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Apresentação Final: Cada grupo apresenta seu jogo para a classe. Na apresentação, devem explicar como o jogo funciona, as escolhas que fizeram ao criar o jogo, como a sustentabilidade é incorporada no jogo e o que aprenderam com o projeto.
Documento Escrito
O documento escrito deve conter os seguintes tópicos:
- Introdução: Deve contextualizar a relevância da sustentabilidade e objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Nessa seção, o grupo deve apresentar a teoria sobre a História da Sustentabilidade, como foi a criação do jogo, os materiais utilizados, o passo a passo realizado, discussão de resultados e as melhorias que foram feitas após a fase de teste.
- Conclusão: O grupo deve elaborar uma conclusão que mostre os principais aprendizados e pontos fortes do projeto.
- Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para a realização do projeto, indicando livros, websites, vídeos, entre outros.