Contextualização
A sustentabilidade é um conceito utilizado para descrever ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o ambiente, utilizando-se de métodos e sistemas que minimizam o impacto ambiental.
Por outro lado, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo apenas na ausência de doença ou enfermidade. É uma condição fundamental para uma boa qualidade de vida e se torna cada vez mais uma grande preocupação, já que várias doenças têm aumentado em função de problemas ambientais. Esta relação entre a sustentabilidade e a saúde é, portanto, intrínseca e a base da sociedade moderna.
Juntando os dois conceitos, "Sustentabilidade e Saúde" representam a interação entre a saúde humana e o ambiente. Aspectos importantes a considerar incluem vias de transmissão de doenças, o papel dos recursos naturais na promoção da saúde, e os efeitos de catástrofes naturais na vida do homem.
A ideia de sustentabilidade engloba também a justiça social e a equidade, elementos essenciais para a saúde pública. Isto envolve encarar a saúde não só como um resultado das condições biológicas de um indivíduo, mas também das condições sociais, econômicas, culturais, étnicas/raciais, psicológicas e comportamentais nas quais as pessoas vivem.
A Contextualização para este estudo está justamente em fazer com que os alunos entendam que é necessário que haja equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente para que se tenha uma melhor qualidade de vida, e como isso influencia diretamente a nossa saúde.
Vivemos em um mundo com recursos limitados, mas com um crescimento contínuo da população, o que torna urgente a necessidade de ações sustentáveis. Fatores como poluição do ar, contaminação da água, desertificação, desmatamento, entre outros, interferem diretamente na saúde humana. Mas, como inserir ações sustentáveis no cotidiano? Como poderíamos analisar e avaliar situações, e propor soluções realistas e viáveis? É o que vamos abordar nesse projeto.
Para se aprofundar mais no tema:
- [Artigo: "Sustentabilidade e Saúde: uma discussão necessária"]
- [Ebook: "Ecologia, biodiversidade e saúde"]
- [Vídeo: "Os 5 Rs da Sustentabilidade"]
Atividade Prática
Projetando um Espaço Verde Sustentável e Saudável para a Comunidade
Objetivo do projeto
A atividade tem como objetivo que os alunos projetem um espaço verde sustentável em sua comunidade, que leve em consideração aspectos de sustentabilidade e saúde pública. Este projeto de design deve incorporar pesquisas e dados da comunidade para responder às necessidades de saúde e sustentabilidade dos moradores.
Essa atividade visa não somente aplicar na prática os conceitos teóricos trabalhados em sala de aula, mas também desenvolver habilidades importantes como trabalho em equipe, pesquisa, comunicação, entre outras.
Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 membros. A duração do projeto deverá ser de um mês.
Materiais necessários
- Computador com acesso à internet para pesquisa.
- Material para desenho (papel, lápis, régua, etc.) para criar esboços do projeto.
- Software de edição gráfica (opcional).
Descrição detalhada do projeto
Os alunos vão planejar e desenhar um espaço verde na comunidade que tenha um impacto positivo tanto na saúde dos residentes quanto na sustentabilidade ambiental.
Primeiramente, os alunos irão realizar pesquisas para identificar os problemas de saúde e sustentabilidade atuais da comunidade e como um espaço verde pode ajudar a solucionar esses problemas.
Em seguida, os alunos irão usar essas informações para projetar um espaço que atenda essas necessidades. Um espaço verde pode incluir áreas de recreação, hortas comunitárias, plantas nativas, locais de descanso, espaços para caminhar e correr, áreas para piquenique, etc. O design do espaço verde deve também considerar a disponibilidade de recursos naturais e econômicos.
Os alunos devem também considerar como este espaço influenciará a saúde das pessoas que o utilizam: física, mental e socialmente.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Pesquisa: Pesquise quais são os principais problemas de saúde e sustentabilidade em sua comunidade. Colete dados sobre a população, os problemas de saúde mais comuns, os problemas ambientais e os recursos disponíveis na comunidade. Entreviste os moradores para descobrir suas necessidades e desejos.
- Planejamento: Discuta com o seu grupo e planeje um projeto de espaço verde que possa ajudar a solucionar os problemas identificados.
- O que deve estar incluído neste espaço?
- Quais plantas e árvores poderiam ser plantadas?
- Como o espaço pode ser usado para atividades recreativas e de bem-estar?
- Como a manutenção do espaço irá funcionar de maneira sustentável?
- Design: Desenhe o espaço verde. Crie um esboço detalhado do espaço, incluindo onde cada coisa estará localizada. Se possível, use software de edição gráfica para criar uma representação visual do seu projeto.
- Apresentação: Prepare uma apresentação explicando o seu projeto e defendendo por que ele é uma boa solução para a comunidade. Explique como o espaço verde irá melhorar a saúde da população e promover a sustentabilidade. Também explique o que você aprendeu ao longo do projeto sobre a ligação entre saúde e sustentabilidade.
- Documentação: Os alunos também precisam escrever um documento reportando suas descobertas e detalhando o processo do projeto em formato de relatório, contendo: Introdução, Desenvolvimento (com a teoria e metodologia utilizada), Conclusões e Bibliografia.
Os alunos devem entregar ao final do projeto a apresentação, desenhos e o relatório como forma de documentação das atividades realizadas.
Entregas do projeto
Os projetos serão apresentados à classe e os grupos deverão explicar as motivações, o processo de pesquisa e os aprendizados que obtiveram ao longo do projeto. As apresentações devem incluir o desenho ou o projeto do espaço verde.
Além de uma apresentação oral, os grupos devem entregar um relatório detalhado do processo do projeto, contendo introdução (com atenção a relevância e aplicação do projeto), desenvolvimento (explicitando a teoria aprendida, a atividade realizada e a metodologia utilizada), resultados obtidos, conclusões (retomando os principais pontos e aprendizados) e a bibliografia utilizada.