Contextualização
A História do Teatro é mais do que apenas cordas, palcos e performances breves. É uma poderosa expressão da humanidade, uma lente através da qual examinamos nossas sociedades, nossas vidas e nós mesmos. Compreender a história do teatro é compreender a nossa própria história, pois o teatro, de uma forma ou de outra, tem sido uma característica constante e importante de quase todas as civilizações humanas.
Nesta unit, iremos nos aprofundar na história do teatro durante dois períodos históricos notáveis: a Idade Média e o Renascimento. Muito diferente do que muitos poderiam imaginar, a Idade Média foi um período de grande desenvolvimento teatral. Durante este tempo, o teatro estava intimamente ligado à Igreja - servindo a um propósito educativo e evangelizador.
O Renascimento, por outro lado, caracterizou-se por uma liberalização e inovação nos campos das artes e da ciência, e o teatro não foi exceção. Nessa época, surgiram novas formas dramáticas. O estudo da história do teatro neste período nos oferece um vislumbre fascinante das transformações sociais, políticas e culturais que ocorreram durante esta era de reavivamento e exploração.
Adentrar nas veredas da história do teatro por estes dois períodos nos faz entender como a arte performática se desenvolveu, os desafios que enfrentou e como tomou a forma que conhecemos hoje. Mais do que isso, uma perspectiva histórica irá permitir que vocês percebam a íntima relação entre sociedade e teatro em dois momentos tão díspares da nossa civilização.
Peço que, como material complementar, leiam os três primeiros capítulos do livro [A History of Theatre in Europe] assistam aos vídeos [The History of Theatre: Medieval and Renaissance] e [The History of Theatre: Renaissance Theatre] Além desses, sugiro o artigo [Women in the Renaissance Theater] para uma maior compreensão do papel das mulheres no teatro renascentista.
Atividade Prática
Criando e Encenando uma Peça Teatral de Idade Média ou Renascimento
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é criar e realizar uma peça de teatro inspirada em ou baseada em uma peça teatral da Idade Média ou do Renascimento. O projeto irá desafiar os alunos a se aprofundarem na história do teatro, a lidar com os desafios da criação e produção de uma peça, e a compreensão dos elementos que fazem parte de uma história teatral.
Materiais Necessários
Os materiais dependerão da peça escolhida pelos alunos, mas podem incluir:
- Roupas de época ou disfarces
- Adereços
- Iluminação adequada
- Livros e recursos online para pesquisa
Descrição e Passo a Passo do Projeto
1. Formação de Grupos e Seleção do Gênero teatral
Os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher se vai representar uma peça da Idade Média (teatro litúrgico, drama vernáculo, peças de mistério, milagres, e moralidades) ou do Renascimento (drama clássico, comédia dell'arte ou teatro isabelino).
2. Pesquisa e Roteiro
Uma vez que o gênero foi escolhido, o grupo deve estudar e investigar profundamente as características e convenções deste gênero. Com base nisso, o grupo irá criar o roteiro, ou seja, a história que será encenada. O roteiro deve refletir as características do gênero escolhido e deve ser escrito em conjunto pelo grupo.
3. Desenvolvimento da Encenação
Com o roteiro em mãos, os alunos devem se dedicar ao desenvolvimento da encenação. Isso envolve escolher os atores para cada personagem, definir o cenário, os figurinos e os adereços usados, entre outros elementos.
4. Ensaios e Aprimoramento
Após a definição da encenação, os ensaios podem começar. É importante refinar a encenação através de repetidas repetições e, se necessário, fazer alterações no roteiro, na direção ou na caracterização dos personagens para obter o melhor resultado possível.
5. Apresentação Final
No final da semana, cada grupo realizará a peça para a classe e para qualquer outra pessoa interessada em assistir. Cada apresentação deve ser filmada para futura avaliação.
6. Elaboração do Relatório
Paralelamente à prática, os alunos devem redigir um relatório contemplando:
Introdução: Aqui, os alunos devem falar um pouco sobre a opção pelo gênero teatral escolhido. Qual a sua importância no período estudado e quais as suas peculiaridades.
Desenvolvimento: Aqui, o aluno deve explicar os principais elementos de sua peça, a montagem do roteiro e os processos de produção. Os alunos também devem analisar a peça criada, discutir as decisões tomadas e o que aprenderam a partir das atividades de pesquisa, roteirização, produção e apresentação.
Conclusão: Aqui, os alunos devem reconhecer a importância do teatro na sociedade da Idade Média ou do Renascimento, e como isto se traduziu ou foi modificada na peça que eles criaram.
Bibliografia: Aqui, os alunos devem listar todas as fontes de pesquisa que usaram para a peça.
Lembre-se que esta atividade não é sobre produzir uma grande montagem teatral, mas sim sobre aprender mais sobre o teatro da Idade Média e Renascimento e sobre os processos que envolvem a produção teatral.