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Projeto: ## "Analisando e Propondo Soluções para Desigualdades Sociais em Áreas Urbanas"

Urbanismo

Original Teachy

Urbanismo e Desigualdades Sociais

Contextualização

Urbanismo e Desigualdades Sociais é um campo de estudo que investiga como o design, organização e administração das cidades contribuem para as disparidades sociais e econômicas entre seus habitantes. O projeto que vocês irão executar procura explorar esse tema a fundo, trazendo reflexões sobre o papel do urbanismo na criação, manutenção ou mitigação dessas desigualdades.

Nas últimas décadas, a população mundial tem se tornado cada vez mais urbana. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, até 2050, cerca de 70% da população global viverá em áreas urbanas. Com este crescimento, vem também o aumento da desigualdade social nas cidades. É mais do que necessário entender como o urbanismo é influenciado e também influencia as diferenças socioeconômicas na sociedade, para que se possa buscar meios de criar cidades mais justas e igualitárias.

Em nosso curso de urbanismo, vocês têm estudado vários aspectos do planejamento, design e administração das cidades. Agora, nesta parte do curso, iremos nos focar especificamente na relação entre o urbanismo e as desigualdades sociais. Vamos examinar como o planejamento urbano e intervenções podem acentuar ou aliviar as desigualdades sociais em áreas urbanas, através de pesquisa intensiva e trabalho de campo.

Há muitos mecanismos através dos quais a estrutura física e social das cidades pode contribuir para as desigualdades sociais, entre eles: redlining e desinvestimento (falhas de políticas urbanas que excluem comunidades marginalizadas do acesso à habitação de qualidade, emprego e serviços públicos); gentrificação (o deslocamento de populações de baixa renda por populações mais ricas); e segregação racial e de classe (a separação espacial de grupos étnicos e econômicos).

Para preparar-se para este projeto, recomendamos fortemente que vocês estudem os seguintes recursos:

  1. Livros:
  • "Cidades Rebeldes" de David Harvey. Este livro examina como os conflitos urbanos influenciam as políticas urbanas e examina várias maneiras de resistir às desigualdades urbanas.
  • "Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles latino-americanas" de Raquel Rolnik. Este livro examina a urbanização na América Latina e discute as desigualdades socioeconômicas inerentes às cidades da região.
  1. Documentários e Filmes:
  • "Cidade de Deus" - Um filme que retrata a vida em uma favela do Rio de Janeiro, mostrando as desigualdades sociais e a violência com que muitos brasileiros vivem diariamente.
  • "Falcão, Meninos do Tráfico" - Documentário de MV Bill sobre jovens envolvidos com o tráfico de drogas em favelas brasileiras.
  1. Sites e Blogs:
  • [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)] O IBGE é uma fonte confiável de informações sobre a urbanização e desigualdade social no Brasil.

Atividade Prática

"Analisando e Propondo Soluções para Desigualdades Sociais em Áreas Urbanas"

Objetivo do Projeto:

O objetivo deste projeto é realizar uma análise profunda das desigualdades sociais numa área urbana da escolha do grupo e propor soluções criativas e viáveis para minimizar essas desigualdades. Através deste projeto, os alunos irão desenvolver uma compreensão prática das complexidades na interseção entre urbanismo e disparidades sociais.

Materiais Necessários:

  1. Mapas da cidade.
  2. Materiais de pesquisa: Acesso à internet e livros relevantes.
  3. Equipamento de filmagem: Smartphone ou câmera digital, se disponível.
  4. Software para edição de vídeo ou apresentação tipo PowerPoint.

Descrição Detalhada do Projeto:

-Cada grupo deve escolher uma área específica na cidade que mostrará a relação entre a estrutura urbana e as desigualdades sociais. Pode ser um bairro, determinadas ruas ou uma favela. -O Grupo deverá investigar e reportar sobre a história do urbanismo na área escolhida, as políticas públicas usadas nessa região, a natureza das desigualdades sociais existentes e as contribuições da estrutura física e sócio-econômica para essas desigualdades. -O grupo vai propor soluções criativas para aliviar as desigualdades sociais na área de estudo. Essas soluções devem ser fundamentadas e realistas. -O resultado final do projeto deve ser uma combinação de uma apresentação oral, um vídeo curto (se possível) e um relatório escrito. -Os alunos são encorajados a ir além dos materiais recomendados e buscar outras fontes de informação para enriquecer sua análise e proposta.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Etapa de Planejamento - Nesta etapa, o grupo deve decidir a área específica da cidade que será o foco do projeto. O grupo também deve planear a divisão de tarefas entre os membros. (2 horas)

  2. Pesquisa e Recolhimento de Dados - Na sequência, o grupo deve conduzir uma pesquisa e recolha de dados, na qual seria interessante, além da pesquisa na internet, em livros ou quaisquer outras fontes de informação, a condução de entrevistas com habitantes da área em estudo, bem como visitações ao local (respeitando todas as normas de segurança e saúde atuais), para uma percepção mais realista da situação. (6 horas)

  3. Análise e Estudos - Após a recolha de dados e informações, o grupo deve analisar os dados recolhidos e relacioná-los com os conceitos teóricos discutidos na sala de aula. Eles devem identificar e entender as desigualdades sociais presentes na área escolhida e como elas estão conectadas à estrutura urbana. (4 horas)

  4. Desenvolvimento de Propostas - Nesta fase, o grupo deve usar sua criatividade e conhecimentos adquiridos para desenvolver propostas que abordem as desigualdades sociais detetadas na área em estudo. (4 horas)

  5. Preparação do Relatório e da Apresentação - Por fim, o grupo deve produzir um relatório escrito que contenha as seções de Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia, além de preparar uma apresentação explanativa sobre seu trabalho. (4 horas)

Ao final, os grupos deverão entregar um relatório escrito e realizar uma apresentação para a classe. O relatório deve detalhar a metodologia utilizada, os resultados obtidos, bem como seu entendimento teórico do assunto. É importante que cada seção do relatório esteja bem definida e a escrita clara. Além disso, evidências visuais, gráficos e outros recursos visuais são incentivados para apoiar suas conclusões.

A apresentação oral/presencial ou em vídeo deve ser uma demonstração do conhecimento adquirido pelos alunos durante a execução do projeto. Ela deve incluir uma descrição da área estudada, uma discussão sobre as desigualdades sociais encontradas, como elas se relacionam com a estrutura e o planejamento da área urbana, e as propostas elaboradas pelo grupo para amortizar essas desigualdades.

Ao escrever seu documento, lembre-se de que a introdução deve contextualizar a escolha da área de estudo, o desenvolvimento deve conter a teoria abordada e os dados obtidos, a metodologia usada e os resultados alcançados. Na conclusão, os alunos devem retomar os pontos principais do trabalho, relatando os aprendizados obtidos e as conclusões tiradas, sempre finalizando com a bibliografia consultada.

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