Contextualização e Introdução ao Projeto Urbano e Sociedade
Urbanismo e sociedade são dois conceitos profundamente interconectados que não podem ser compreendidos separadamente. O urbanismo envolve o design e a organização de espaços urbanos, incluindo a infraestrutura física e as instituições que os moldam. Simultaneamente, ele é continuamente formado e reformado pela sociedade em resposta a questões econômicas, culturais, políticas e ambientais.
O urbanismo não é apenas sobre o desenvolvimento físico da cidade, mas um estudo sobre como a infraestrutura urbana e os sistemas de cidade são influenciados, e influenciam, os valores sociais, normas e estruturas de poder existentes. Compreender as dimensões sociais do urbanismo implica entender as muitas maneiras pelas quais os sistemas urbanos afetam a vida cotidiana das pessoas e como elas podem ser alterados para melhorar a qualidade de vida e a justiça social nas cidades.
No âmbito deste projeto, vamos estudar dois conceitos teóricos chave em urbanismo e sociedade: Urbanismo sustentável e Inclusão Social na cidade. O urbanismo sustentável visa criar cidades que sejam ambientalmente equilibradas, socialmente justas e economicamente vibrantes. Por outro lado, a inclusão social na cidade aborda a necessidade de proporcionar um ambiente urbano onde todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, idade, gênero, etnia ou status socioeconômico, tenham igual acesso a oportunidades e serviços.
Relevância do Tema
Nas sociedades modernas, mais da metade da população mundial reside em áreas urbanas. Assim, como projetamos, construímos e gerimos nossas cidades tem um impacto direto na saúde, bem-estar, economia e sustentabilidade ambiental. Além disso, os desafios urbanos, como a habitação inadequada, a poluição e a desigualdade social, têm implicações significativas para a estabilidade social e a segurança.
Com isso em mente, a importância de entender como o urbanismo e a sociedade interagem torna-se ainda mais evidente. A captação de como nossas decisões urbanas moldam nossas sociedades pode nos ajudar a construir cidades melhores, mais justas e mais sustentáveis para todos. Dessa forma, aprender sobre urbanismo e sociedade não é apenas útil para futuros planejadores urbanos e formuladores de políticas, mas para todos nós, como membros ativos e conscientes de nossas comunidades urbanas.
Materiais Extras
Para se aprofundar no assunto, sugiro os seguintes materiais:
- Livro "A Cidade e as Serras" de Eça de Queiroz ([Link para a obra]
- Documentário "A Cidade do Futuro", disponível na plataforma de streaming Netflix.
- Artigo "Sustentabilidade Urbana" disponível no portal de divulgação científica Scielo ([Link para o artigo]
Estes materiais irão ajudá-los a entender os conceitos de inclusão social, sustentabilidade e o papel dos indivíduos na formação das cidades.
Atividade Prática
Divulgando a Cidade Sustentável e Inclusiva
Objetivo do Projeto
A principal finalidade deste projeto é capacitar os alunos a aplicar os conceitos de urbanismo sustentável e inclusão social na prática, através da concepção e elaboração de um plano de ação para uma cidade fictícia, usando os princípios do urbanismo sustentável e a inclusão social. Este será seguido por uma divulgação desta cidade em forma de um webinar, onde os alunos irão apresentar sua ideia para a cidade do futuro.
Através deste trabalho, os alunos explorarão como as cidades são moldadas e moldam a sociedade, os obstáculos para a criação de um ambiente urbano inclusivo e sustentável e, o mais importante, como essas barreiras podem ser superadas.
Materiais Necessários
- Papel ou caneta para anotações e brainstorming.
- Acesso à internet para pesquisa.
- Aplicações de gravação de vídeo e edição (uma simples filmadora de smartphone e software de edição gratuito, como o iMovie, será suficiente).
- Aplicações para apresentação online, como Zoom ou Google Meet.
- Software de apresentação, como PowerPoint ou Google Slides.
Descrição do Projeto
Os estudantes trabalharão em grupos de 3 a 5 e serão solicitados a projetar uma "Cidade Sustentável e Inclusiva" fictícia. Cada grupo deve definir um cenário que explique como a cidade será capaz de acomodar pessoas de diferentes origens, habilidades e grupos socioeconômicos, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade ambiental e econômica.
Após o projeto da cidade, os grupos devem então organizar um webinar de 30 minutos para divulgar para classe seus planos da "Cidade Sustentável e Inclusiva", como se estivessem apresentando-o a uma audiência de planejadores urbanos reais e responsáveis pela política pública.
Passos Detalhados do Projeto
Etapa 1: Configuração do Tema (2 horas)
O grupo terá uma sessão de brainstorming para definir os principais problemas urbanos que sua cidade irá abordar. Eles precisarão decidir sobre a localização e as características geográficas e culturais de sua cidade fictícia. Em seguida, eles devem realizar pesquisas preliminares online para começar a entender como planejar uma cidade que seja tanto sustentável como inclusiva.
Etapa 2: Projeto da Cidade (3 horas)
Com base em suas pesquisas, o grupo irá esboçar as principais características e infraestruturas da cidade. Eles devem considerar todos os aspectos da vida urbana, como habitação, transporte, áreas de lazer, serviços públicos, etc. Os alunos devem justificar suas decisões com base em princípios de urbanismo sustentável e inclusão social.
Etapa 3: Preparação do Webinar (4 horas)
Os alunos devem preparar uma apresentação de 30 minutos descrevendo os desafios urbanos que sua cidade aborda, as soluções propostas, e como essas soluções são sustentáveis e inclusivas. Eles deverão preparar slides e ensaiar a apresentação. Também nesta etapa, eles devem prever um tempo para perguntas e respostas no final de sua apresentação.
Etapa 4: Apresentação do Webinar (30 minutos)
Os grupos apresentarão seus webinars para a classe na data designada. Todos os alunos devem participar da apresentação. O webinar deve ser gravado e enviado ao professor para avaliação.
Etapa 5: Relatório da Atividade (4 horas)
Após a conclusão do webinar, cada grupo deve preparar um relatório detalhado do projeto, consistindo nos seguintes tópicos:
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Introdução: Contextualização do projeto e como a cidade projetada aborda os problemas urbanos.
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Desenvolvimento: Descrição da cidade, o status quo do ambiente urbano, as questões escolhidas e as soluções orientadas sob os pilares da sustentabilidade e inclusão. As seções devem detalhar o processo de pesquisa e seleção das soluções, a ilustração das soluções através da infraestrutura e das regras definidas na cidade fictícia e a preparação e realização do webinar.
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Conclusões: Conclusões sobre os aprendizados e experiências adquiridos durante o processo. Almeja-se aqui uma reflexão crítica dos alunos sobre a importância da inclusão social e sustentabilidade no urbanismo, assim como a sensação de realização ao tratar de questões reais da sociedade de maneira prática.
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Bibliografia: Indique as fontes de pesquisa para o projeto.
O relatório deve ser enviado ao professor na data designada. Este projeto se desenrolará ao longo de um mês e demandará um total de 9 horas e 30 minutos dos alunos.
Os alunos deverão documentar todas as etapas do processamento do projeto. Este registro permitirá traçar retrospectivamente o andamento do trabalho e também poderá ser útil para avaliações posteriores realizadas pelos colegas ou pelo professor.
O projeto não só permitirá que os alunos apliquem os conceitos teóricos de urbanismo sustentável e inclusivo, mas também desenvolverá suas habilidades de trabalho em equipe, habilidades de comunicação oral, habilidades de apresentação e o pensamento crítico que são fundamentais no mundo real.