Contextualização e Introdução
As vitaminas e sais minerais são componentes essenciais da nossa dieta e funcionam como importantes catalisadores para muitas das nossas funções corporais. Eles não são apenas úteis, mas absolutamente necessários para a nossa sobrevivência.
Os seres humanos, a exemplo de outros animais, não são capazes de sintetizar a maioria das vitaminas e minerais que necessitam, e portanto precisam obtê-los através da dieta. Pertencem a um grupo de compostos orgânicos que são essenciais para a manutenção da saúde. Eles têm funções específicas e estão envolvidas em muitas das reações metabólicas do nosso corpo.
A deficiência ou excesso destes nutrientes pode levar a uma miríade de problemas de saúde, desde anemia e osteoporose até danos neurológicos e paralisia. Sais minerais e vitaminas desempenham um papel crítico em nossos corpos, atuando no metabolismo e permitindo a realização de funções específicas.
Contextualizando para o mundo real, essas informações são de extrema importância para a manutenção da nossa saúde e bem-estar. A compreensão das funções desses nutrientes, os alimentos em que eles são encontrados e os sintomas de seus déficits é de grande importância para o planejamento de uma dieta balanceada e para a prevenção de muitas doenças.
Em uma era de abundância de alimentos, mas também de má nutrição, a compreensão do que se come e como ele afeta a saúde se tornou crucial. A alimentação tem um papel central na prevenção e controle de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras.
Atividade Prática: "Explorando o Mundo das Vitaminas e Sais Minerais"
Objetivo do Projeto:
Este projeto visa desenvolver a compreensão dos alunos sobre as vitaminas e sais minerais, seus papéis no corpo humano, os efeitos da sua deficiência e excesso, assim como, os alimentos que são fontes desses nutrientes. Além disso, objetiva-se estimular a pesquisa, a colaboração em equipe e a capacidade de apresentação de informações de maneira clara e concisa.
Descrição do Projeto:
Os estudantes serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo receberá a tarefa de pesquisar sobre 2 a 3 vitaminas ou sais minerais específicos (a serem sorteados pelo professor) e deverá construir um infográfico e um relatório.
O projeto terá duração de um mês. Nele, os alunos vão ter que investigar as funções desses nutrientes, entender a relação entre a falta ou excesso desses nutrientes no corpo humano e identificar alimentos que são fontes destes nutrientes.
Cada aluno deverá dispor de cinco a dez horas para a realização do projeto.
Materiais necessários:
- Acesso à Internet para pesquisa.
- Ferramentas de edição gráfica (pode ser qualquer software que os alunos estejam confortáveis para usar, como Canva, PowerPoint, Google Slides, etc).
- Materiais para escrita do relatório (computador com editor de texto, caderno, canetas, etc).
Passo a passo para realização da atividade:
- Dividam-se em grupos e escolha um líder para o grupo.
- Pesquisem a fundo sobre as vitaminas ou sais minerais designados para o seu grupo. Utilizem os recursos sugeridos ou outros de confiança.
- Identifiquem as funções desses nutrientes no corpo humano, os possíveis problemas de saúde relacionados à sua deficiência ou excesso, e os alimentos ricos nos nutrientes pesquisados.
- Desenhem um infográfico para representar de forma visual e lúdica as informações pesquisadas. O infográfico deve ser claro, informativo e visualmente atraente.
- Escrevam um relatório abordando seus aprendizados e os resultados da pesquisa, destacando todos os aspectos relevantes dos nutrientes estudados.
- Façam uma revisão do relatório e do infográfico, corrigindo erros e aprimorando a apresentação.
Entregas do Projeto:
Os alunos deverão entregar o infográfico e o relatório escrito ao final do projeto.
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O infográfico deve ser um resumo visual das principais descobertas da pesquisa do grupo. Ele deve conter imagens representativas, dados principais e ser capaz de explicar a importância dos nutrientes estudados de maneira eficiente mesmo para quem não tenha conhecimento prévio sobre o tema.
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O relatório escrito deve ser composto por:
- Introdução, onde os alunos contextualizarão a importância dos nutrientes estudados e o objetivo do projeto;
- Desenvolvimento, onde os alunos devem explicitar a teoria sobre os nutrientes estudados, explicar o processo de realização do infográfico e apresentar e discutir os resultados de sua pesquisa. Aqui, os alunos deverão se atentar para falar sobre as referências utilizadas e as metodologias empregadas durante o projeto;
- Conclusões, onde os alunos retomarão seus pontos principais, e expressarão os aprendizados obtidos, as dificuldades encontradas e as soluções encontradas;
- Bibliografia, onde os alunos listarão todas as fontes de informação utilizadas no projeto, sejam elas livros, artigos, páginas da web, vídeos, etc.
Lembrando sempre que tanto o infográfico quanto o relatório devem refletir o esforço conjunto do grupo e a aprendizagem alcançada em relação ao tema proposto.