🇧🇷
Entrar

Projeto: Projeto: Handebol

Educação Física

Original Teachy

Handebol

Contextualização

O handebol, um esporte coletivo de intensa dinâmica e que exige tanto habilidades individuais quanto o trabalho em equipe, consiste em duas equipes de sete jogadores cada (seis de linha e um goleiro) que buscam marcar gols lançando uma bola nas balizas adversárias. Originário do início do século XX, este esporte tem evoluído significativamente, tornando-se uma modalidade olímpica e despertando paixão em jogadores e torcedores ao redor do mundo.

Em termos pedagógicos, o handebol apresenta um vasto campo para a promoção de saúde, desenvolvimento de capacidades físicas e cognitivas, além de ser um excelente veículo para a inculcação de valores como respeito, disciplina, cooperação e competição saudável. Através da prática do handebol e de seu estudo, os alunos terão a oportunidade de desenvolver tanto sua condição física quanto suas habilidades socioemocionais, essenciais para seu crescimento como estudantes e cidadãos.

Em uma perspectiva educacional ampla, o handebol não está restrito apenas à quadra; ele serve como um meio para explorar outras disciplinas, tais como anatomia, fisiologia, história e mesmo matemática e física, ao analisar a biomecânica dos movimentos ou as estatísticas do jogo. Assim, a prática e o estudo do handebol podem ser transformados em uma experiência interdisciplinar rica que ultrapassa os limites da Educação Física.

Para garantir um aprofundamento adequado e um debate informado sobre o tema, sugere-se a consulta das seguintes fontes confiáveis, em português:

  • Confederação Brasileira de Handebol (CBHb): https://www.brasilhandebol.com.br/ – Este é o site oficial da entidade que rege o handebol no Brasil, onde é possível encontrar as regras atualizadas, notícias sobre os campeonatos nacionais e informações sobre as seleções brasileiras.
  • Comitê Olímpico do Brasil (COB): https://www.cob.org.br/pt/ – O site do COB oferece uma visão geral sobre o esporte no contexto olímpico, incluindo a história do handebol nos Jogos Olímpicos e perfis de atletas.
  • SportTv – Escolinha do Professor Raimundo: https://sportv.globo.com/site/escolinha-do-professor-raimundo/ – Este portal apresenta vídeos de treinamentos, dicas técnicas e táticas, e pode ser uma excelente ferramenta visual para o entendimento da modalidade.

Estas fontes servirão de plataforma para a exploração teórica e prática do handebol, além de oferecer embasamento para as discussões em sala de aula e análises críticas durante o projeto.

Atividade Prática

Título da Atividade

"Handebol Interdisciplinar: Dos Fundamentos à Estratégia de Jogo"

Objetivo do Projeto

Explorar a modalidade do handebol de maneira teórica e prática, integrando conhecimentos de Educação Física com outras áreas do conhecimento, como a Matemática e a Biologia. Os alunos desenvolverão habilidades técnicas relativas ao esporte e habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, liderança e gestão do tempo.

Descrição Detalhada do Projeto

Este projeto será executado por grupos de 3 a 5 alunos e terá duração de aproximadamente quatro semanas, com uma carga de trabalho estimada em mais de doze horas por aluno.

Módulos do Projeto:

  1. História e Regras do Handebol: Pesquisa e apresentação multimídia sobre a origem, evolução e principais regras do handebol.
  2. Biomecânica dos Movimentos: Utilização de princípios da biomecânica para analisar e melhorar os movimentos técnicos no handebol.
  3. Estratégia de Jogo e Tática: Desenvolvimento e simulação de estratégias de jogo, incluindo a análise de jogos profissionais.
  4. Intersecção com a Matemática: Análise estatística de desempenho dos jogadores e da equipe.
  5. Prática Esportiva supervisionada: Treinamento prático para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos.
  6. Torneio de Handebol: Organização e realização de um torneio de handebol inter-classes.

Materiais Necessários

  • Quadra de handebol ou espaço adequado;
  • Bolas de handebol adequadas às idades dos participantes;
  • Coletes para diferenciar os times;
  • Cronômetros e apitos;
  • Câmera para gravação de jogos e treinos;
  • Computador com acesso à internet para pesquisa e elaboração de apresentações;
  • Softwares de edição de vídeo e estatística (opcionais).

Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade

  1. Formação dos grupos e distribuição dos temas: Cada grupo escolherá ou receberá um dos módulos do projeto para pesquisar e desenvolver.
  2. Pesquisa e Elaboração de Conteúdo Teórico: Cada grupo realizará uma pesquisa detalhada sobre seu tema e preparará uma apresentação teórica.
  3. Desenvolvimento da Parte Prática: Treinamentos supervisionados pelos professores para aplicação das técnicas e táticas estudadas.
  4. Análise de Dados: Coletar e analisar dados estatísticos dos participantes durante os treinos e jogos.
  5. Organização do Torneio de Handebol: Os grupos colaborarão na estruturação e execução do torneio.
  6. Apresentação dos Resultados: Cada grupo compartilhará seus resultados e conclusionará a aplicabilidade do seu tema no handebol.

Redação do Documento Escrito

Entregas do Projeto

Os alunos deverão produzir um relatório contendo:

  1. Introdução: Deverá incluir a contextualização do handebol, objetivos do projeto e a importância da integração com outras disciplinas.
  2. Desenvolvimento:
    • Detalhamento da pesquisa teórica realizada;
    • Descrição das atividades práticas, incluindo treinamento e torneio;
    • Metodologias utilizadas na análise dos movimentos, táticas e estatísticas;
    • Discussão dos resultados obtidos nas práticas e partidas.
  3. Conclusões: Recapitulação dos objetivos, aprendizados obtidos, relevância da integração interdisciplinar e reflexões críticas.
  4. Bibliografia Utilizada: Referências dos materiais consultados durante a pesquisa, incluindo livros, artigos, vídeos e sites.

Os relatórios deverão ser entregues em formato digital ou impresso, conforme definido pelo professor, e servirão como registro do processo de aprendizado e como objeto de avaliação do projeto.

Critérios de Avaliação

  • Profundidade e precisão teórica;
  • Aplicabilidade prática e demonstração de conhecimento durante o torneio;
  • Qualidade da apresentação dos resultados e do relatório final;
  • Cooperação e participação ativa de todos os membros do grupo.
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies