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Projeto: Jornada pela Resistência e Resistividade

Física

Original Teachy

'EM13CNT107'

Eletricidade: Resistividade e 2ª Lei de Ohm

Contextualização

Introdução

A resistência elétrica é uma medida que demonstra a dificuldade enfrentada por uma carga elétrica para se mover em um condutor. Quando os elétrons se movem pelo condutor, eles colidem com os íons do material, fazendo com que haja uma resistência ao fluxo de elétrons. Esse conceito é fundamental no estudo da eletricidade e do magnetismo.

De maneira complementar, a resistividade é a propriedade intrínseca do material que leva em conta a resistência de um condutor com comprimento e área de seção transversal especificados. É uma característica do material e está diretamente associada à sua estrutura atômica, como o número de elétrons livres disponíveis para a condução.

A fórmula que relaciona resistência (R), resistividade (ρ), comprimento do condutor (L) e área de seção transversal (A) é:

R = ρ * (L/A)

Contextualização

Esses conceitos de resistência e resistividade fundamentam a compreensão de como os dispositivos elétricos e eletrônicos funcionam. Por exemplo, um resistor é um componente eletrônico projetado para ter uma resistência específica. Os resistores são usados em quase todos os dispositivos eletrônicos para controlar o fluxo de corrente elétrica.

Eles são vitais para a indústria, para a produção de energia e para a vida diária. No entanto, a resistência e a resistividade também são fundamentais para a compreensão dos fenômenos naturais, tais como os relâmpagos.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Jornada pela Resistência e Resistividade"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é que os alunos compreendam os conceitos de resistência e resistividade, por meio da construção e análise de um circuito elétrico simples. Além disso, devem ser capazes de calcular a resistência com base na resistividade e na estrutura física do condutor que eles mesmo construirão. A atividade também promove o trabalho em equipe, o gerenciamento do tempo, a comunicação, e a resolução de problemas.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5 integrantes, deverão construir um circuito elétrico com resistências, medir seu comportamento e, posteriormente, calcular a resistência dos resistores utilizados com base na resistividade, área da seção transversal e comprimento. Após a execução, cada grupo deve produzir um relatório detalhado da atividade, contextualizando a matéria, descrevendo o passo a passo, apresentando os resultados e as conclusões obtidas.

Materiais Necessários

  1. Fonte de energia (uma pilha de 1,5V)
  2. Resistores
  3. Multímetro
  4. Fios condutores
  5. Régua
  6. Balança de precisão (caso disponível)

Passo a Passo Detalhado

  1. Com base nos recursos confiáveis sugeridos, os grupos deverão estudar os conceitos de resistência e resistividade.

  2. Cada grupo deverá montar um circuito simples, contendo fonte de energia e resistores.

  3. Os alunos deverão medir a resistência dos resistores no circuito utilizando o multímetro.

  4. Caso seja possível, o grupo deverá medir a massa dos resistores utilizando a balança de precisão e, com auxílio da régua, as suas dimensões.

  5. Com base nos valores obtidos e na resistividade do material dos resistores, os grupos deverão calcular a resistência esperada para os resistores utilizados no experimento.

  6. Os alunos deverão comparar os valores de resistência obtidos experimentalmente com os calculados e analisar os possíveis motivos para discrepâncias.

Entrega do Projeto

Após a parte prática do projeto, cada grupo deve escrever um relatório consolidando todo o processo e aprendizado. Este relatório deve ser dividido em:

  1. Introdução: Contextualização do tema, sua relevância, aplicações no mundo real e o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicitação da teoria sobre resistência e resistividade, descrição detalhada do passo a passo da atividade, método utilizado, apresentação e discussão dos resultados obtidos.
  3. Conclusão: Retomada de pontos principais, aprendizados e conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indicação dos recursos utilizados para fundamentar o projeto.

Importante: O relatório deve ser redigido de forma clara e objetiva, demonstrando entendimento dos conceitos e do experimento realizado. Cada membro deve participar na escrita de pelo menos uma seção do relatório, garantindo assim o engajamento de todos.

Iara Tip

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