Entrar

Projeto: Indústria Brasileira e Neoliberalismo: Uma Análise Histórico-Econômica

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS201', 'EM13CHS202'

Brasil: Indústria e o Neoliberalismo

Contextualização

O neoliberalismo é uma doutrina político-econômica que se popularizou globalmente na década de 1970. No Brasil, essa política se instala de maneira mais acentuada a partir da década de 1990 com o Plano Real, trazendo consigo uma série de reformas que transformaram a configuração industrial brasileira. Sua essência baseia-se na mínima intervenção do Estado na economia, abertura dos mercados à globalização e privatização de empresas estatais.

A indústria brasileira, desde então, passou por um processo de reestruturação e adaptação à nova economia globalizada, onde a competitividade com indústrias estrangeiras tornou-se cada vez mais acentuada. Esse cenário levou a uma série de desafios para a indústria local, como a necessidade de inovação tecnológica, investimento em formação de mão de obra qualificada, além de enfrentar a concorrência de produtos importados.

A importância desse tema reside em entender as transformações estruturais na indústria brasileira no período do neoliberalismo e suas consequências para a economia e a sociedade brasileira. Além disso, ao mergulhar nesse conteúdo, vocês poderão desvendar as complexidades da economia global e o papel do Brasil nesse contexto.

Compreender a história econômica do nosso país é essencial para entendermos as condições atuais do nosso mercado de trabalho, da nossa economia e da nossa posição no cenário global. Além disso, nos permite ter uma visão crítica sobre as políticas públicas implementadas e suas repercussões na vida da população.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Indústria Brasileira e Neoliberalismo: Uma Análise Histórico-Econômica"

Objetivo do Projeto:

Aprofundar o entendimento acerca do impacto das políticas neoliberais sobre a indústria brasileira e desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, síntese de informações e trabalho em equipe.

Descrição do Projeto:

Em grupos de 3 a 5 pessoas, os alunos deverão pesquisar e analisar o desenvolvimento da indústria brasileira durante o período neoliberal. A investigação deve abranger fatos históricos, análises econômicas, estatísticas, impactos sociais, e políticas de governo que influenciaram o curso da indústria no país.

O projeto será concluído com a entrega de um relatório escrito e uma apresentação em PowerPoint.

Materiais Necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Livros de história econômica do Brasil
  • Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc.)

Passo a Passo:

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Inicie suas pesquisas consultando os recursos sugeridos e outros materiais confiáveis.
  3. Organize o levantamento dos dados históricos, econômicos e sociais da indústria brasileira durante o período neoliberal.
  4. Analise e discuta em grupo as informações coletadas.
  5. Sintetize suas descobertas num relatório escrito e numa apresentação em PowerPoint.
  6. Revisem a apresentação e o relatório em grupo, aprimorando argumentos, corrigindo erros e garantindo coerência e clareza.

Entregas do Projeto e Escrita do Documento:

  • O grupo deve produzir um relatório escrito que contenha: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. O relatório deve ser uma reflexão crítica sobre o tema, incluindo uma análise do impacto das políticas neoliberais sobre a indústria brasileira.

  • Na Introdução, o grupo deve apresentar o tema, sua relevância e o objetivo do projeto.

  • No Desenvolvimento, o grupo deve explicitar a teoria por trás do neoliberalismo, explicar a evolução da indústria brasileira durante esse período, apresentar a metodologia de pesquisa utilizada e discutir os resultados obtidos.

  • Na Conclusão, os alunos devem retomar seus pontos principais, explicitar o que aprenderam e concluir sobre os impactos do neoliberalismo na indústria brasileira.

  • Na Bibliografia, os alunos devem citar todas as fontes utilizadas durante o projeto.

  • O grupo deve também preparar uma apresentação em PowerPoint resumindo as principais descobertas e conclusões do projeto.

Cada aluno deverá dedicar entre duas e quatro horas para a realização deste projeto, totalizando entre 10 e 20 horas de trabalho por grupo. O prazo de entrega do projeto é de uma semana.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies