Contextualização
O século XX foi um período conturbado para a América Latina, marcado por intervenções frequentes de regimes ditatoriais. Esses regimes eram caracterizados por governos autoritários, abusos dos direitos humanos, censura, perseguição política e corrupção. Muitos desses regimes receberam apoio e incentivo dos Estados Unidos durante a Guerra Fria, a fim de estabelecer um contrapeso ao avanço do comunismo na região.
Dentre os mais notórios, estão a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), a Ditadura de Pinochet no Chile (1973-1990), a Ditadura de Videla na Argentina (1976-1983) e a Ditadura de Stroessner no Paraguai (1954-1989). Cada um desses regimes deixou profundas cicatrizes em seu respectivo país e na região como um todo, resultado de políticas autoritárias, violências sem precedentes e violação dos direitos humanos.
A compreensão desses regimes é fundamental para entender o cenário político, social e cultural atual da América Latina. Muitos dos problemas atuais enfrentados por esses países ainda são reflexos desses períodos sombrios. Além disso, o estudo desses regimes ditatoriais permite uma reflexão sobre a importância da democracia e dos direitos humanos e ajuda a conscientizar sobre os riscos e efeitos destrutivos de um governo autoritário.
Compreender a existência e o impacto desses regimes permite também uma análise mais profunda de temas como autoritarismo, populismo, nacionalismo, imperialismo e ideologia. Assim, ao estudar este tema, você não estará apenas aprendendo sobre um período específico da história, mas também desenvolvendo uma base sólida para a compreensão de temas complexos e atuais que estão no cerne da política e da sociedade latino-americana hoje.
Para o aprofundamento nesse tema complexo e para dar base aos debates, aqui estão algumas fontes confiáveis que vocês podem utilizar:
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A dissertação de mestrado de Rodrigo Medina Zagni, "Os militares e a questão democrática na ditadura militar brasileira (1964-1985)", disponível aqui.
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O livro "A Ditadura Envergonhada", de Elio Gaspari, que retrata a Ditadura Militar no Brasil e está disponível para compra aqui.
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O documentário "Nostalgia da Luz", de Patricio Guzmán, que retrata a história da Ditadura de Pinochet no Chile, disponível para assistir aqui.
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O artigo "Argentina's Dirty War", publicado pela BBC, que explora a Ditadura de Videla na Argentina, disponível aqui.
Atividade Prática: “Caminhando pela Ditadura: O Jogo da História”
Objetivo do Projeto Este projeto tem como objetivo envolver os alunos em uma atividade interativa e lúdica para entender a complexidade e as consequências dos regimes ditatoriais na América Latina.
Descrição do Projeto Os alunos, em grupos de 3 a 5, irão desenvolver um jogo de tabuleiro temático sobre os regimes ditatoriais na América Latina. O jogo deverá incorporar os principais eventos, personagens e nuances dos regimes ditatoriais dos países escolhidos pelo grupo (Brasil, Chile, Argentina e Paraguai), com um enfoque especial na influência dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Ao desenvolver o jogo, os alunos devem pesquisar aprofundadamente os regimes ditatoriais dos países escolhidos e se aprofundar nos tópicos de violência política, autoritarismo, populismo, violação dos direitos humanos e a influência externa.
Materiais Necessários Papelão, papel colorido, lápis de cor, marcadores, régua, tesoura, cola, dados e pequenas peças para representar os jogadores.
Passo a Passo
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Cada grupo deve escolher um ditador especifico que esteja vinculado ao regime de cada país (Brasil, Chile, Argentina e Paraguai).
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Os grupos devem pesquisar sobre o governo do ditador escolhido, a influência do EUA durante a Guerra Fria, a violência política instaurada, as violações dos direitos humanos cometidas e outras informações relevantes para o contexto do jogo.
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Com base na pesquisa, os grupos devem definir as regras do jogo. As regras devem refletir os desafios enfrentados pelas populações sob estas ditaduras e devem permitir aos jogadores sentir em uma escala menor, a dificuldade de viver sob tal regime.
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Após definir as regras, os grupos devem criar o tabuleiro do jogo. O tabuleiro deve ser dividido em várias casas, cada uma representando um evento ou aspecto do regime ditatorial.
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O grupo deve criar cartas de "oportunidade" e "desafio" que refletem eventos históricos reais ou possíveis consequências da vida sob o regime ditatorial.
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Por fim, os grupos devem preparar uma apresentação do jogo para a turma, explicando as regras e como o jogo reflete o regime ditatorial estudado.
Entregas do Projeto
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O jogo de tabuleiro completo: deve incluir o tabuleiro, as regras, as cartas e as peças.
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Uma apresentação do jogo: cada grupo deve apresentar o jogo para a classe, explicando como cada aspecto do jogo se relaciona ao regime ditatorial estudado.
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Relatório escrito: cada grupo deve preparar um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve incluir uma introdução ao tema, uma descrição detalhada do jogo e uma explicação de como o jogo incorpora o estudo do regime ditatorial. O relatório também deve incluir os resultados do projeto, como o jogo foi recebido pela classe, as dificuldades encontradas durante o projeto e as lições aprendidas. Além disso, o relatório deve incluir uma conclusão do trabalho e uma bibliografia das fontes usadas durante o projeto.
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos aprendam de uma maneira lúdica e interativa, integrando pesquisa, criatividade, trabalho em equipe e habilidades de apresentação.
Na elaboração do relatório, os alunos deverão usá-lo como uma oportunidade para demonstrar sua compreensão do tema do regime ditatorial na América Latina e como eles foram capazes de incorporar esse conhecimento no desenvolvimento do jogo. Além disso, o relatório deverá servir como uma reflexão crítica sobre o projeto, permitindo aos alunos refletir sobre o que eles aprenderam e como eles poderiam melhorar ou expandir o projeto no futuro.