Contextualização
Neste projeto, vamos explorar um momento intrigante da história do Brasil: O governo de Jânio Quadros. Jânio da Silva Quadros governou o Brasil por um curto período em 1961, sendo o 22º presidente do Brasil. Esse momento da nossa história é marcado por mudanças políticas abruptas.
Jânio Quadros foi um político polêmico e memorável, tanto por sua campanha eleitoral incomum quanto por sua renúncia inesperada. Sua vitória eleitoral foi a maior já registrada na história brasileira à época, e sua gestão foi marcada por medidas moralizadoras e anti-imperialistas. Jânio Quadros teve uma vasta carreira política, passando pela prefeitura de São Paulo e chegando ao maior cargo do país, a presidência da república.
Importância
O estudo do governo de Jânio Quadros é de suma importância para entender a instabilidade política que levou o Brasil ao regime militar. Sua renúncia inesperada para "respeitar a sua consciência", e a subsequente crise política, abriu caminho para o golpe militar que marcou o país por duas décadas. Sua política externa independente e a tentativa de combate a corrupção através de seus "meteoros" também são pontos que merecem nossa atenção.
Entender o governo de Jânio Quadros nos ajuda a compreender melhor as nuances políticas da época e nos revela mais sobre a história do nosso país. Este projeto nos permitirá investigar em profundidade este momento, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e pensamento crítico.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Uma Peça Histórica: O Governo de Jânio Quadros"
Objetivo da Atividade
Promover a compreensão aprofundada do período do governo de Jânio Quadros, explorando os acontecimentos políticos e sociais da época através da elaboração e apresentação de uma peça teatral.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo deverá trabalhar em colaboração para criar uma peça teatral curta que descreve e interpreta os principais eventos do governo de Jânio Quadros. A peça deve cobrir os principais aspectos do governo de Jânio Quadros, incluindo sua eleição, suas políticas, sua renúncia e suas consequências.
Materiais Necessários
- Livros, artigos de internet e documentários sobre o governo de Jânio Quadros. (Links indicados na seção "Recursos")
- Material para confecção de figurino e cenário (opcional, dependendo da disponibilidade dos alunos e da escola).
Passo a Passo do Projeto
Pesquisa
- Os grupos devem começar realizando uma pesquisa sobre a vida e o governo de Jânio Quadros. Deve-se prestar atenção aos principais eventos, as políticas adotadas, e as consequências de sua renúncia.
- A pesquisa será a base para o roteiro da peça, portanto é importante que todos os membros do grupo entendam bem o tema.
Roteiro e Ensaios
- Após a pesquisa, os alunos devem elaborar um roteiro para a peça. O roteiro deve ser aprovado pelo professor antes dos ensaios começarem.
- Com o roteiro pronto, os alunos devem ensaiar a peça. É importante procurar representar de forma clara e ética os eventos e personagens.
Apresentação
- Cada grupo apresentará a peça para a turma. A apresentação deve durar entre 15 e 20 minutos.
- Após a apresentação, haverá uma sessão de perguntas e respostas onde os demais alunos e o professor poderão perguntar sobre os aspectos abordados na peça.
Documentação
- Os alunos, após a apresentação, deverão elaborar um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve conter uma introdução (contextualizando o tema e o objetivo do projeto), o desenvolvimento (com a teoria e a descrição da atividade), as conclusões (com os aprendizados adquiridos e as conclusões sobre a peça), e a bibliografia utilizada.
Entregas do Projeto:
Com o objetivo de envolver os alunos na pesquisa histórica e na prática de habilidades socioemocionais, as entregas do projeto incluirão:
- Um roteiro de peça teatral aprovado pelo professor.
- A apresentação da peça para a turma.
- Um Q&A após a apresentação da peça.
- Um relatório detalhado que contenha a introdução (contextualizando o tema e o objetivo deste projeto), o desenvolvimento (explicando a atividade com a teoria envolvida e a descrição da atividade), conclusões (explicitando os aprendizados adquiridos e as conclusões sobre a peça), e a bibliografia usada.
Os alunos deverão aplicar o aprendizado da pesquisa histórica no desenvolvimento do roteiro e na realização da peça teatral. Além disso, todas as tarefas desempenhadas servirão como base para a elaboração do relatório, que deve refletir o aprendizado teórico e prático obtido durante todo o processo do projeto.