Contextualização
O período de 1930 a 1945 foi marcado pela forte presença de Getúlio Vargas na política brasileira. Ele assumiu a Presidência após a Revolução de 1930 e exercendo um forte controle sobre o país, instituiu o Estado Novo em 1937, governando com mão de ferro até 1945. Durante esse tempo, teve um papel crucial na modernização do Brasil, com a implementação de reformas sociais e econômicas significativas, mas também na repressão política, que levou à perseguição e à censura.
Ao analisar o Governo de Vargas, é importante perceber que se trata de um período de grande complexidade. Isso porque, ao mesmo tempo em que ocorreram avanços significativos, especialmente no âmbito dos direitos trabalhistas, a democracia foi severamente cerceada, com a imposição de regras autoritárias e a perseguição política.
Introdução ao Projeto
Neste projeto, vocês irão mergulhar no período de 1930 a 1945 para compreender melhor o Governo de Getúlio Vargas, suas ações, realizações e os desafios enfrentados pelo Brasil naquela época. O objetivo é que, ao final deste trabalho, vocês sejam capazes de identificar e compreender os principais tópicos deste período, tais como: a Revolução de 1930, o Estado Novo, a política trabalhista de Vargas, a censura e a repressão política.
Os recursos a seguir podem ser um ponto de partida para suas pesquisas:
-
Política e economia no Brasil pós 1930: a era Vargas - Este livro do IBGE é uma ótima fonte para estudar o Governo Vargas. Ele oferece uma análise detalhada dos principais eventos e políticas do período, com base em estatísticas e documentos históricos.
-
Getúlio Vargas: dos anos de formação à derrubada da ditadura - 1882-1945 - Este livro de Lira Neto oferece uma visão detalhada dos primeiros anos de Vargas na política e como seu governo moldou o Brasil moderno.
-
Canal Nostalgia: A Verdadeira História de Getúlio Vargas - Este vídeo do Canal Nostalgia oferece um resumo divertido e informativo do Governo Vargas, ideal para entender o contexto geral.
-
Acervo Estadão - O acervo digital do jornal O Estado de São Paulo é uma fonte rica para a pesquisa sobre o período, pois permite o acesso a notícias da época, oferecendo uma visão autêntica dos acontecimentos.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Vargas 1930-1945: Da Revolução ao Estado Novo - Uma Imersão Teatral"
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo permitir que os alunos vivenciem e compreendam profundamente o período do Governo Vargas entre 1930 a 1945, através do planejamento e execução de uma peça de teatro.
Descrição Detalhada do Projeto
Nesse projeto, os grupos serão responsáveis por criar uma peça de teatro que explora os principais eventos e tópicos do período. Além de escrever e atuar na peça, os alunos também precisarão desenvolver o cenário, o figurino e a maquiagem que serão usados.
Os tópicos a serem explorados incluem:
- A Revolução de 1930
- A instituição do Estado Novo
- As políticas trabalhistas
- A censura e a repressão política
- O fim do Estado Novo e a redemocratização do país
Materiais Necessários
- Livros e artigos para pesquisa
- Materiais de escrita (computador, papel, caneta)
- Materiais para cenário e figurino (pintura, tecido, papelão, etc)
- Câmera para gravação da peça final (celular ou câmera digital)
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
-
Pesquisa: Os alunos deverão iniciar o projeto de imersão, pesquisando profundamente sobre o período do Governo Vargas. Nessa etapa, os alunos devem fazer anotações detalhadas sobre os tópicos principais que serão usados na peça de teatro.
-
Roteiro: Com base na pesquisa realizada, os alunos devem então escrever o roteiro da peça. Eles devem se certificar de que todos os tópicos principais estão sendo abordados e de que os personagens e eventos são retratados de maneira precisa e interessante.
-
Ensaio: Uma vez que o roteiro esteja pronto, os alunos devem iniciar os ensaios. Eles devem se certificar de que todos os membros do grupo estão familiarizados com suas partes e de que a peça como um todo está fluindo bem.
-
Cenário e Figurino: Paralelamente aos ensaios, o grupo deve desenvolver o cenário e o figurino para a peça. Isso deve ser feito de maneira criativa e realista, para ajudar a transportar a audiência para o período do Governo Vargas.
-
Apresentação da Peça: Depois de tudo estar pronto, os alunos deverão apresentar a peça para a turma e/ou gravá-la.
Entrega do Projeto
Após a realização da peça teatral, cada grupo deve elaborar um relatório detalhado descrevendo todo o processo de construção da peça, desde a pesquisa inicial até a execução final.
O relatório deve ser estruturado da seguinte forma:
-
Introdução: Nesta seção, os alunos devem oferecer uma visão geral do projeto, explicando o que eles fizeram e por que escolheram a abordagem que tomaram.
-
Desenvolvimento: Nesta parte, eles devem detalhar o processo de construção da peça, explicando como a pesquisa influenciou o roteiro, como o roteiro foi transformado em uma performance, e como figurino e cenário foram pensados e realizados.
-
Conclusões: Aqui, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam durante o projeto e como suas compreensões sobre o Governo Vargas mudaram como resultado.
-
Bibliografia: Os alunos devem listar as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração do projeto, como livros, artigos, websites, vídeos, entre outros.
Importante: O relatório deve ser apresentado em formato de texto, com no mínimo 5 páginas, e entregue em formato PDF.