Contextualização
Este projeto visa explorar de maneira significativa e envolvente o período do Governo Vargas (1930-1945).
O Governo Vargas é uma fase de grande importância na história política do Brasil, marcando de forma definitiva nossa trajetória e suas consequências na sociedade atual. Durante quinze anos, Getúlio Vargas esteve no poder e promoveu profundas mudanças no Brasil, tanto na área política quanto na socioeconômica.
Getúlio Dornelles Vargas assumiu a Presidência da República após a Revolução de 1930, um movimento armado liderado pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba, que pôs fim à política do café com leite. Sua gestão até 1945 é comumente dividida em três fases: o Governo Provisório, a Constituição de 1934 e o Estado Novo.
O Governo Vargas promoveu o fortalecimento do Estado e a centralização do poder, intensificou a industrialização, instituiu leis trabalhistas, estimulou o nacionalismo e implementou uma política de propaganda e controle de informação. Por outro lado, cerceou a liberdade de expressão, perseguiu opositores políticos e instaurou um regime ditatorial durante o Estado Novo (1937-1945).
Importância do Tema
Esse período da história brasileira é de extrema relevância por trazer à tona discussões sobre democracia, autoritarismo, populismo, direitos do trabalhador, desenvolvimento industrial, papel do Estado na economia, entre outros tópicos cruciais. O estudo do Governo Vargas permite compreender melhor as raízes históricas de muitos aspectos da sociedade brasileira contemporânea.
Ademais, a vida política do Brasil durante o Governo Vargas é retrato de um momento global de intensa turbulência política, na qual o mundo vivia as tensões do crescimento do fascismo e do comunismo, a Grande Depressão e a proximidade da Segunda Guerra Mundial. Portanto, esse estudo oferece não apenas um entendimento aprofundado de nossa história nacional, mas também uma visão mais ampla de eventos políticos e econômicos mundiais que impactaram nosso país.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Vivendo na Era Vargas: Uma Simulação Histórica"
Objetivo do Projeto:
O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada do período do Governo Vargas, com foco na política, economia, aspectos sociais e culturais dessa época. Isso será feito através de uma simulação, onde os alunos terão que desempenhar papéis e tomar decisões baseadas em seus estudos e compreensão da época.
Descrição detalhada do projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e cada grupo será atribuído um papel específico na sociedade da "Era Vargas". Os papéis podem variar entre: trabalhadores industriais, proprietários de fazendas de café, políticos, militares, jornalistas, etc. Cada grupo deve, então, pesquisar e compreender a vida, as responsabilidades e os desafios que seu papel desempenhou durante o governo Vargas.
Em seguida, os alunos trabalharão no desenvolvimento de uma apresentação centrada em torno de um "Dia na Vida" de seu papel. A apresentação deve incluir os desafios diários que enfrentaram, suas esperanças, medos, como o governo Vargas afetou suas vidas e como eles reagiram a essas mudanças.
Finalmente, cada grupo apresentará sua simulação à classe, proporcionando uma visão multifacetada da sociedade durante o governo Vargas.
Materiais Necessários:
- Acesso à internet para pesquisa
- Materiais para apresentação (por exemplo, PowerPoint, posters, trajes, etc.) de acordo com o que o grupo achar necessário para representar melhor seu papel.
Passo a Passo:
1.Formação dos Grupos e Designação dos Papéis: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo receberá um papel para representar durante o projeto.
2.Pesquisa: Cada grupo deve pesquisar profundamente seu papel durante o governo Vargas, usando as fontes sugeridas e outras que acharem relevantes. Eles devem entender a posição sociopolítica e econômica de seu papel durante esse período.
3.Desenvolvimento da Apresentação: Com base na pesquisa realizada, o grupo deve criar uma apresentação representando um "Dia na Vida" de seu papel.
4.Ensaiar a Apresentação: Os grupos devem ensaiar a apresentação para garantir que estão representando de maneira adequada e autêntica seu papel de acordo com o contexto histórico.
5.Apresentação Final: Cada grupo apresentará sua simulação à classe.
6.Escalação dos Desafios: Após a apresentação, os grupos devem responder a perguntas dos colegas e professores, explicar as soluções que propõem para os desafios apresentados.
Entregas do Projeto:
Os alunos devem entregar um relatório escrito em conjunto com a apresentação. O relatório deve incluir:
-
Introdução: Aqui, os alunos devem contextualizar o tema (Governo Vargas), explicar sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto.
-
Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem descrever a teoria por trás do papel que representaram no projeto, explicar o processo pelo qual realizaram a pesquisa, o desenvolvimento da apresentação e eventuais desafios encontrados durante esse processo.
-
Conclusões: Os alunos devem concluir retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto e o período estudado.
-
Bibliografia: Finalmente, os alunos devem indicar as fontes que usaram para trabalhar no projeto.
Lembrando que o relatório é uma ferramenta crucial para mostrar a compreensão do grupo sobre o tema. Mesmo que a apresentação seja uma parte importante do projeto, a qualidade da pesquisa e a profundidade de compreensão do grupo serão principalmente avaliadas através do relatório.