Contextualização
A Língua Inglesa, hoje, é considerada uma língua global, utilizada em transações comerciais, na produção científica, nas relações diplomáticas, na internet e em muitos outros contextos nos quais pessoas de diferentes origens linguísticas se comunicam. Dentro dessa língua, as expressões de quantidade (some, any, many, much, few, a few) desempenham um papel crucial, usadas para indicar a quantidade de algo. Para uma comunicação efetiva em inglês, é necessário ter um bom domínio desses termos e saber quando e como usá-los corretamente.
"Some", "any", "many", "much", "few", e "a few" são quantificadores muito usados no inglês. "Some" e "any" são usados para falar sobre a quantidade de algo que não é contado ou não é importante. "Many", "much", "few" e "a few" são usados com substantivos contáveis e incontáveis para indicar a quantidade. "Some" é geralmente usado em frases afirmativas, enquanto "any" é usado em frases negativas e interrogativas. "Many" e "few" são usados com substantivos contáveis, enquanto "much" e "a few" são usados com substantivos incontáveis.
Os quantificadores são utilizados em quase todos os contextos da língua inglesa, desde conversas informais até textos acadêmicos e business. Ao comprar alimentos, por exemplo, é comum usar expressões como "I need some apples" ou "I don't have any milk". Em um ambiente profissional, as expressões de quantidade são essenciais para se comunicar efetivamente sobre dados e estatísticas, como em "We have made much progress" ou "There are many reasons for this trend".
Atividade Prática
Título da Atividade: Quantifiers Quest
Objetivo do projeto
O objetivo desta atividade é que os alunos trabalhem em grupos para construir um "Quantifiers Board Game", ou seja, um jogo de tabuleiro que envolve o uso de quantificadores em inglês. Através desta atividade, os alunos aprenderão como, quando e onde usar "some", "any", "many", "much", "few", "a few" e outros quantificadores, enquanto desenvolvem habilidades colaborativas, de gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas e pensamento criativo.
Descrição detalhada do projeto
O projeto será realizado em grupos de três a cinco alunos. Cada grupo terá a tarefa de criar seu próprio jogo de tabuleiro envolvendo o uso de quantificadores. O jogo deve ser interativo e desafiador, com perguntas e tarefas envolvendo o uso correto dos quantificadores em vários contextos. A atividade deve levar de cinco a dez horas por participante para ser concluída, e o prazo para a entrega do trabalho final é de um mês.
Materiais necessários
- Cartolina ou outro material durável para o tabuleiro
- Marcadores ou outros utensílios de escrita
- Materiais para decoração e personalização do jogo (adesivos, glitter, etc.)
- Dados ou outra forma de mecânica do jogo
- Cartões de perguntas/respostas
- Peças do jogo (podem ser feitas à mão ou reutilizadas de outros jogos)
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Design do jogo: Primeiro, o grupo deve decidir sobre o layout e as regras básicas do jogo. Eles devem ter em mente que o objetivo é praticar o uso de quantificadores.
- Criação do tabuleiro: Depois que o design do jogo estiver completo, os alunos podem começar a criar o tabuleiro. Eles podem usar a cartolina ou outro material durável para isso. Eles devem desenhar espaços no tabuleiro que irão orientar a progressão do jogo.
- Criação dos cartões de perguntas: Esta é uma parte crucial do projeto. Os alunos devem criar várias perguntas envolvendo o uso de quantificadores. As perguntas podem ser sobre completar as frases com o quantificador correto, corrigir o uso errado de um quantificador, ou traduzir uma frase para o inglês usando o quantificador correto.
- Revisão e teste do jogo: Antes de concluir o projeto, os alunos devem jogar seu jogo várias vezes para testar se ele atende ao propósito de ensinar e praticar quantificadores. Eles devem fazer quaisquer ajustes necessários para tornar o jogo mais eficaz e divertido.
- Relatório final e apresentação de jogo: Uma vez que o jogo esteja completo, cada grupo deve criar um relatório final descrevendo o projeto, incluindo o processo de criação do jogo e como eles incorporaram o uso de quantificadores. Além disso, eles devem refletir sobre como essa atividade ajudou a melhorar sua compreensão e uso de quantificadores em inglês. Por fim, eles devem apresentar seu jogo à classe e explicar como jogá-lo.
Entregas do projeto e redação do documento escrito
A entrega final deste projeto inclui:
- Jogo de tabuleiro: O jogo de tabuleiro completo, incluindo todas as peças necessárias e cartões de perguntas,
- Relatório escrito: Um relatório escrito detalhado, contendo:
- Introdução: Contextualizando o tema e sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Detalhamento da teoria por trás do tema central do projeto, explicação da atividade em detalhes, indicação da metodologia utilizada e apresentação e discussão dos resultados obtidos.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais, explicitação dos aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicação das fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
- Apresentação: Apresentação do jogo de tabuleiro à classe, explicando suas regras e como ele ajuda a consolidar o entendimento sobre o uso de quantificadores em inglês.
Através do jogo de tabuleiro e do documento escrito, os alunos demonstrarão não apenas seu conhecimento dos quantificadores em inglês, mas também sua capacidade de trabalhar em equipe, de gerenciamento de tempo e suas habilidades de comunicação e resolução de problemas.