Entrar

Projeto: Desbravando o Mundo dos Dados: Criação e Interpretação de Gráficos e Tabelas

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT409'

Estatística: Tipos de Gráficos e Tabelas

Contextualização

Introdução Teórica

A matemática, como bem sabemos, é a linguagem universal da compreensão e explicação de fenômenos complexos. Em particular, uma de suas ramificações, a Estatística, trata da coleta, organização, análise, interpretação e apresentação de dados. E, acreditem, a nossa vida é cheia de dados! Isso nos leva a necessidade de aprender a lidar com esses dados de forma eficiente e eficaz. Um dos meios mais visuais e eficientes de interpretar dados é através de gráficos e tabelas.

Gráficos e tabelas são ferramentas visuais que nos ajudam a entender informações complexas. A representação gráfica, por exemplo, evidencia comportamentos que não seriam tão visíveis em uma tabela de valores, e nos auxilia a interpretar e a tomar decisões com base nesses dados. Existem diferentes tipos de gráficos e cada um deles se encaixa melhor a determinados tipos de dados ou situações. Alguns exemplos são: gráficos de barras, linhas, setores (ou de "pizza"), histograma, boxplot, entre outros.

Mas como saber qual o tipo de gráfico ou tabela a utilizar? Como interpretá-los? Essas são algumas das perguntas que vamos explorar neste projeto. Nós vamos aprofundar nosso entendimento sobre diferentes tipos de gráficos e tabelas, entender quando utilizá-los e desenvolver habilidades para interpretá-los de maneira eficiente.

Contextualização

No mundo moderno, estamos constantemente cercados por dados. São estatísticas de saúde, economia, educação, esportes, entre tantas outras. Gráficos e tabelas estão em todas as partes: nos jornais, na televisão, na internet e também em nossas aulas. Eles são uma poderosa ferramenta de comunicação porque nos permitem visualizar grandes quantidades de dados de forma compreensível e concluída.

Mais do que nunca, com o aumento exponencial da quantidade de dados disponíveis, saber interpretar gráficos e tabelas tornou-se uma habilidade fundamental. Não só para a vida acadêmica, mas para a vida de uma forma geral. Seja para entender um relatório de desempenho na escola, para acompanhar a evolução de uma pandemia em gráficos atualizados diariamente, ou para analisar o desempenho de um time de futebol através de estatísticas. Tudo isso exige que saibamos ler e interpretar gráficos e tabelas.

Sugerindo Recursos

Para aprofundarem seus conhecimentos em gráficos e tabelas, indico os seguintes recursos:

  1. Livro: "Estatística Básica" de Pedro A. Morettin e Wilton O. Bussab. Este livro aborda, de forma aprofundada, conceitos de estatística, incluindo a representação dos dados através de gráficos e tabelas.
  2. Khan Academy: Uma plataforma online com vídeos didáticos e exercícios interativos sobre diversos temas, inclusive estatística e gráficos.
  3. Portal da Matemática OBMEP: Uma aula completa sobre Gráficos e Tabelas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
  4. GeoGebra: Ferramenta online interativa para criação e interpretação de gráficos.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Desbravando o Mundo dos Dados: Criação e Interpretação de Gráficos e Tabelas"

Objetivo do Projeto

Ampliar os conhecimentos sobre gráficos e tabelas, desenvolvendo habilidades para a criação e interpretação de diferentes tipos de representações gráficas. Além disso, objetiva-se estimular o trabalho em equipe, a comunicação e a capacidade de pesquisa e de análise de dados estatísticos.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em equipes de 3 a 5 componentes. Cada equipe deverá pesquisar, selecionar e coletar dados sobre um tema de interesse comum que abranja duas disciplinas distintas, podendo ser, por exemplo, a relação entre o número de habitantes e o índice de analfabetismo de diferentes países (disciplinas envolvidas: Geografia e Sociologia).

Os grupos deverão organizar os dados coletados em tabelas e representá-los graficamente utilizando, pelo menos, quatro tipos diferentes de gráficos (histograma, gráfico de barras, gráfico de linhas, gráfico de setores, box-plot, gráfico de dispersão, entre outros). As equipes deverão analisar os dados representados nos gráficos e interpretar os resultados obtidos.

O projeto será entregue em dois formatos:

  1. Um relatório escrito, contendo: Introdução, Desenvolvimento (explicação teórica, descrição da atividade, metodologia e discussão dos resultados), Conclusões e Bibliografia.
  2. Uma apresentação oral do projeto para a turma.

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à internet para pesquisa dos dados e elaboração do projeto.
  • Programas para criação de gráficos (pode ser o Excel, GeoGebra, Google Planilhas, entre outros).
  • Materiais para a construção do relatório; pode ser feito em um documento do Word, Google Docs ou outro de preferência do grupo.
  • Materiais para a apresentação (slides, cartazes, entre outros).

Passo a Passo

  1. Divisão dos alunos em grupos e escolha do tema para a coleta de dados.

  2. Pesquisar, coletar e organizar os dados em uma tabela.

  3. Criar a representação gráfica dos dados usando pelo menos quatro tipos diferentes de gráficos.

  4. Interpretar e analisar os dados representados nos gráficos.

  5. Escrever o relatório do projeto, explicando a teoria dos gráficos e tabelas (Tipos de gráficos e suas aplicações), a metodologia utilizada para a coleta de dados, a criação dos gráficos, e discussão dos resultados. Recomenda-se dividir essa tarefa entre os membros da equipe para evidenciar o trabalho em equipe.

  6. Preparar uma apresentação oral do projeto para a turma, demonstrando os dados coletados, os gráficos criados e as conclusões da análise. Novamente, todos os membros da equipe devem participar ativamente na apresentação.

  7. Apresentar o projeto à turma.

Entrega do Projeto

No final do projeto, os grupos devem entregar o relatório escrito contendo a introdução, o desenvolvimento, as conclusões e a bibliografia utilizada. O relatório deve evidenciar a compreensão do tema e a capacidade de interpretar os dados e gráficos.

Além disso, cada equipe deve fazer uma apresentação para a turma, explicando o processo de execução do projeto, mostrando os gráficos criados e compartilhando as conclusões obtidas. Todos os integrantes da equipe devem participar da apresentação.

Lembrem-se, a qualidade do relatório e da apresentação, a complexidade dos dados analisados, a criatividade na apresentação dos resultados, a clareza na exposição das ideias e a participação ativa de todos os membros da equipe serão critérios levados em conta na avaliação do trabalho.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies