Entrar

Projeto: A Referência em Ação: Conectando Textos e Contextos

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Referenciação

Introdução

Neste projeto, vamos explorar o conceito de referenciação no estudo da língua portuguesa. A referenciação é uma ferramenta crucial para a coesão textual, fundamental para a compreensão e produção de textos. É uma parte vital do discurso que nos permite referir-nos a algo ou alguém sem ter que repetir as palavras ou frases exatas.

Há vários tipos de referências: referência direta, em que a identidade do referente é clara e precisa; referência indireta, quando a identidade do referente é implícita; e referência por inferência, que requer um tipo especial de conhecimento contextual para ser compreendida. Estes conceitos de referenciação ajudam a estabelecer uma relação entre as frases, tornando a comunicação clara e eficaz.

Poderemos também explorar o uso das expressões anafóricas e catafóricas, que são formas de referenciação que retomam ou anunciam, respectivamente, elementos já citados ou a serem citados no discurso. Estudaremos ainda o emprego de pronomes como ferramentas de referenciação, analisando como eles podem substituir ou complementar um referente ao longo de um texto.

Contextualização

No mundo real, a referenciação é utilizada constantemente em várias situações de comunicação. Por exemplo, em uma conversa, podemos nos referir a uma pessoa ou objeto sem especificar o nome, mas ainda assim nosso interlocutor entenderá a quem ou ao que estamos nos referindo. Assim, a referenciação ajuda a tornar a comunicação mais eficiente e menos repetitiva.

Nos estudos acadêmicos, a referenciação é uma habilidade crucial na produção de textos, seja para evitar a repetição de palavras, seja para citar fontes de pesquisa. Saber empregar corretamente as ferramentas de referenciação permite uma escrita mais fluída e clara, facilitando a compreensão do leitor.

Para se aprofundar no tema, aconselhamos a consulta às seguintes fontes:

Atividade Prática

Título da Atividade: "A Referência em Ação: Conectando Textos e Contextos"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma experiência prática e multidisciplinar sobre o uso eficaz da referenciação no discurso e na escrita. Ao longo do projeto, os alunos irão explorar diferentes formas de referenciação, entender como elas contribuem para a coesão textual e aprimorar suas habilidades na aplicação prática desses conceitos.

Descrição Detalhada do Projeto

Os estudantes, divididos em grupos de 3 a 5, devem produzir um mini-documentário com duração de 20-30 minutos, onde exploram o conceito de referenciação e sua aplicação prática. O documentário deve envolver suas aplicações tanto na língua portuguesa quanto em outro contexto disciplinar de sua escolha.

Os estudantes terão liberdade criativa para escolher o formato do documentário, podendo optar por entrevistas, dramatizações, apresentações de slides, animações, entre outros. Contudo, o conteúdo deve focar nos tópicos de referenciação discutidos em sala de aula e também mostrar como a referenciação se aplica na outra disciplina escolhida.

As referências exigidas no documentário devem englobar:

  1. Referenciação direta e indireta
  2. Anáfora e Catáfora
  3. Uso de pronomes como ferramentas de referenciação

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à internet
  • Software de edição de vídeo
  • Câmera ou smartphone para gravação do vídeo
  • Material de pesquisa sobre o tema (livros, artigos, websites)

Passo a Passo para Realização da Atividade:

  1. Formação dos grupos: Os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 integrantes.
  2. Escolha da segunda disciplina: Escolher uma disciplina adicional, além do Português, que seja relevante para a aplicação do conceito de referenciação.
  3. Pesquisa e Planejamento: Realizar uma pesquisa detalhada sobre o conceito de referenciação e como ele se aplica na língua portuguesa e na disciplina escolhida. Planejar o conteúdo e o formato do documentário.
  4. Criação do Roteiro: Criar um roteiro detalhado para o documentário, incluindo as falas, as referências a serem demonstradas e os conceitos a serem explicados.
  5. Produção do Documentário: Gravar e editar o documentário de acordo com o roteiro criado.
  6. Relatório Final: Escrever um relatório detalhando a experiência do projeto, com seções de introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia utilizada.

Entregas do Projeto

  1. Mini-documentário: O produto final do projeto será um mini-documentário que explora a referenciação na língua portuguesa e em uma segunda disciplina de escolha.

  2. Relatório Escrito: Em complemento ao vídeo, os grupos devem apresentar um relatório escrito que contextualize o documentário e detalhe o processo de criação. Este documento deve, de forma coerente e coesa, unir os elementos práticos do projeto com a teoria estudada em sala de aula. A estrutura do relatório deve seguir a seguinte ordem:

    1. Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
    2. Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do tema central do projeto, explicar em detalhes a criação do documentário, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
    3. Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    4. Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Os alunos devem se esforçar para demonstrar o máximo de habilidades mencionadas no objetivo deste projeto, tanto no vídeo, quanto no relatório.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies