Contextualização
A língua portuguesa, tal como a conhecemos hoje, é resultado de séculos de evolução e mudanças, assim como toda língua viva em constante transformação. Fator crucial na criação de significados, a língua é a principal forma de expressão e comunicação entre as pessoas. No entanto, são muitas as formas como a linguagem pode ser manifestada e interpretada.
O projeto "A reprodução das falas e sua gramática" pretende investigar a complexidade e riqueza do uso da linguagem por meio da análise aprofundada das falas e da sua gramática. Este projeto não apenas proporcionará uma compreensão mais detalhada da língua e suas estruturas, mas também incentivará a prática de habilidades essenciais para a vida, como a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico.
O português é uma língua românica, originada do latim e falada em vários países ao redor do mundo. No entanto, cada região desenvolveu suas peculiaridades na forma de falar e escrever. Uma das características mais marcantes e também desafiadoras da nossa língua é o fato de que a língua falada é diferente da língua escrita. Essas diferenças se manifestam de várias maneiras, incluindo a pronúncia, o ritmo, a entonação, o uso de gírias e expressões regionais, entre outros.
A importância desse projeto se dá pela compreensão mais profunda da nossa língua e sua gramática, que é essencial para uma boa comunicação e expressão de ideias. Além disso, é uma forma de reconhecer a diversidade presente na língua portuguesa e valorizar as diferentes formas de expressão.
Atividade Prática: "De Fala em Fala: Uma Análise Linguística e Cultural"
Objetivo do projeto
O objetivo deste projeto é explorar e aprofundar o conhecimento sobre as diferenças existentes entre a fala e a escrita na Língua Portuguesa, compreender como a gramática reflete nesses dois aspectos e, além disso, entender como a cultura local influencia a forma como falamos.
Para alcançar estes objetivos, será necessário que o grupo faça pesquisas, análises e relatórios tanto sobre a língua portuguesa como um todo, quanto sobre a variação linguística em diferentes regiões do Brasil.
Descrição detalhada do projeto
Os grupos, compostos por 3 a 5 alunos, deverão escolher uma região ou estado brasileiro e fazer um estudo detalhado sobre a fala e a gramática usada por seus habitantes. Os grupos deverão pesquisar e analisar as principais características do português falado nessa região, as peculiaridades gramaticais, as gírias e expressões idiomáticas utilizadas, bem como a influência cultural na fala.
A atividade deverá ser realizada ao longo de um período de dois a três meses, com encontros semanais entre os membros do grupo para discussão e elaboração do projeto. É recomendável que cada integrante do grupo se dedique a uma parte específica do projeto, seja ela a pesquisa, a análise dos dados ou a elaboração do relatório final.
Materiais necessários
- Livros de gramática;
- Acesso à internet para realização de pesquisas;
- Software de edição de texto, como Microsoft Word ou Google Docs;
- Software de apresentação, como Microsoft PowerPoint ou Google Slides.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
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Pesquisa: Cada grupo realizará uma pesquisa aprofundada sobre o português falado na região escolhida, buscando materiais, livros, artigos, vídeos, áudios e qualquer outro recurso que possa fornecer informações relevantes.
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Análise: Com os dados coletados, o grupo fará uma análise detalhada do português falado na região, identificando e analisando as principais características linguísticas, gramaticais e culturais.
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Relatório: Com base nas pesquisas e análises feitas, o grupo irá elaborar um relatório detalhado, abordando todos os aspectos pesquisados, e apresentará o mesmo para a classe.
Entregas do projeto
Após a conclusão da atividade prática, cada grupo deverá entregar:
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Um relatório escrito, em formato de artigo acadêmico, com pelo menos 20 páginas, contendo os seguintes tópicos: Introdução (com relevância do tema, aplicação no mundo real e objetivo do projeto), Desenvolvimento (com teoria, explicação da atividade, metodologia e resultados), Conclusão (com os aprendizados e conclusões) e Bibliografia.
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Uma apresentação oral do projeto para a turma, utilizando recursos visuais como slides. Cada membro do grupo deverá falar sobre uma parte do projeto, demonstrando domínio do assunto e habilidades de comunicação.
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Além disso, os alunos também deverão entregar um vídeo de até 10 minutos, explicando as principais peculiaridades do português falado na região pesquisada, que inclua exemplos e explanações claras sobre as diferenças entre a linguagem falada e a escrita.