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Projeto: Regência Nominal em Cena

Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Regência Nominal

Contextualização

A Regência Nominal é um dos tópicos mais complexos e fascinantes do estudo da Língua Portuguesa. Na Regência Nominal, estudamos a relação que se estabelece entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por ele. Essa relação é feita através de uma preposição, o que, por vezes, gera dúvidas e confusões quanto ao uso correto. Por exemplo, devemos dizer "preferência de" ou "preferência por"? O que é preferível: "gosto de" ou "gosto por"?

A Regência Nominal é a base para a expressão correta e clara das ideias. Ela é responsável por conferir sentido lógico e coerente aos nossos discursos. Desse modo, seu domínio é fundamental para uma comunicação eficaz, seja na vida social, acadêmica ou profissional. Sem ela, corremos o risco de nos tornarmos incompreensíveis ou de passarmos a impressão de incultos.

O Português é uma língua rica e complexa, e cada nuance na gramática é importante para expressar exatamente o que queremos dizer. A Regência Nominal é uma dessas nuances - uma regra aparentemente pequena que tem um grande efeito sobre o significado das nossas frases. Portanto, aprender sobre a Regência Nominal não é apenas uma habilidade acadêmica, mas uma habilidade de vida que irá ajudá-lo a comunicar-se de maneira mais eficaz em todas as áreas da sua vida.

A Regência Nominal tem aplicação prática e cotidiana. Ela é usada constantemente em textos, seja uma redação escolar, um e-mail, um relatório profissional ou até mesmo em uma conversa no WhatsApp. Além disso, possui grande relevância em concursos públicos, ENEM e vestibulares, já que é cobrada em muitas questões de Língua Portuguesa.

Vocês podem se aprofundar no tema e consultar exemplos de regência nominal a partir dos seguintes recursos:

  1. Livro "Gramática da Língua Portuguesa", de Evanildo Bechara.
  2. Site "Sua Língua" - Artigo Regência Nominal de Cláudio Moreno.
  3. Videoaulas do canal Prof. Noslen no Youtube.

Atividade Prática: "Regência Nominal em Cena"

Título da Atividade: "Regência Nominal em Cena"

Objetivo do Projeto:

O principal objetivo deste projeto é permitir que os alunos aprendam sobre regência nominal de maneira prática e lúdica, desenvolvendo habilidades de comunicação, colaboração e criatividade. Além disso, este trabalho pretende conectar a disciplina de Língua Portuguesa com Artes, proporcionando uma experiência interdisciplinar rica e estimulante.

Descrição detalhada do Projeto:

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 pessoas, serão responsáveis por criar uma peça teatral onde a temática central é a Regência Nominal. O desafio será criar uma história divertida e engajante, onde pelo menos dez exemplos de regência nominal correta e incorreta sejam destacados.

Os grupos deverão escrever o roteiro, construir os cenários e figurinos, atuar e registrar em vídeo a apresentação. A peça precisa durar de 15 a 20 minutos. Além da gravação, é necessário a elaboração de um relatório detalhado explicando todo o processo de criação e produção da peça, com foco na abordagem da Regência Nominal.

Materiais Necessários:

  1. Câmera para gravação (pode ser a câmera do celular);
  2. Materiais diversos para criação de cenários e figurinos, de acordo com a criatividade dos grupos;
  3. Material para escrita do roteiro e do relatório (pode ser uma ferramenta digital como o Google Docs ou mesmo papel e caneta);
  4. Livros de gramática da língua portuguesa, acesso a internet para pesquisa.

Passo a Passo Detalhado:

  1. Dividir os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.
  2. Cada grupo deve pesquisar em detalhes sobre a Regência Nominal, estudar exemplos de uso correto e incorreto.
  3. Os alunos devem, com base no aprendizado, criar uma história divertida que contenha exemplos claros de regência nominal, sendo pelo menos 10 deles destacados, explicados e corrigidos durante a peça.
  4. O grupo deve redigir o roteiro da peça teatral, evidenciando o uso correto e incorreto da Regência Nominal.
  5. Os alunos ficam responsáveis por criar os cenários e figurinos que serão utilizados.
  6. Registrar em vídeo a apresentação, que deve ter de 15 a 20 minutos de duração.
  7. Elaborar o relatório detalhado do projeto.

Entregas do Projeto:

  1. Vídeo da apresentação da peça teatral.
  2. Roteiro escrito da peça.
  3. Relatório do projeto, contendo:
  • Introdução: apresentação do tema e do propósito da atividade;
  • Desenvolvimento: explicações detalhadas dos conceitos de Regência Nominal ilustrados na peça, as justificativas de uso correto e incorreto, e a descrição do processo criativo (concepção da história, escolha dos exemplos, criação dos cenários e figurinos);
  • Conclusão: uma reflexão sobre a experiência de aprendizado, os desafios enfrentados, e os conhecimentos adquiridos;
  • Bibliografia: lista das referências bibliográficas consultadas durante a pesquisa.

O vídeo é a prova prática de que os alunos entenderam e conseguiram aplicar os conceitos de regência nominal. O roteiro escrito serve como roteiro de sua apresentação e registro do trabalho criativo. O relatório demonstra o compromisso dos alunos em entender a teoria, aplicá-la na prática e refletir sobre o seu aprendizado.

O foco deste projeto não é apenas no conteúdo teórico, mas também no desenvolvimento de habilidades como colaboração, criatividade, gerenciamento de tempo entre outras.

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