Contextualização
Introdução
As Orações Coordenadas são um tema essencial para a compreensão do idioma português e um dos elementos estruturais fundamentais da sintaxe da língua. Elas representam uma concatenação de duas ou mais orações que, em um mesmo período, têm a mesma importância sintática. Ou seja, nenhuma delas é dependente da outra e cada uma poderia estar sozinha, em um período simples, sem nenhum tipo de prejuízo para a sua compreensão.
Existem dois tipos de Orações Coordenadas: as Orações Coordenadas Sindéticas e as Orações Coordenadas Assindéticas. As Orações Coordenadas Sindéticas são aquelas que são introduzidas por uma conjunção coordenativa, como "mas", "porque", "e" entre outras. Já as Orações Coordenadas Assindéticas são aquelas que não apresentam uma conjunção coordenativa, mas ainda assim mantêm o mesmo sentido.
As Orações Coordenadas Sindéticas ainda se subdividem em: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas, cada uma introduzida por um tipo específico de conjunção coordenativa e que indica uma relação semântica diferente entre as orações do período.
Contextualização
As Orações Coordenadas são muito mais do que apenas um tópico de estudo formal da língua portuguesa. Elas são componentes chave da comunicação verbal e escrita, e uma compreensão sólida e prática deste tema pode ajudar a melhorar habilidades de comunicação, raciocínio lógico e até mesmo de argumentação.
No mundo real, as Orações Coordenadas são usadas em diversos contextos, como por exemplo, na redação de textos jornalísticos, na escrita de scripts para peças de teatro, roteiros de filmes e programas de televisão, na elaboração de discursos políticos, debates, e até mesmo em conversas informais do dia a dia. Saber como e quando usar cada tipo de oração coordenada pode, por vezes, determinar a eficácia da comunicação e a persuasão do discurso.
Atividade Prática
Título da Atividade: Teatro das Orações Coordenadas
Objetivo do Projeto
Proporcionar aos alunos uma forma lúdica e interativa de estudar e compreender as Orações Coordenadas, através da criação e encenação de uma peça de teatro.
Descrição Detalhada do Projeto
Nesse projeto, os alunos irão criar uma peça de teatro cujo roteiro deve ser baseado em diálogos que envolvam o uso de orações coordenadas. A proposta é fazer com que os alunos explorem todas as subclasses das orações coordenadas sindéticas (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas) e orações coordenadas assindéticas em seus diálogos.
Os alunos deverão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas. A duração do projeto é de uma semana.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à internet
- Papel e caneta
- Câmera, pode ser a do celular, para a gravação da peça
- Programa de edição de vídeo (opcional)
Passo a Passo
- Divida-se em grupos com 3 a 5 integrantes.
- Faça uma pesquisa, usando os recursos sugeridos ou outros de sua escolha, para se aprofundar no tema "Orações Coordenadas".
- Discuta com o seu grupo e escolham um tema para a peça de teatro que permita a exploração de diversos tipos de orações coordenadas.
- Escrevam o roteiro da peça, marcando com cores diferentes cada tipo de oração coordenada que foi usada.
- Ensaie e encene a peça.
- Grave a peça e edite o vídeo (opcional).
- Escreva um relatório seguindo as orientações abaixo.
Relatório
Com base na atividade realizada, elabore um relatório com as seguintes seções:
- Introdução: Contextualização sobre a importância das Orações Coordenadas; breve descrição do projeto e seus objetivos.
- Desenvolvimento: Explique a teoria sobre Orações Coordenadas e como vocês utilizaram esse conhecimento na elaboração do roteiro teatral. Indique a metodologia utilizada para desenvolver o trabalho e apresente o roteiro escrito pelo grupo, evidenciando os diferentes tipos de orações coordenadas utilizadas.
- Conclusões: Retome os objetivos do projeto e discorra a respeito dos resultados obtidos, as dificuldades encontradas, como vocês superaram essas dificuldades e que aprendizados pôde retirar deste projeto. Discuta ainda a eficácia do roteiro criado por vocês no uso de Orações Coordenadas.
- Bibliografia: Informe as referências bibliográficas utilizadas pelo grupo.
O relatório será avaliado tanto pela qualidade da discussão teórica e prática sobre Orações Coordenadas, quanto pela clareza, coesão e correção gramatical do texto produzido.