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Projeto: A corrida das reações químicas

Química

Original Teachy

Cinética Química: Introdução e Velocidade Média

Contextualização

A Cinética Química é um ramo da química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que influenciam essa velocidade. Essa área é fundamental para a compreensão não apenas do "se" das reações químicas, mas também do "como" e do "quanto tempo".

Vamos começar nossa exploração entendendo os conceitos de reação química e de velocidade média de uma reação. De um modo geral, uma reação química é um processo que leva à transformação de determinadas substâncias (os reagentes) em outras (os produtos). A velocidade média de uma reação está relacionada com o tempo que os reagentes levam para se transformar em produtos. Esse tempo pode ser afetado por diversos fatores, como a concentração dos reagentes, a temperatura, a pressão e a presença de catalisadores.

No mundo real, a Cinética Química tem inúmeros usos e aplicações. Ela é utilizada, por exemplo, na indústria química para otimizar processos de produção, tornando-os mais rápidos e/ou mais eficientes. Também é essencial em áreas como a Medicina e a Biologia, onde a compreensão das reações químicas que ocorrem no corpo humano ou em outros organismos pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos. Além disso, a Cinética Química é usada em pesquisas ambientais, para entender e prever o comportamento de poluentes e de outros compostos químicos na atmosfera, nos oceanos, nos solos, etc.

Atividade Prática

Título da Atividade: A corrida das reações químicas

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é compreender na prática como ocorre uma reação química e como calcular a sua velocidade média.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos serão encarregados de realizar a decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2, também conhecido como água oxigenada) com a adição de diferentes quantidades de catalisador (no caso, o iodeto de potássio - KI). Dessa forma, os alunos irão experimentar na prática a influência da quantidade de catalisador na velocidade da reação química.

Materiais Necessários

  • Peróxido de hidrogênio (H2O2) 3%;
  • Iodeto de potássio (KI);
  • 6 tubos de ensaio;
  • 1 cronômetro;
  • 1 pipeta;
  • EPIs (luvas e óculos de segurança).

Passo a Passo Detalhado

  1. No laboratório, os grupos vão adicionar, em cada tubo de ensaio, 10 mL de peróxido de hidrogênio.
  2. Em seguida, devem adicionar diferentes quantidades de iodeto de potássio em cada um dos tubos. Sugerimos as seguintes quantidades: 0,5g, 1g, 1,5g, 2g, 2,5g, 3g.
  3. Imediatamente após adicionar o iodeto de potássio, os alunos devem iniciar a contagem do tempo com o cronômetro.
  4. Os grupos devem observar e registrar o tempo que leva para a reação parar (quando não visualizarem mais a liberação de oxigênio, indicada por bolhas saindo da solução).
  5. Para cada um dos tubos, os alunos devem calcular a velocidade média da reação, que é o tempo total da reação dividido pelo total de iodeto de potássio adicionado.

Ao final do experimento, os alunos devem se reunir e discutir sobre os resultados obtidos, fazendo uma análise crítica e interpretativa.

Entregas do Projeto

Ao término do projeto, os grupos devem elaborar um relatório contendo os tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

  • Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar a cinética química e a importância da velocidade das reações, bem como o objetivo deste projeto.
  • Desenvolvimento: Nesta parte, os alunos devem explicar a teoria da cinética química, a atividade realizada e a metodologia utilizada, apresentando e discutindo os resultados obtidos no experimento.
  • Conclusão: Os alunos devem indicar os aprendizados obtidos, as conclusões retiradas sobre o projeto e a relação dos resultados com a teoria estudada.
  • Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes utilizadas para auxiliar na realização do projeto, como livros, sites, vídeos, etc.

Os relatórios serão avaliados considerando o entendimento dos conceitos, a qualidade do experimento realizado e a profundidade da análise dos resultados.

Iara Tip

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