Entrar

Projeto: Solubilidade em Ação

Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Soluções: Solubilidade

Contextualização

Introdução Teórica

A solubilidade é uma propriedade física da matéria e refere-se à capacidade de um soluto se dissolver em um solvente. É um conceito fundamental para entender muitos fenômenos naturais e processos industriais, tais como a fabricação de medicamentos e alimentos, a purificação de água, dentre inúmeros outros exemplos.

A solubilidade de uma substância pode ser afetada por diversos fatores, entre eles a temperatura, pressão e a natureza das substâncias envolvidas. No caso da temperatura, por exemplo, o aumento da mesma geralmente aumenta a solubilidade de substâncias sólidas em líquidos, mas diminui a solubilidade de gases.

A solubilidade é geralmente expressa em gramas do soluto por 100 gramas do solvente, e à uma dada temperatura. Massa de soluto que se dissolve no solvente até atingir a saturação é chamada de coeficiente de solubilidade.

Contextualização

A solubilidade é um conceito muito presente em nosso dia a dia, embora nem sempre percebamos. Vamos pensar, por exemplo, quando preparamos uma xícara de café. A quantidade de café que conseguimos dissolver na água quente é um exemplo prático de solubilidade.

Além disso, a solubilidade tem um papel fundamental em muitas indústrias, como a farmacêutica e alimentícia. Na indústria farmacêutica, por exemplo, a solubilidade de um medicamento afeta diretamente sua eficácia, já que se o medicamento não se dissolve adequadamente, ele não será absorvido pelo organismo.

Segue algumas referências confiáveis para aprofundar o estudo sobre solubilidade:

  1. Experiências de Solubilidade - Brasil Escola
  2. Teoria da Solubilidade - Química - InfoEscola
  3. Fatores que afetam a solubilidade - Khan Academy (Vídeo)

Atividade Prática

Título da atividade: Solubilidade em Ação

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma experiência prática e significativa de como a solubilidade funciona no dia a dia e como a temperatura afeta a solubilidade de algumas substâncias.

Descrição detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, irão realizar um experimento simples de solubilidade. Ao longo deste experimento, os estudantes irão variar a temperatura do solvente (água) para observar e medir como isso afeta a quantidade máxima de solutos (sal e açúcar) que podem ser dissolvidos.

Materiais necessários

  1. Sal (aproximadamente 500g)
  2. Açúcar (aproximadamente 500g)
  3. Água
  4. 3 Recipientes transparentes (copos de vidro ou de plástico transparente)
  5. Termômetro
  6. Colheres de medida
  7. 3 Fogareiros portáteis ou chapa de aquecimento
  8. Cronômetro

Passo a passo detalhado

PASSO 1: Os estudantes devem medir e registrar a temperatura inicial da água em cada recipiente.

PASSO 2: Em seguida, eles devem adicionar uma colher de sal à água em um dos recipientes e uma colher de açúcar à água em outro recipiente. O terceiro recipiente será o controle, onde nenhuma substância será adicionada.

PASSO 3: Os alunos devem registrar o tempo necessário para dissolver completamente o soluto em cada recipiente sem aquecimento. Eles devem agitar suavemente até que não possam ver mais nenhum grão de sal ou açúcar.

PASSO 4: Em seguida, os alunos devem repetir o processo para cada substância, mas desta vez aquecendo a água. Eles devem registrar o tempo necessário para dissolver o soluto e a temperatura da água.

PASSO 5: Por fim, os alunos devem comparar os resultados: o tempo de dissolução e a temperatura da água com e sem aquecimento.

Entrega do Projeto

Após a conclusão da parte prática, os alunos devem escrever um relatório que contenha os seguintes elementos:

Introdução: Os alunos devem explicar a solubilidade e sua importância, além de dar uma breve descrição do experimento que realizaram.

Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem detalhar a realização do experimento, incluindo a lista de materiais utilizados, o procedimento seguido e os dados coletados. Eles também devem incluir uma discussão dos resultados.

Conclusão: Os alunos devem resumir suas descobertas e refletir sobre o que aprenderam com o experimento. Eles devem conectar seus resultados com o que aprenderam sobre solubilidade e discutir quaisquer observações ou percepções interessantes que surgiram durante o experimento.

Bibliografia: Por fim, os alunos devem listar todas as referências que utilizaram para a realização do projeto. Por exemplo, os sites onde eles leram sobre solubilidade, os vídeos que assistiram para aprender sobre o experimento, etc.

Ao seguir essas etapas, os alunos estarão aprendendo sobre solubilidade de uma forma interativa e prática, além de desenvolver outras habilidades importantes, como a interpretação de resultados, trabalho em equipe e redação técnica.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies