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Projeto: Tonoscopia na Prática: a Influência do Sal na Pressão de Vapor da Água

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Propriedades Coligativas: Tonoscopia

Atividade Prática

Título: "Tonoscopia na Prática: a Influência do Sal na Pressão de Vapor da Água"

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo ajudar os alunos a compreenderem a tonoscopia através de um experimento prático e lúdico. Neste experimento, os alunos irão influenciar a pressão de vapor da água, modificando a temperatura na qual a água entra em ebulição através da adição de sal. O objetivo final é que eles entendam como fenômenos tonoscópicos estão presentes em nosso cotidiano.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, devem realizar um experimento prático para verificar a veracidade do conceito de tonoscopia. Em seguida, eles devem produzir um relatório detalhado sobre o experimento, contendo os tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

Materiais Necessários

  1. Fogão ou bico de Bunsen
  2. Panela pequena
  3. Termômetro
  4. Água
  5. Sal comum (NaCl)
  6. Cronômetro
  7. Câmera (para documentar o processo e resultados)

Passo a Passo Detalhado

  1. Em grupo, registre a temperatura ambiente e a pressão atmosférica do dia.
  2. Coloque cerca de 250ml de água na panela e deixe em fogo médio.
  3. Com o auxílio do termômetro, registre a temperatura da água logo quando começar a ferver.
  4. Repita o processo acima, mas adicionando duas colheres de sal na água antes de aquecê-la.
  5. Os alunos devem registrar todas as suas observações, incluindo as temperaturas registradas, o tempo que levou para a água ferver em cada situação e quaisquer outras observações pertinentes.

Entrega do Projeto e Documento Escrito

Após a conclusão do experimento, cada grupo deve elaborar um relatório em que discutem os resultados obtidos. As partes principais para incluir no relatório são:

  1. Introdução - Esta seção deve conter uma explicação do conceito de tonoscopia, suas aplicações práticas e o objetivo do experimento realizado.

  2. Desenvolvimento - Nesta seção, os alunos devem explicar em detalhes o procedimento experimental, descrevendo os passos realizados, as observações feitas e possíveis dificuldades encontradas. A discussão dos resultados obtidos também deve ocorrer nesta seção, onde os alunos irão destacar as diferenças observadas quando o sal foi adicionado à água.

  3. Conclusões - Neste segmento, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o experimento em relação ao conceito de tonoscopia. Eles devem discutir como os resultados do experimento se relacionam com o conceito teórico de tonoscopia e o que isso significa.

  4. Bibliografia - Por último, os alunos devem listar todas as fontes que utilizaram para completar o projeto, incluindo livros, vídeos, páginas da web, etc.

Os alunos devem usar este experimento e suas descobertas para eloquentemente discutir a tonoscopia. Este projeto não apenas avaliará a compreensão dos alunos sobre a tonoscopia, mas também sua habilidade de trabalhar em equipe, organizar seu tempo e comunicar de forma eficaz seus resultados e conclusões.

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