Entrar

Projeto: Cenários Impressionistas

Artes

Original Teachy

'EM13LGG601'

Impressionismo Contemporâneo

Contextualização

O Impressionismo, uma revolução artística que surgiu na França na segunda metade do século XIX, representa uma mudança importante na maneira como os artistas percebiam e representavam o mundo ao seu redor. Os impressionistas, como Monet, Pissarro, Renoir e Degas, distanciaram-se das convenções acadêmicas prevalecentes, em vez disso, preferindo retratar a aparência transiente e imediata das coisas. Suas técnicas inovadoras, como a escolha de cores puras e brilhantes, pinceladas soltas e a captura de efeitos efêmeros de luz e cor, transformaram fundamentalmente a pintura.

Eles foram nomeados por um termo depreciativo baseado na obra de Monet, "Impressão, Nascer do Sol". A crítica não entendeu as pinturas audaciosas e novas e reagiu com deboche. Mas com o tempo, o que era para ser um insulto tornou-se o nome de um dos mais importantes movimentos artísticos.

Nas artes plásticas, o Impressionismo tem um significado enorme, pois marca o início da arte contemporânea. Antes dele a arte estava muito ligada às regras da academia, como a pintura histórica, mitológica e retratos de pessoas da nobreza. O Impressionismo rompeu com essa tradição, trazendo cenas do cotidiano para as telas e experimentando novas técnicas.

Atividade Prática

Título da Atividade: Cenários Impressionistas

Objetivo do projeto

Aplicar os conceitos e técnicas do Impressionismo para criar uma peça de arte original e trazer a sua interpretação deste movimento de volta à vida. Além disso, contextualizar o trabalho em um cenário histórico e sociocultural específico.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos formarão grupos de 3 a 5 pessoas e serão desafiados a retratar uma cena do cotidiano moderno à luz do Impressionismo. Eles irão escolher um cenário e representá-lo usando as técnicas dos pintores impressionistas. Cada grupo será responsável por pesquisar a fundo o movimento, escolher um cenário relevante, criar uma obra de arte, e finalmente escrever um relatório detalhado sobre o processo.

Materiais Necessários

  1. Tela
  2. Tintas acrílicas ou óleo
  3. Pincéis
  4. Paleta
  5. Papel e caneta (para o esboço inicial da obra)
  6. Câmera ou celular (para documentação do processo)
  7. Computador com acesso à internet (para pesquisa e escrita do relatório)

Passo a Passo

  1. Pesquisa: Cada grupo deve mergulhar profundamente na pesquisa sobre o movimento Impressionista. Utilize os recursos de estudo mencionados na seção de contextualização como ponto de partida. Entenda as técnicas, temas e estilos utilizados pelos artistas desse movimento. Faça uma análise detalhada de algumas obras significativas e discuta o que as torna impressionantes.

  2. Escolha do Cenário e Preparação: Com base na pesquisa, escolha um cenário do cotidiano moderno para pintar. Pense em um lugar que seja familiar, mas também cativante. Esboce-o primeiramente no papel para ter uma ideia de como irá representá-lo em sua pintura. Documente o processo de esboço com fotos para incluir em seu relatório posteriormente.

  3. Criação da Obra de Arte: Transfira seu esboço para a tela e comece a pintar, utilizando-se das técnicas dos pintores impressionistas. Lembre-se, o Impressionismo não é sobre detalhes minuciosos, mas sobre a captura de luz e cor e a impressão geral do cenário.

  4. Documentação: Ao longo do processo de criação, documente o progresso de seu trabalho. Tire fotos em diferentes estágios do progresso para mostrar a evolução de sua pintura. Isso será incluído em seu relatório.

  5. Relatório: Após a conclusão da pintura, o grupo deve preparar um relatório escrito detalhado, dividido em quatro seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. O relatório deve ter entre 2000 e 3000 palavras e, além do conteúdo requerido em cada seção, deve incluir a justificativa para a escolha do cenário, descrição do processo de criação da obra, desafios enfrentados e as decisões tomadas pelo grupo para superá-los.

As fotos documentando o processo de criação devem ser incluídas na seção "Desenvolvimento" do relatório, junto com uma análise de como a pintura criada captura os elementos chave do Impressionismo. Além disso, o relatório deve fazer uma conexão do trabalho realizado com a realidade contemporânea, discutindo como e por que o Impressionismo ainda é relevante nos dias de hoje.

Entrega dos trabalhos

A entrega final do projeto consiste na obra de arte criada pelo grupo e o relatório escrito. O relatório deve apresentar coesão, boa redação e deve ser bem fundamentado, com referências bibliográficas adequadas. Os debates e discussões ocorridos durante a concepção do projeto devem ser refletidos no relatório, possibilitando uma melhor avaliação do envolvimento e contribuição de cada membro da equipe.

A obra de arte criada deve ser uma representação clara dos conceitos do Impressionismo e demonstrar a habilidade do grupo de aplicar o conhecimento teórico em um projeto prático. Ambas as peças (a obra de arte e o relatório) são complementares. O relatório escrito contextualiza a obra de arte e, inversamente, a obra de arte evidencia os conhecimentos adquiridos através da pesquisa, demonstrados no relatório.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies