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Projeto: Simulando a Primeira Lei de Mendel: Dominante x Recessivo

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT205'

Genética: 1ª Lei de Mendel

Contextualização

A Genética é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, o processo de transmissão de características físicas e biológicas de pais para filhos ao longo das gerações. No coração deste estudo, estão as descobertas de Gregor Johann Mendel, um monge austríaco que é frequentemente referido como o "pai da genética moderna". Em particular, a Primeira Lei de Mendel - também conhecida como Lei da Segregação - é um princípio fundamental que necessitamos compreender a fim de desvendar os mistérios da hereditariedade.

A Primeira Lei de Mendel descreve como alelos - variações de um gene - são separados e distribuídos para os descendentes. Em outras palavras, essa lei afirma que cada descendente receberá um alelo de cada pai, sem mistura. Esse princípio simples tem enormes implicações para a forma como as características são transmitidas de geração para geração.

Essa lei tem importância vital em diversas áreas do conhecimento. Da agricultura à medicina, a Primeira Lei de Mendel auxilia na compreensão de como as características são passadas adiante, ajudando no desenvolvimento de culturas mais resilientes e produtivas, assim como na previsão de doenças genéticas em seres humanos.

Na agricultura, por exemplo, a compreensão dessa lei auxilia no desenvolvimento de culturas mais fortes, permitindo aos agricultores selecionarem as sementes com características desejáveis para plantio na próxima estação. Na medicina, compreender a herança genética através da Primeira Lei de Mendel é crucial para prever a probabilidade de um indivíduo herdar uma doença genética.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Simulando a Primeira Lei de Mendel: Dominante x Recessivo"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é realizar uma simulação prática para compreender a Primeira Lei de Mendel. Através dessa atividade, os alunos devem ser capazes de entender como os alelos são segregados e distribuídos para a descendência e a diferença entre genes dominantes e recessivos. Além disso, os alunos também aprenderão a calcular as probabilidades de um determinado filho de pais com um par de alelos específico nascer com características dominantes ou recessivas.

Descrição Detalhada do Projeto

Esse projeto será realizado em grupos de 3 a 5 estudantes. Cada grupo irá simular o cruzamento de ervilhas, como fez Gregor Mendel em seus estudos, utilizando moedas para representar os alelos. A atividade será realizada em duas partes: a simulação da segregação dos alelos e a análise dos resultados.

Materiais Necessários

  • Duas moedas para cada grupo.
  • Um quadro grande ou um pedaço de papel para anotar os resultados dos lançamentos.
  • Caneta ou marcador.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

Parte 1: A simulação

  1. Cada moeda representa um alelo. Determine que um lado da moeda representa o alelo dominante ("A") e o outro lado representa o alelo recessivo ("a").
  2. Cada par de moedas representa um organismo. Decidam juntos quais organismos vocês irão cruzar. Por exemplo, vocês podem escolher cruzar um organismo AA com um organismo aa.
  3. Lancem as moedas e anotem o resultado.
  4. Repitam o lançamento das moedas 50 vezes para simular o cruzamento de diversos organismos.

Parte 2: A análise dos resultados

  1. Calcule a frequência de cada combinação de alelos (AA, Aa, aa) que resultou dos cruzamentos. Isto é feito dividindo o número de vezes que cada combinação ocorreu pelo total de lançamentos (50).
  2. Agora, calcule a probabilidade teórica de cada uma dessas combinações ocorrer no cruzamento dos organismos que vocês escolheram no início.
  3. Comparem as frequências observadas com as probabilidades teóricas. Elas são iguais? Se não, por que vocês acham que isso aconteceu?

Entrega do Projeto e Conexão com as Atividades

Após a realização da atividade prática, cada grupo deve elaborar um relatório escrito contendo:

  • Introdução: Contextualizem o tema da Primeira Lei de Mendel, sua relevância, aplicação no mundo real, e o objetivo deste projeto. Incluam a descrição dos organismos que vocês escolheram cruzar e por que.

  • Desenvolvimento: Descrevam detalhadamente a atividade que vocês realizaram. Incluam a explicação da teoria por trás da Primeira Lei de Mendel e da segregação dos alelos, a descrição do passo a passo da simulação, a metodologia utilizada para calcular as frequências observadas e as probabilidades teóricas, e a apresentação e discussão dos resultados obtidos.

  • Conclusão: Façam as conclusões retomando os pontos principais do relatório, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Se as frequências observadas e as probabilidades teóricas não foram iguais, explicitem por que vocês acham que isso aconteceu e o que isso nos diz sobre a Primeira Lei de Mendel e o mundo real.

  • Bibliografia: Citem as fontes que vocês se basearam para trabalhar no projeto. Tais fontes podem ser livros, páginas da web, vídeos, etc.

O relatório deve ser entregue ao professor em uma data previamente estabelecida.

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