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Projeto: Jogo de Cartas: Poder e Política

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS501'

Política e Poder

Contextualização

O tema "Política e Poder" é uma abordagem fundamental no estudo da Filosofia, pois engloba questões sobre como as sociedades são organizadas, quem as lidera e quais os efeitos dessas dinâmicas sobre o indivíduo e sobre o coletivo. Compreender este tema é essencial para atuar de maneira consciente e responsável em nossa sociedade.

Os conceitos de política e poder são muitas vezes vinculados à corrupção e à manipulação, mas na realidade, eles são ferramentas importantes para o gerenciamento e a administração de um grupo ou sociedade. A política é a arte de governar, de tomar decisões que afetam o coletivo. Já o poder pode ser entendido como a capacidade, a habilidade ou a autoridade para fazer algo, sendo ele um meio para alcançar os fins na política.

Por que é importante?

Viver em sociedade requer que tomemos decisões em conjunto. Mas quem deve tomar essas decisões? Como devem ser tomadas? Estas são questões fundamentais para o estudo de Política e Poder. Além disso, vivemos em um mundo cada vez mais complexo e interligado, onde decisões tomadas em um país podem afetar pessoas em diferentes partes do globo. Assim, conhecer sobre política e poder é fundamental para atuarmos de maneira consciente e responsável.

Nesse sentido, entender como esses processos ocorrem, quais as estratégias utilizadas e como elas afetam a nossas vidas, torna-se essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equânime. Seja votando, debatendo ou protestando, todos somos, num grau ou outro, agentes políticos.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Jogo de Cartas: Poder e Política"

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade é explorar, de maneira lúdica e dinâmica, conceitos como poder e política. Os alunos irão criar e jogar um jogo de cartas que simula a construção de uma sociedade, onde diferentes estratégias darão a eles diferentes formas de poder e influência política. Além disso, o jogo permitirá que os alunos experimentem, na prática, dilemas éticos inerentes à política e ao exercício do poder.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos de 3 a 5 pessoas deverão pensar, desenhar e criar um jogo de cartas envolvendo os conceitos de Política e Poder. As regras do jogo devem permitir que os jogadores experimentem situações que envolvam tomadas de decisões estratégicas e éticas, negociações, alianças, conflitos e outras situações que remetem ao funcionamento de uma sociedade.

O jogo deve seguir algumas premissas:

  • Cada carta deve representar um papel na sociedade (governo, oposição, empresas, mídia, movimentos sociais, etc.) ou um evento (eleições, protestos, crises econômicas, etc.)
  • Os jogadores devem ter a possibilidade de ganhar ou perder poder e influência durante o jogo, dependendo das decisões que tomarem.
  • As regras devem estimular a cooperação e negociação entre os jogadores, mas também permitir a competição e o conflito.

Materiais Necessários

  • Papel e canetas coloridas para a criação das cartas.
  • Acesso à internet para pesquisa de referências, regras e instruções de jogos de cartas.
  • Materiais para personalizar o tabuleiro de jogo, caso o grupo decida por criar um tabuleiro.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Estudo dos conceitos: Comecem por estudar os conceitos de política e poder, usando os recursos recomendados e outros que julgarem relevantes.
  2. Brainstorming de ideias: Em seu grupo, discutam e anotem ideias iniciais para o jogo. Quais papéis e eventos poderiam ser representados nas cartas? Quais seriam as regras?
  3. Desenho das cartas: Utilizando o papel e as canetas, desenhem as cartas do jogo. Tentem ser o mais criativos possível, e lembrem-se que as ilustrações devem ajudar a compreender o papel ou evento que a carta representa.
  4. Criação das regras: Definam as regras do jogo. Como as cartas são utilizadas? Como se ganha ou perde poder? Como se vence o jogo?
  5. Teste do jogo: Joguem uma ou mais partidas do jogo, fazendo ajustes nas regras se necessário.
  6. Preparação do relatório: Escrevam um relatório detalhando a criação do jogo, as regras, as partidas jogadas e as reflexões surgidas a partir da atividade. Lembrem-se de incluir imagens das cartas e do jogo em ação.

Entrega do Projeto

Na conclusão do projeto, cada grupo deverá entregar o jogo de cartas criado, juntamente com um relatório escrito contendo:

  1. Introdução: Contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicar a teoria por trás do tema central do projeto, descrever o processo de criação do jogo, as regras estipuladas, e a reflexão do grupo sobre as partidas jogadas.
  3. Conclusão: Retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Espera-se que, com o desenvolvimento do jogo e a redação do relatório, os alunos possam experimentar na prática alguns dos dilemas inerentes ao poder e à política, além de desenvolver habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo, proatividade, entre outros.

Iara Tip

DICA DA IARA

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