Entrar

Projeto: Um Passeio pela Diversidade Cultural

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS301'

Diversidade Cultural

Contextualização

A diversidade cultural abrange as diferenças culturais que existem entre as pessoas, tais como linguagem, vestimenta e tradições, além disso, a diversidade cultural tem um entendimento amplo e específico, incluindo tanto formas artísticas e expressões culturais quanto sistemas culturais, ou seja, cultura no sentido antropológico do termo.

A diversidade cultural é um conceito que parte da análise de culturas distintas que existem no mundo e suas particularidades, considerando as diferenças e similitudes, daí a importância do estudo e reflexão desse conceito na filosofia.

A filosofia, ciência mãe de todas as ciências, auxilia na compreensão de realidades distintas, através da análise crítica, aguça o senso de humanidade e respeito com o próximo valorizando a empatia e o respeito a diferença. É a filosofia que vai nos dar ferramentas para nos posicionar de maneira ética e respeitosa diante da diversidade cultural que nos cerca.

O respeito à diversidade cultural é essencial para a convivência harmônica entre os povos e nações. Por meio do entendimento e do respeito à diversidade cultural, podemos promover a paz e a compreensão entre as nações, trabalhar na erradicação do preconceito e da discriminação, e garantir que todos tenham a oportunidade de participar plenamente na sociedade.

Hoje, vivemos num mundo globalizado onde a diversidade cultural é cada vez mais evidente. As sociedades estão se tornando cada vez mais multiétnicas e multiculturais, e o respeito, a compreensão e a valorização da diversidade cultural são fundamentais para a harmonia social e a coesão.

Recursos para estudo:

Atividade Prática - "Um Passeio pela Diversidade Cultural"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma vivência com a diversidade cultural, ampliando o conhecimento em um contexto real e prático, partindo da teoria dada em sala de aula. Ademais, estimular a prática de habilidades como pesquisa, comunicação, colaboração, gerenciamento de tempo e resolução de problemas.

Descrição do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 integrantes, devem pesquisar, analisar e apresentar uma cultura diferente da sua. Essa cultura pode ser de um país, região ou comunidade específica. O objetivo é apresentar os costumes, tradições, vestimentas, culinária, língua, crenças, arte e etc. O trabalho deve ser apresentado em um vídeo onde os alunos irão simular um programa de viagens, mostrando aspectos relevantes dessa cultura.

Materiais Necessários

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para confecção de material gráfico (Se necessário)
  • Smartphone/Câmera para gravação do vídeo
  • Programas de edição de vídeo (se disponível)

Passo a Passo do Projeto

  1. Dividir os alunos em grupos de 3 a 5 membros.

  2. Cada grupo escolhe uma cultura que deseja apresentar

  3. Realizar pesquisa sobre a cultura escolhida, focando nos aspectos relevantes como culinária, vestimenta, tradições, crenças, etc.

  4. Preparar um roteiro para o vídeo, incluindo a apresentação dos aspectos culturais e simulações de situações que transmitam essas características culturais.

  5. Gravar o vídeo, seguindo o roteiro preparado.

  6. Editar o vídeo, se necessário.

  7. Apresentar o vídeo para a turma e entregar o relatório.

Entrega do Projeto

Cada grupo deve entregar um vídeo com duração entre 15 e 20 minutos e um relatório escrito que contenha:

  1. Introdução: Deve envolver a contextualização da cultura escolhida, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como os objetivos deste projeto.

  2. Desenvolvimento: Aqui, deve-se detalhar as informações teóricas sobre a cultura abordada, a descrição das atividades realizadas, a metodologia utilizada para a pesquisa e a produção do vídeo, e a discussão dos resultados obtidos.

  3. Conclusão: O grupo deve retomar os pontos principais do trabalho, destacando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. É interessante apontar como esse projeto contribuiu para uma maior compreensão e respeito à diversidade cultural.

  4. Bibliografia: O grupo deve listar todas as fontes que utilizou para executar o projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.

O projeto tem um prazo de entrega de 1 mês. Isso dá tempo suficiente para os alunos trabalharem de forma séria, mas também não tão longo que possa perder significado e contexto devido ao passar do tempo.

Após a finalização dessa fase, finalize o projeto com a conclusão e critérios de correção. Explique, com riqueza de detalhes, como o professor vai corrigir o projeto, dando exemplos de uma lista de critérios de avaliação BEM detalhada.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies