Contextualização
Introdução Teórica
A África é um continente de vasta diversidade cultural, geográfica e histórica que tem uma história rica e complexa que se estende desde o início da humanidade até o mundo moderno. Infelizmente, muitas vezes, essa história foi contada de maneiras que minimizam a complexidade e a humanidade das pessoas africanas. Este projeto, "A África no Mundo Globalizado 2", procura iluminar a complexidade da experiência africana e destacar a importância da África no mundo globalizado.
O mundo globalizado pode ser caracterizado pela conectividade e interdependência em nível econômico, político e cultural. A África, como todos os continentes, é profundamente afetada por esses fenômenos. Este projeto explorará questões como as desigualdades entre a África e o "Ocidente" em termos de economia global, a influência e intercâmbio cultural entre a África e o mundo e as questões ambientais que afetam o continente africano.
A África é um continente que tem sido historicamente marginalizado e explorado na economia global. Este projeto irá examinar as circunstâncias históricas que levaram a esta posição atual, bem como as oportunidades e desafios que a globalização oferece para a África. A questão da desigualdade global é uma questão geográfica, mas também uma questão de história, política e economia, tornando este projeto interdisciplinar.
Contextualização do Tema e Importância
A compreensão da posição da África no mundo globalizado é essencial para entender as dinâmicas globais contemporâneas. A África é um continente de grande importância geográfica, devido à sua localização, recursos naturais e diversidade ambiental. Além disso, a África é lar de mais de um bilhão de pessoas, cada uma com sua própria experiência única e válida do mundo.
A globalização tem efeitos profundamente diferentes em diferentes partes do mundo. É essencial entender como diferentes partes do mundo, como a África, são afetadas pela globalização para ter uma compreensão completa desses processos complexos. Além disso, a África é muitas vezes retratada de forma simplista e estereotipada na mídia e na cultura popular. Este projeto encorajará os alunos a questionar essas narrativas e a desenvolver uma compreensão mais matizada e completa do papel da África no mundo globalizado.
Atividade Prática
Título da Atividade: África Globalizada: Uma Imersão Multimídia
Objetivo do Projeto
A atividade tem como objetivo construir uma compreensão profunda e multifacetada da África no mundo globalizado.
Descrição Detalhada do Projeto
Este projeto é um estudo multidisciplinar (Geografia, História, Economia e Artes) sobre a África na era da globalização. Consistirá na criação de um documentário multimídia que inclua diferentes tipos de materiais: mapas, gráficos, entrevistas, vídeos, fotografias e mais. Este documentário deve explorar quatro principais subtemas:
- África e a economia global
- África e a cultura global
- África e o ambiente global
- África e a política global
Cada grupo de alunos será responsável por um subtema, devendo fazer um documentário multimídia de 15-20 minutos. A análise e discussão de cada subtema exigirá uma investigação abrangente e crítica das fontes, bem como a capacidade de sintetizar e apresentar informações de forma clara, precisa e envolvente.
Materiais Necessários
Os alunos irão precisar de um computador ou tablet com acesso à internet, software de edição de vídeo (existem várias opções gratuitas disponíveis online), câmera (um smartphone pode ser suficiente), e um microfone para entrevistas.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
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Pesquisa: Cada grupo deve conduzir uma pesquisa aprofundada sobre o seu subtema. Isto deve incluir a leitura de textos acadêmicos, a visualização de documentários existentes, a consulta de fontes online confiáveis e, se possível, entrevistas com especialistas no campo.
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Planejamento: Em seguida, cada grupo deve planejar seu documentário. Isto deve incluir a elaboração de um roteiro, a decisão sobre que tipo de mídia incluir (por exemplo, fotografias, gráficos, entrevistas) e a delegação de tarefas entre os membros do grupo.
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Produção: Os alunos devem então produzir seu documentário. Isto deve incluir a gravação de entrevistas, a captura de fotografias ou vídeos, e a criação de gráficos ou mapas.
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Edição: Finalmente, os alunos devem editar todos os elementos juntos para criar o documentário final.
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Apresentação e Discussão: Cada grupo apresentará seu documentário para a classe. Após cada apresentação, haverá uma discussão em sala de aula sobre o tema do documentário.
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Relatório: Depois de concluído o documentário, os alunos deverão elaborar um relatório detalhado que inclua uma introdução ao seu subtema, uma discussão dos principais conceitos e teorias relacionadas, uma descrição detalhada da metodologia que usaram para criar o documentário, e suas conclusões. Além disso, cada relatório deve incluir uma lista completa de todas as fontes consultadas durante a pesquisa e produção do documentário.
Entregas do Projeto
Os alunos deverão entregar o documentário multimídia junto com um relatório escrito do projeto. O relatório deve ser organizado da seguinte maneira:
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Introdução: O aluno deve contextualizar o seu respectivo subtema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste documento.
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Desenvolvimento: O aluno deve explicitar os conceitos-chave, o processo de criação do documentário, as fontes utilizadas e as conclusões que tiraram do subtema.
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Conclusão: Cada aluno deve concluir o relatório abordando os principais pontos de aprendizado, os desafios encontrados e as soluções propostas.
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Bibliografia: O aluno deve indicar e citar corretamente todas as fontes utilizadas para o projeto, seguindo as normas da ABNT.
Antes da entrega final, os alunos devem revisar atentamente os seus trabalhos para garantir que eles cumprem todos os requisitos do projeto.