Contextualização e Introdução
Introdução Teórica
Ao longo das aulas de Geografia, já estudamos as diferentes regiões do Brasil e suas peculiaridades. Durante essa jornada, descobrimos a complexidade socioeconômica e ambiental que cada uma delas apresenta, e compreendemos que, para entender bem o nosso país, precisamos desvendar os desafios e as potencialidades de cada uma. Agora, chegamos à região Sudeste, o motor econômico do Brasil, as grandes metrópoles, a desigualdade social, os problemas ambientais, a interiorização e seus biomas. Uma região plural que, por um lado, abriga estados com os maiores PIBs do país, e por outro, carrega desigualdades socioeconômicas profundas.
Estudaremos como se deram os processos de crescimento e interiorização, compreendendo como as cidades do interior se desenvolveram e se organizaram. Analisaremos os biomas e os problemas ambientais associados à exploração de recursos naturais na região Sudeste. Aprofundaremos nosso conhecimento sobre as grandes metrópoles e a desigualdade social que nelas persiste. Por fim, entenderemos como a região Sudeste é um exemplo prático do convívio entre desenvolvimento e desafios socioambientais.
Em todas essas discussões, traremos a interdisciplinaridade, unindo Geografia e Sociologia, para entendermos a região Sudeste além dos mapas e paisagens. Estas disciplinas se complementam para trazer uma visão mais abrangente e detalhada dos assuntos que iremos abordar.
Contextualização do Tema
A região Sudeste do Brasil é a mais povoada e urbanizada do país. As cidades do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, são consideradas metrópoles, com alta densidade populacional e grande influência política, econômica e cultural. No entanto, essa concentração de poder e riquezas convive com altos índices de desigualdade social, que se refletem em problemas como a pobreza, a falta de acesso à educação e saúde de qualidade, e a violência.
Além disso, o Sudeste enfrenta sérios problemas ambientais, como a poluição, o desmatamento e a expansão desenfreada da urbanização, que ameaçam os seus biomas, como a Mata Atlântica e o Cerrado. Por fim, a interiorização da região também traz desafios, já que muitos municípios não possuem infraestrutura adequada para suportar o crescimento populacional e econômico.
Atividade Prática
Título da Atividade: Desvendando o Sudeste: Metrópoles, Interiorização e Biomas
Objetivo do Projeto
O objetivo geral dessa atividade é compreender os aspectos socioeconômicos e ambientais que caracterizam a região Sudeste do Brasil. Especificamente, os alunos devem realizar uma pesquisa aprofundada sobre as metrópoles, a desigualdade social, os problemas ambientais, a interiorização da região e seus biomas, e apresentar suas conclusões de forma criativa e engajante.
Descrição detalhada do Projeto
Esse projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos. A duração do projeto será de aproximadamente doze horas por aluno participante, distribuídas ao longo de duas semanas.
Os estudantes deverão dividir-se em equipes e escolher um dos estados da região Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro ou São Paulo) para ser o foco de seu estudo. Cada equipe deverá pesquisar e analisar os seguintes aspectos:
- A evolução histórica da urbanização e da interiorização no estado escolhido.
- A situação socioeconômica atual do estado, com foco nas grandes metrópoles e na desigualdade social.
- Os principais problemas ambientais enfrentados pelo estado, incluindo a exploração de recursos naturais e o impacto sobre os biomas do estado.
- A dinâmica entre a capital do estado, as metrópoles regionais e as cidades do interior.
A partir dessa pesquisa, cada equipe deve criar uma apresentação multimídia (pode ser um vídeo, um podcast, ou uma apresentação de slides interativa) para apresentar suas descobertas para a classe. A apresentação deve ser informativa, mas também engajante, utilizando recursos visuais, sonoros e/ou interativos para capturar a atenção dos colegas.
Materiais necessários
- Acesso à internet para pesquisa.
- Materiais para criação da apresentação multimídia (computador com software de edição de vídeo ou slides, microfone para gravação de áudio, etc).
Passo a passo detalhado para a realização da atividade.
- Formação dos grupos e escolha do estado a ser estudado.
- Pesquisa sobre a evolução histórica da urbanização e da interiorização no estado escolhido.
- Pesquisa sobre a situação socioeconômica atual do estado, com foco nas grandes metrópoles e na desigualdade social.
- Pesquisa sobre os principais problemas ambientais enfrentados pelo estado, incluindo a exploração de recursos naturais e o impacto sobre os biomas do estado.
- Elaboração da apresentação multimídia, incluindo a coleta de imagens, gravação de áudios, edição de vídeos ou criação de slides.
- Apresentação do trabalho para a classe.
Após a realização da pesquisa e da apresentação multimídia, cada grupo deve redigir um relatório que contém quatro seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
- Introdução: Os alunos devem contextualizar o estado escolhido, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Os alunos devem explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Cada grupo terá a oportunidade de refletir sobre os aprendizados obtidos, ressaltando os desafios e sucessos encontrados durante o desenvolvimento do projeto. A apresentação e o relatório serão formatos complementares que permitirão aos alunos expressarem suas descobertas de maneira ampla e detalhada.