Contextualização
A Região Sul do Brasil é composta pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É uma região de grande importância económica para o país, destacando-se na agricultura, indústria e serviços. Essa região apresenta uma geografia rica, com diferentes biomas que coexistem em um espaço marcado por uma intensa integração económica.
A economia da Região Sul é fortemente marcada pela presença de pequenas e médias empresas, muitas delas de base familiar. A diversidade da produção agrícola, que vai desde produtos de clima temperado, como vinho e maçã, até produtos tropicais, como soja e milho, torna essa região uma das mais produtivas do Brasil. A indústria também é bastante diversificada, destacando-se a produção de calçados, móveis, metal-mecânico e agroindustrial.
A Região Sul também possui três importantes biomas: Mata Atlântica, Pampa e Araucária. O bioma Mata Atlântica, um dos mais ricos e ameaçados do mundo, abrange a maior parte do Paraná e uma parte de Santa Catarina. O bioma Pampa, que se estende por todo o Rio Grande do Sul, apresenta uma vegetação campestre, com grande riqueza de espécies e grande valor para a pecuária. Já o bioma Araucária, típico das regiões de altitude, é marcado pela presença das araucárias, árvores que fornecem pinhões, que são a base para diversas receitas típicas da região.
Importância
A integração económica da Região Sul é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e está fortemente ligada à conservação dos seus biomas. A exploração sustentável dos recursos naturais, a valorização e a promoção das cadeias produtivas locais são essenciais para garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a preservação do meio ambiente.
Essa questão é especialmente relevante no mundo contemporâneo, caracterizado por uma crescente preocupação com o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental. Nesse sentido, a Região Sul oferece um importante laboratório para a compreensão e o aprimoramento das práticas económicas sustentáveis.
Atividade Prática: "Explorando a Região Sul: Integrando a Economia e os Biomas"
Objetivo do projeto
Compreender as relações entre a economia e os biomas da Região Sul, evidenciando a importância da sustentabilidade e da preservação biológica para o desenvolvimento econômico regional.
Descrição detalhada do projeto
Cada grupo (de 3 a 5 alunos) representará o Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul. Eles terão a missão de desenvolver um "Roteiro Turístico-Ecológico-Econômico" do estado que representam, alinhando o conhecimento dos biomas e das atividades econômicas que ali se desenvolvem.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à internet;
- Papel e caneta para anotações;
- Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc.)
- Mapas da região sul disponíveis nos livros didáticos ou internet.
Passo a Passo
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Pesquisa: O grupo deverá pesquisar e estudar sobre o estado que representa, focando nos seus principais biomas e atividades econômicas. Os recursos indicados na seção "Recursos" podem ser um bom ponto de partida.
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Criação do roteiro: Com base na pesquisa, o grupo deverá planejar um roteiro que passe pelos principais biomas do estado e que destaque as atividades econômicas que ali se desenvolvem. Cada parada do roteiro deverá ter uma breve descrição do bioma, das atividades econômicas do local e da relação entre eles.
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Elaboração da apresentação: O grupo deverá elaborar uma apresentação contendo o roteiro e as descrições de cada parada. A apresentação deverá ser visualmente atrativa e informativa, podendo conter imagens, mapas e gráficos.
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Apresentação do roteiro: Cada grupo apresentará o seu roteiro para o professor e para a turma, explicando a relação entre os biomas e a economia do estado que representa.
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Redação do relatório: Após a apresentação, o grupo deverá redigir um relatório detalhado explicando o projeto e os resultados obtidos.
Entregas do projeto
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Apresentação do roteiro turístico-ecológico-econômico: Cada grupo deverá entregar a apresentação em slides que será apresentada para a classe e para o professor. A apresentação deverá ser visualmente atrativa e informativa, incluindo descrições detalhadas dos diferentes biomas e das atividades econômicas do estado, bem como a relação entre eles.
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Documento escrito: Após a apresentação, o grupo deverá redigir um relatório contendo, mas não limitado a, quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
a. Introdução: Os alunos devem contextualizar o estado representado, o objetivo do roteiro e sua relevância.
b. Desenvolvimento: Os alunos devem descrever o roteiro criado, os biomas explorados e as atividades econômicas associadas. Além disso, devem explicar a relação entre os biomas e as atividades econômicas de cada local do roteiro.
c. Conclusões: Os alunos devem retomar os principais pontos do projeto, enfatizando os aprendizados e as conclusões retiradas. Devem refletir sobre a importância da preservação dos biomas para o desenvolvimento econômico sustentável.
d. Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes utilizadas para desenvolver o projeto.
A realização do projeto deve levar de duas a quatro horas por aluno e deve ser entregue em até uma semana a partir da data de início.