Contextualização
O Brasil é um país com uma grande diversidade biológica. Seu território abrange seis diferentes biomas: a Amazônia, o Pantanal, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga e o Pampa. Cada um desses biomas se distingue por fatores como clima, flora, fauna e ação humana, criando ecossistemas únicos e complexos.
Biomas Brasileiros
O estudo dos biomas brasileiros é crucial para compreender as dinâmicas ambientais e socioeconômicas que compõem nossa nação. Embora os biomas possam parecer unidades independentes, eles estão interconectados por processos naturais e influências humanas. O desmatamento na Amazônia, por exemplo, pode afetar as chuvas no Cerrado. A agricultura intensiva na Mata Atlântica pode levar à perda de biodiversidade e alterar o ciclo da água.
Preservação e Impacto Humano
A preservação destes biomas é tema de grande relevância. A ação humana tem impactado significativamente esses ambientes, em muitos casos, ocasionando desmatamentos, extinção de espécies e alterações climáticas. Estudar os biomas brasileiros envolve também tratar das práticas agropecuárias, extrativistas e de exploração de recursos que ocorrem nestes espaços, assim como o impacto destas atividades na vida das populações locais e na manutenção da biodiversidade.
Atividade Prática: "Explorando os Biomas Brasileiros"
Objetivo do Projeto
O objetivo é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os biomas brasileiros, as cadeias produtivas neles existentes e seus impactos socioambientais, considerando ainda a vivência das comunidades tradicionais.
Descrição do Projeto
Para este projeto, os grupos de alunos (3 a 5 integrantes) deverão escolher um dos seis biomas brasileiros e realizar uma pesquisa detalhada sobre ele, dividindo o trabalho em três partes:
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Caracterização do Bioma: Os alunos deverão descrever seu bioma em termos de clima, flora, fauna, usos humanos e outras características geográficas relevantes.
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Cadeias Produtivas: O grupo deverá identificar uma ou duas principais atividades agropecuárias ou de exploração de recursos naturais que ocorrem no bioma escolhido. Deverão descrever a cadeia produtiva em detalhes, ressaltando os principais impactos ambientais gerados por esta atividade e as formas de mitigação desses impactos, se existirem.
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Comunidades Tradicionais: Os alunos deverão pesquisar sobre uma ou mais comunidades tradicionais presentes no bioma escolhido. Deverão discutir como essas comunidades utilizam os recursos do bioma e como suas práticas se relacionam com a sustentabilidade.
O projeto deve culminar na elaboração de um relatório escrito e na criação de uma apresentação multimídia (utilizando PowerPoint, Prezi, Google Slides etc.) que será apresentada para a turma.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à internet
- Software de apresentação (PowerPoint, Prezi, Google Slides, etc.)
- Materiais para tomar notas (bloco de notas, canetas, etc.)
Passo a Passo do Projeto
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Organização do Grupo e Definição de Tarefas: O grupo deve se reunir e escolher o bioma a ser pesquisado. Além disso, as tarefas devem ser divididas igualmente entre os membros, considerando as três partes do projeto.
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Pesquisa: Cada membro do grupo deve realizar pesquisas sobre sua tarefa. É importante anotar as fontes usadas, pois serão necessárias para a elaboração do relatório e da bibliografia.
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Elaboração do Relatório: O grupo deve reunir todas as informações coletadas para escrever o relatório, dividido nas três partes mencionadas. É importante que o relatório esteja bem estruturado e que cite corretamente todas as fontes consultadas.
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Elaboração da Apresentação: Depois de concluir o relatório, o grupo deve trabalhar juntos para criar a apresentação que será apresentada à classe. O objetivo da apresentação é resumir as principais conclusões do relatório de forma visual e envolvente.
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Apresentação do Trabalho: Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seu trabalho para a classe. É importante que todos os membros do grupo participem da apresentação.
Entregas do Projeto
Os alunos entregarão o relatório escrito e farão uma apresentação oral do seu trabalho. O relatório deve incluir os tópicos: Introdução, Desenvolvimento (dividido em Caracterização do Bioma, Cadeias Produtivas, Comunidades Tradicionais), Conclusão e Bibliografia.
No relatório, além de discutirem cada parte, os alunos devem evidenciar os conceitos teóricos aprendidos durante as aulas no contexto do bioma estudado e analisar criticamente a informação obtida. Além disso, deverão apontar possíveis soluções para os problemas identificados.
O relatório escrito complementa a apresentação, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de redação, análise crítica, síntese de informações e domínio de diferentes gêneros textuais, e possibilitando uma abordagem mais aprofundada do que a permitida pelo tempo de apresentação.