Contextualização
A industrialização no Brasil teve seu estopim no século XIX, entretanto, o real processo de desenvolvimento industrial ocorreu no século XX, um período marcado por dois importantes líderes políticos: Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Sendo assim, este projeto visa aprofundar o entendimento da turma acerca da industrialização brasileira, de Vargas a JK.
Introdução Teórica
Getúlio Vargas inaugurou um período de transformações econômicas e sociais no Brasil, com a passagem de um sistema primordialmente agrário para um voltado ao desenvolvimento industrial. Durante a "Era Vargas", o Brasil começou a se industrializar, tendo como principal foco a substituição de importações, estratégia que visava o fortalecimento da indústria nacional.
Juscelino Kubitschek, por sua vez, deu continuidade ao processo iniciado por Vargas, principalmente através do seu plano de governo conhecido como "50 anos em 5". O objetivo era acelerar o desenvolvimento econômico, com foco na indústria automobilística, energia elétrica e transporte. Esse período é conhecido por um grande crescimento da economia e da indústria brasileira, que consequentemente trouxe mudanças sociais e urbanísticas significativas.
Contextualização
A industrialização de um país é um fenômeno que pode alterar drasticamente sua economia, sociedade, política e relação com o mundo. No caso do Brasil, o período de Vargas a JK representa um cenário de profundas transformações, que moldaram a nação que temos hoje.
Compreender essas mudanças vai além de entender o passado. A industrialização do Brasil teve consequências diretas na formação de nossa sociedade, no crescimento de nossas cidades, na organização de nossa economia e nos desafios que enfrentamos no presente. Assim, o entendimento desse período é essencial para compreender o Brasil do século XXI.
Atividade Prática
Título: Industrialização Brasileira: De Vargas a JK
Objetivo do Projeto
Essa atividade tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão profunda dos processos e impactos da industrialização brasileira no âmbito nacional e internacional, durante a era Vargas e JK. Além disso, a atividade busca desenvolver no estudante habilidades de pesquisa, análise, síntese e produção textual, importante para a construção de um pensamento crítico e argumentativo.
Descrição Detalhada do Projeto
O projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos e irá durar aproximadamente três semanas.
Os alunos serão levados a produzir um painel informativo digital, com recursos multimídias, que deverá conter the following seções:
- Contexto histórico e econômico das eras Vargas e JK;
- Principais políticas industriais adotadas e suas consequências, tanto no âmbito social quanto econômico;
- Impactos destas políticas na geografia urbana e regional do Brasil;
- O papel do Brasil no cenário internacional durante e após o processo de industrialização;
- Reflexão crítica sobre as políticas adotadas, comparando as projeções para o futuro (na época) e a realidade atual.
Além do painel digital, será necessário a elaboração de um relatório escrito avaliando o processo de produção do trabalho, incluindo a colaboração entre os membros do grupo, as principais dificuldades encontradas e os aprendizados adquiridos.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa e produção do material informativo;
- Plataforma digital para apresentação do painel (pode ser PowerPoint, Prezi, Google Slides, entre outros);
- Material bibliográfico para pesquisa.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade.
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Formação dos grupos: Os grupos devem ser formados por 3 a 5 estudantes. É importante que os membros do grupo tenham alguma afinidade para facilitar a colaboração.
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Planejamento: Os grupos deverão dividir as tarefas entre seus membros e criar um cronograma de atividades.
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Pesquisa: Utilizando as fontes sugeridas e outras de sua preferência, os grupos deverão pesquisar a fundo cada tópico proposto para o painel informativo.
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Produção do painel digital: Após a pesquisa, os grupos deverão utilizar a plataforma digital escolhida para a construção do painel informativo.
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Revisão e Ajustes: Após a produção do painel, os grupos devem revisar e ajustar as informações para garantir que tudo está claro e conciso.
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Elaboração do relatório: Paralelamente à produção do painel, os grupos devem documentar seu processo de produção, desafios encontrados e aprendizados adquiridos.
As entregas do projeto serão o painel informativo (em formato de apresentação digital) e o relatório escrito.
O relatório deve estar estruturado de acordo com os seguintes tópicos:
- Introdução: Breve descrição do projeto, seus objetivos, e o motivo da escolha do tema pela equipe.
- Desenvolvimento: Detalhamento do processo de elaboração do projeto, as etapas, estratégias utilizadas, ferramentas e materiais, além dos desafios e obstáculos encontrados durante a realização do projeto.
- Conclusão: O que foi aprendido com o projeto, os resultados obtidos e como isso pode ser utilizado em futuros estudos ou situações práticas.
- Bibliografia: As referências bibliográficas utilizadas devem ser listadas de acordo com as normas da ABNT.
Os alunos devem redigir o relatório de maneira formal, verificando a ortografia e a coerência argumentativa, e precisam justificar suas escolhas e conclusões de maneira clara e embasada. É fundamental que os alunos não apenas repitam a informação pesquisada, mas também a analisem e tirem suas próprias conclusões.