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Projeto: Mapeando os Governos de Esquerda na América Latina.

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS205'

América Latina: Governos de Esquerda: Revisão

Contextualização

A América Latina, por seu contexto geográfico, histórico, social e político, sempre foi palco de importantes movimentações e experimentações político-ideológicas. Diversos países dessa região vivenciaram experiências com governos de esquerda durante o século XX e XXI, cujas propostas e resultados geraram debates intensos e polêmicos. Assim, o estudo desse tema nos permite refletir sobre questões políticas, ideológicas, econômicas e sociais de grande complexidade e atualidade.

O que são governos de esquerda?

Em sua essência, governos de esquerda estão fundamentados no ideal de justiça social e igualdade. Propõem a intervenção do Estado de forma mais acentuada na economia, a fim de reduzir as desigualdades sociais, além de defenderem direitos trabalhistas, a garantia de serviços públicos e a divisão mais equitativa da riqueza. Vale ressaltar que a esquerda é plural e apresenta diferentes correntes de pensamento, passando por social-democratas, socialistas, comunistas, entre outros.

Contexto Histórico

A partir da década de 1990 e sobretudo no início do século XXI, a América Latina vivenciou a chamada "onda rosa", com a ascensão de diversos governos de esquerda e centro-esquerda, como Hugo Chávez na Venezuela, Lula no Brasil e Evo Morales na Bolívia. Este período foi marcado pela implementação de políticas de inclusão social, nacionalização de empresas e recursos naturais, maior participação do Estado na economia, entre outras ações. Entretanto, também houve críticas e problemas, que variaram desde a falta de sustentabilidade econômica de algumas políticas até alegações de autoritarismo e corrupção.

O estudo dos governos de esquerda na América Latina nos permite compreender melhor o nosso continente, suas dinâmicas políticas, contradições sociais, além de proporcionar uma reflexão sobre modelos de desenvolvimento e a questão da justiça social.

Atividade Prática

Título da atividade: "Mapeando os Governos de Esquerda na América Latina".

Objetivo do projeto:

O objetivo do projeto é permitir que os alunos aprofundem seus conhecimentos e compreensões sobre os governos de esquerda na América Latina, suas propostas, realizações, desafios e controvérsias. Além disso, a atividade visa estimular o trabalho em equipe, a pesquisa, a análise crítica, a exposição oral e escrita, bem como a habilidade de síntese e o uso de recursos visuais e tecnológicos.

Descrição detalhada do projeto:

O projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos e cada grupo deverá focar-se em um país da América Latina que tenha experimentado governos de esquerda no século XXI. O projeto será dividido nas seguintes etapas:

  1. Pesquisa: Os alunos deverão pesquisar sobre o governo de esquerda do país escolhido, abordando temas como contexto histórico, políticas implementadas, impactos econômicos, sociais e ambientais, críticas e controvérsias, entre outros.

  2. Mapa Mental: Os alunos deverão produzir um mapa mental que sintetize as informações pesquisadas. Este mapa mental deve ser elaborado a partir de uma plataforma digital de livre escolha dos alunos (como MindMeister, XMind, Canva, entre outros), permitindo trabalhar com recursos visuais e mídias digitais.

  3. Apresentação Oral: Cada grupo deverá apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma, fazendo uso do mapa mental elaborado.

  4. Documento Escrito: Após a apresentação, os alunos deverão produzir um relatório escrito, abordando o contexto, as informações pesquisadas, as conclusões obtidas e a bibliografia utilizada.

Materiais necessários:

  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Computador ou smartphone para elaboração do mapa mental.
  • Material para apresentação (data show se for o caso).

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Os alunos formarão grupos e escolherão um país para investigação.
  2. Feito isso, os grupos iniciarão a pesquisa sobre o governo de esquerda do país escolhido, buscando fontes variadas e confiáveis.
  3. Após a fase de pesquisa, os alunos deverão organizar as informações obtidas e elaborar um mapa mental que sintetize os principais pontos.
  4. Cada grupo fará uma apresentação oral para a turma, expondo seus achados de pesquisa e explicando o mapa mental.
  5. Após a apresentação, os grupos deverão produzir um relatório escrito estruturado em Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia, sobre o trabalho realizado e os achados da pesquisa.

Entregas do projeto:

O projeto terá como entregas:

  • O Mapa Mental digital, que deverá ser enviado ao professor antes da apresentação.
  • A Apresentação Oral, que será realizada em sala de aula.
  • O Documento Escrito, que deverá ser entregue até uma semana após a apresentação.

No Documento Escrito, a introdução deve contextualizar a escolha do país e a relevância do tema. No desenvolvimento, os alunos devem apresentar as informações obtidas na pesquisa, o processo de elaboração do mapa mental e a metodologia de trabalho. Na conclusão, devem sintetizar os aprendizados adquiridos, as conclusões obtidas e a reflexão sobre o tema estudado. Por fim, na bibliografia, devem constar todas as fontes consultadas durante a realização do projeto.

Iara Tip

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