Contextualização
O relevo é a forma da superfície terrestre, resultante de ações endógenas, que são causadas pelo interior da Terra, e exógenas, provenientes do exterior da crosta terrestre. O conhecimento sobre o relevo é de grande importância, pois interfere diretamente em assuntos como o clima, os tipos de vegetação, a composição do solo, entre outros aspectos que influenciam na vida do ser humano.
O relevo está em constante transformação. Compreender essas variações e as características de cada tipo de relevo nos ajuda a entender o espaço geográfico e as relações humanas com esse ambiente, abrindo portas para discussões sobre ocupação de territórios, sustentabilidade, exploração de recursos e impactos ambientais.
Teoria
Em termos teóricos, o relevo possui diversos agentes formadores e modeladores, os quais se dividem em dois grupos: agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). Os agentes internos são responsáveis pela formação do relevo, agindo no sentido horizontal e vertical e incluem tectônica de placas, vulcanismo e abalos sísmicos. Já os agentes externos, responsáveis pela modelação do relevo, atuam na superfície terrestre e são influenciados pelo clima. Nesse grupo temos a ação da água, do vento, do gelo e da temperatura.
Por sua vez, o relevo terrestre é dividido em três principais tipos: planície, planalto e montanha. Cada um desses tipos possui características específicas e pode ser encontrado em diferentes partes do nosso planeta, sendo resultado de milhões de anos de transformações geológicas.
Atividade Prática
Título da Atividade: Maquete de Relevos Terrestres
Objetivo do Projeto
Cada grupo de alunos terá que construir uma maquete de relevo, representando os três tipos principais de formações: planície, planalto e montanha. Além disso, deverão indicar em um relatório quais os processos geológicos estão envolvidos na formação desses relevos e quais os impactos desses processos para o modo de vida das populações locais.
Descrição Detalhada do Projeto
O trabalho terá que ser desenvolvido em grupos de 3 a 5 alunos e terá um tempo total de execução estimado de duas a quatro horas por aluno. Será necessário um planejamento de atividades, desenvolvimento da maquete e redação de relatório.
Materiais Necessários
- Papelão ou madeira para a base da maquete.
- Argila, papel machê ou material similar para modelar o relevo.
- Tinta à base de água em várias cores.
- Pincéis.
- Material para decoração (opcional).
- Livros, artigos e outros recursos para embasar o relatório.
Passo a Passo Detalhado
- Inicie o projeto com uma pesquisa sobre os diferentes tipos de relevo (planície, planaltos e montanhas). Você pode começar com os recursos indicados na introdução.
- Planeje como será a divisão de tarefas entre os membros do grupo e estabeleça prazos para cada atividade.
- Construa a base da maquete com papelão ou madeira. Ela deve ser grande o suficiente para acomodar as três formas de relevo.
- Modele a argila ou papel machê para formar as planícies, planaltos e montanhas. Lembre-se de seguir a descrição teórica de cada formato.
- Deixe secar conforme as instruções do material utilizado.
- Pinte a maquete com cores que representem a realidade dessas formações. Se desejar, decore a maquete para torná-la mais realista.
- Paralelamente à construção da maquete, o relatório deve ser elaborado. Ele deve conter: Introdução (contexto, relevância e objetivos), Desenvolvimento (teoria, explicação da atividade, metodologia e resultados) e Conclusão (revisão dos pontos principais, discussão dos aprendizados e conclusões do projeto).
- Não se esqueça de incluir a bibliografia utilizada para embasar o relatório.
Entregas do Projeto
- Maquete representando os principais tipos de relevo e suas características.
- Relatório contextualizando e explicando a representação feita, aplicando os conceitos teóricos estudados, e discutindo o impacto desses relevos para o modo de vida das populações locais. Este relatório serve como complemento à maquete, explicando as decisões tomadas durante a construção e aprofundando a compreensão teórica do tema.
O relatório deve ser redigido de maneira clara, objetiva e bem estruturada, evidenciando os aprendizados obtidos durante o projeto. É importante que o relatório não se limite apenas a descrever a atividade prática, mas que discuta os conceitos teóricos, a relevância do tema e as implicações do relevo terrestre para a vida humana.