Entrar

Projeto: Sudeste: Metrópoles, a Desigualdade Social, os Problemas Ambientais, a Interiorização da Região e seus Biomas: Revisão | Metodologia Digital | Projeto

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Sudeste: Metrópoles, a Desigualdade Social, os Problemas Ambientais, a Interiorização da Região e seus Biomas: Revisão

Objetivos

- Entender a importância dos biomas e ecossistemas do Sudeste do Brasil, assim como seus desafios de conservação.

- Analisar criticamente os impactos do crescimento urbano desordenado nas metrópoles da região Sudeste.

- Desenvolver soluções criativas e sustentáveis para os problemas ambientais e sociais da região Sudeste.

Você Sabia?

1.  Você sabia que o bioma  da Mata Atlântica é um dos mais biodiversos do mundo e abriga mais de 20 mil espécies de plantas nativas?

2.  Sabia que São Paulo  é uma cidade tão 'fervilhante' que já chegou a ter mais helipontos do que Nova York e Tóquio juntas? Isso mesmo, imagina só a quantidade de helicópteros voando enquanto você pega o ônibus!

3. ️ Quer uma inspiração para reciclar mais? Um analista descobriu que a reciclagem de uma única lata de alumínio pode economizar energia suficiente para manter sua TV ligada por 3 horas.

Contextualizando

Vamos falar do Chega-Mais do Brasil! O Sudeste não é só um dos principais eixos de desenvolvimento econômico do país, mas também uma região que enfrenta muitos desafios ambientais e sociais. Imagina um milhão de vídeos de TikTok sendo rodados ao mesmo tempo, e você terá uma noção da intensidade do crescimento urbano desordenado por aqui. ️

Agora, feche os olhos e pense em uma selva urbana: viadutos, prédios de 30 andares ao lado de áreas verdes desprotegidas, o caos do dia a dia ⏰... Isso tudo tem um custo ambiental que muitas vezes passa despercebido. Estamos falando da destruição acelerada de ecossistemas vitais, como a Mata Atlântica, tudo por um 'progresso' que nem sempre é sustentável. 

Mas calma, jovem ativista. Aqui é onde a nossa saga começa!  Com a cabeça cheia de ideias, os dedos prontos para o teclado e muito poder digital, vamos explorar de perto cada aspecto desses desafios, entender o que está em jogo e, o mais importante, propor soluções que caibam na palma da nossa mão e em posts de Instagram! 

Atividade 1: Quadrinhos Interativos: Aventuras pelo Sudeste Sustentável

Descrição

Que tal se tornar um artista digital e contar histórias incríveis sobre os biomas, as metrópoles e os desafios ambientais do Sudeste do Brasil?  Neste projeto, vocês irão criar uma série de quadrinhos interativos utilizando plataformas digitais. Cada capítulo abordará um tema relevante, como a importância da Mata Atlântica, os problemas ambientais em São Paulo, o crescimento desordenado do Rio de Janeiro, e muito mais. Será uma oportunidade única para combinar criatividade, pesquisa detalhada e tecnologia, resultando em uma obra coletiva que poderá ser compartilhada com todo o mundo! 

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à Internet

- Programas de desenho (e.g. Canva, Adobe Illustrator)

- Ferramentas de criação de histórias em quadrinhos (e.g. Pixton, Make Beliefs Comix)

- Ferramentas de edição de vídeo e imagem (e.g. InShot, Canva)

- Plataforma de compartilhamento de conteúdo (e.g. YouTube, Instagram)

- Caderno e lápis para esboços

- Roteiros e pesquisas realizadas anteriormente

Passo a Passo

  • Etapa 1 - Pesquisa Preliminar: Com a turma reunida (fisicamente ou virtualmente), façam uma revisão dos conteúdos principais a serem abordados: principais biomas do Sudeste, problemas ambientais nas metrópoles, etc. Dividam-se em subgrupos para pesquisar em detalhe cada tema escolhido.
  • Etapa 2 - Roteiro e Conceituação: Depois de compilada a pesquisa, reunam-se novamente para definir o roteiro e conceituação dos quadrinhos. Cada grupo vai compor o roteiro de um capítulo, integrando dados reais e sugestões criativas para solucionar os problemas.
  • Etapa 3 - Desenho e Ilustrações: Usando programas como Canva ou Pixton, comecem a dar vida aos quadrinhos. Um material de apoio interessante é usar sketches feitos à mão, que pode inspirar os desenhos digitais.
  • Etapa 4 - Revisão e Feedback: Uma vez que um primeiro rascunho esteja pronto, compartilhem o conteúdo para que toda a turma dê um feedback e sugira melhorias. A revisão deve considerar tanto a precisão dos dados quanto a atratividade das ilustrações.
  • ⚙️ Etapa 5 - Interatividade: Após o feedback, acrescente elementos interativos: hyperlinks, vídeos curtos, e escolhas para o leitor. Utilizem plataformas que permitam incorporar esses elementos, mantendo a dinamicidade do quadrinho.
  • Etapa 6 - Upload e Divulgação: Chegou a hora de publicar os quadrinhos na plataforma escolhida (YouTube, plataforma de criação de quadrinhos, Instagram). Cada grupo deve ajudar na divulgação, seja criando teasers, stories, ou posts para chamar a atenção.
  • Etapa 7 - Apresentação Final: Preparem uma videoconferência/programa especial de finalização do projeto, onde cada grupo apresenta seu capítulo e discute brevemente o processo de criação e as soluções propostas. Encoraje perguntas e comentários do público.
  • Etapa 8 - Reflexão e Feedback 360°: Encoraje a turma a refletir sobre a jornada de produção, discutindo os desafios enfrentados, as habilidades adquiridas, e as soluções propostas. Realizem uma sessão de feedback construtivo, tanto sobre os resultados quanto sobre o processo de trabalho.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma série de quadrinhos interativos digitais contendo 5 a 8 capítulos, cada um focando em um aspecto importante do tema proposto. Os quadrinhos devem ser compartilhados em uma plataforma digital, e as apresentações devem ser em formato dinâmico, permitindo que o público interaja com as narrativas através de links, elementos interativos e vídeos explicativos. Cada capítulo deve: Ter ao menos uma página (de preferência duas), contendo ilustrações, diálogos, e elementos visuais que tornem o conteúdo atrativo e didático. Incluir dados e informações relevantes sobre o bioma ou tema principal abordado. Propor sugestões sustentáveis para resolver ou mitigar os problemas discutidos. Permitir que o leitor clique ou interaja para explorar mais informações.

Atividade 2: Escape Room Virtual: A Missão dos Ecologistas

Descrição

 Imagine estar preso em um Escape Room Virtual e a única saída é descobrir as soluções para salvar o Sudeste do caos ambiental e social! Nesta atividade, você e sua turma vão se transformar em ‘Ecologistas Detetives’ e criar um cenário interativo onde outros alunos de diferentes escolas e até familiares podem se unir para uma experiência educativa cheia de desafios e descobertas. Trabalhando como um grande time, vocês irão desenvolver enigmas, puzzles e desafios que abordem desde os biomas em perigo até as alternativas sustentáveis para as metrópoles. É hora de mostrar que a criatividade, o trabalho em equipe e um pouquinho de tecnologia podem salvar o dia! 

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à Internet

- Plataformas de criação de Escape Rooms (ex. Genially, Google Sites com elementos interativos)

- Ferramentas de apresentação digital (ex. Canva, PowerPoint)

- Ferramentas de comunicação (ex. WhatsApp, e-mails, YouTube)

- Cadernos e canetas para anotações e brainstorming

- Comprovantes de pesquisa prévia

Passo a Passo

  1. Pesquisa e Planejamento Inicial: Reúna a turma para discutir ideias e fazer um brainstorming dos grandes desafios que o Escape Room abordará. Dividam-se em pequenos grupos para pesquisar sobre biomas, crescimento urbano, desigualdade e sustentabilidade na região Sudeste.
  2. ️ Definição das Tarefas e Roteiro: Após a fase de pesquisa, cada grupo deverá contribuir com a criação de desafios específicos para o Escape Room. Definam quantos desafios serão criados, o conteúdo de cada um e como eles se tornarão interativos.
  3. Criação dos Desafios: Utilizem plataformas como Genially ou Google Sites para criar os desafios digitais (quizzes, enigmas, tokens escondidos, etc.). Incluam vídeos, textos e elementos visuais que tornem os desafios cativantes.
  4. Gravação de Introduções e Feedbacks: Gravem vídeos introdutórios para cada desafio e feedback sobre as respostas dadas. Esses vídeos devem ser curtinhos e explicativos, utilizando uma linguagem acessível e engajadora.
  5. Testes e Revisões Interativas: Compartilhem os desafios criados para que todos possam testar. Revisem detalhadamente, buscando melhorias na clareza, na dificuldade e na interatividade dos elementos.
  6. Hospedagem Online e Divulgação: Hospedem o Escape Room em uma plataforma digital de fácil acesso (Google Sites, por exemplo). Divulguem para outras turmas, escolas e até mesmo familiares, incentivando-os a jogar e aprender.
  7. Realização e Discussão: Abra o Escape Room para o público e enviem uma pesquisa de satisfação ao final do jogo. Escolham juntos os desafios mais interessantes e criativos para melhorar e aprimorar.
  8. Definição de Soluções Sustentáveis: Organizem um momento para revisar todas as soluções propostas pelos jogadores. Discutam em grupo as mais interessantes e relevantes, buscando desenvolvê-las mais a fundo.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será um Escape Room Virtual completo, disponível online, que pode ser acessado por qualquer pessoa. Cada desafio e enigma deverá abordar um aspecto crítico dos biomas, das metrópoles e dos problemas ambientais e sociais do Sudeste. O Escape Room deve contar com: Introdução e contexto do desafio, contextualizando os problemas a serem resolvidos. Diversos desafios interativos (puzzles, quizzes, caça-palavras, etc.) bem planejados e indicadores reais dos problemas enfrentados pela região. Explicações e dados reais embasando as soluções sustentáveis propostas pelos jogadores. Uma conclusão engajadora que reforce a importância do tema e inspire a reflexão.

Atividade 3: TV Show Ambiental: Diário da Transformação do Sudeste

Descrição

️ Prepare-se para embarcar em um programa de TV como um verdadeiro repórter ambiental! Neste projeto, você e sua turma serão os criadores de um programa de televisão digital onde serão abordados temas críticos sobre os biomas, o crescimento urbano desordenado e os desafios ambientais do Sudeste do Brasil.  Vocês terão a chance de conduzir entrevistas, investigar pela cidade (ou virtualmente), criar documentários interativos e sugerir soluções inovadoras para os problemas encontrados. ️ Tudo isso em um formato dinâmico e incrivelmente profissional, que será compartilhado online com toda a comunidade escolar e além!

Materiais Necessários

- Celulares ou câmeras para gravação de vídeos

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Plataformas de edição de vídeo (e.g., InShot, Canva, Adobe Premiere)

- Software de videochamada (e.g., Zoom, Google Meet)

- Caderno e caneta para anotações

- Microfones (pode ser o do próprio celular)

Passo a Passo

  1. Etapa 1 - Pesquisa e Planejamento: Reúna a turma para definir os principais temas a serem abordados e dividir as tarefas. Cada subgrupo ficará responsável por uma etapa do processo, como pesquisa, roteiro, gravação e edição de vídeos.
  2. Etapa 2 - Roteiro e Storytelling: Uma vez escolhidos os temas, cada subgrupo deve elaborar um roteiro detalhado para o episódio que irá produzir. Incluam ideias para entrevistas, cenas externas, gravação de áudio, etc. O roteiro deve ser revisado e aprovado por toda a turma.
  3. Etapa 3 - Gravação de Vídeos: Usem os recursos disponíveis para gravar as cenas planejadas. Isso pode incluir entrevistas (mesmo que virtuais), gravação de locais de interesse, experimentos práticos, etc. Certifiquem-se de capturar áudios e imagens de qualidade.
  4. Etapa 4 - Edição e Produção: Utilizem plataformas de edição de vídeo para montar as gravações. Incluam elementos multimídia (gráficos, imagens, textos) para tornar o conteúdo mais dinâmico e atraente. Revisem os vídeos com a turma e façam ajustes necessários.
  5. Etapa 5 - Publicação e Divulgação: Postem os vídeos editados em plataformas como YouTube, Instagram ou TikTok. Criem conteúdos adicionais (teasers, posts, stories) para divulgar o programa e chamem a comunidade escolar para assistir.
  6. Etapa 6 - Apresentação e Discussão: Em uma aula ou reunião especial, apresentem os episódios para toda a turma e, se possível, para outras turmas ou até para os familiares. Insiram um momento para perguntas e comentários.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será uma série de programas de TV digitais contendo 3 a 5 episódios, cada um focando em um aspecto dos temas principais abordados. Os programas devem ser editados e postados em plataformas como YouTube, Instagram ou TikTok. Cada episódio deve: Ter uma duração de 5 a 10 minutos, contendo entrevistas, documentários, diálogos e elementos visuais atrativos. Incluir dados e informações relevantes sobre o tema principal abordado, destacando os biomas, problemas ambientais, e propostas de soluções inovadoras. Permanecer focado em uma abordagem educativa e comprometida com soluções sustentáveis. Incorporar elementos multimídia (gráficos, imagens, animações) para tornar o programa visualmente interessante e dinâmico.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies