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Projeto: Tesouros e Gigantes: Desvendando o Mapa da Economia Brasileira Através de Commodities e Complexos Industriais

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil e Mundo Complexos Industriais e Commodities: Revisão

Contextualização

Complexos industriais são conjuntos de indústrias localizadas em uma área geográfica específica, produzindo bens e serviços que estão interrelacionados. No Brasil, alguns exemplos notáveis de complexos industriais incluem o Complexo Industrial Portuário de Suape em Pernambuco e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ).

Por outro lado, as commodities são produtos que têm um padrão global de oferta e demanda e que são essenciais para diferentes indústrias e consumidores ao redor do mundo. São os blocos de construção da economia global, incluindo produtos como soja, minério de ferro, petróleo, entre outros.

O estudo dos complexos industriais e das commodities é crucial para entender a economia global, a dinâmica do mercado internacional e o desenvolvimento econômico de um país. Ele nos permite desvendar questões como: Quem são os maiores produtores e consumidores de commodities? Como as flutuações nos preços das commodities impactam as economias? Como os complexos industriais se desenvolvem e o que eles contribuem para a economia de uma região?

Introdução

Neste projeto, iremos explorar a relação entre os complexos industriais e as commodities, focando na economia brasileira. Iremos investigar a importância das commodities para os complexos industriais do país, e como esses complexos contribuem para a economia nacional. Além disso, também iremos explorar como as commodities são influenciadas pela economia global e como as flutuações nos preços das commodities impactam a economia do Brasil.

Nossa investigação terá como base três conceitos teóricos chaves: a teoria dos complexos industriais, a teoria das commodities e a relação entre estas duas teorias no contexto da economia brasileira. Para isso, iremos considerar a localização geográfica, a relevância econômica e as principais características dos complexos industriais do Brasil. Também iremos analisar a produção, exportação e importação de commodities, e como esses processos estão interligados com os complexos industriais.

A contextualização deste tema é essencial para que os alunos compreendam as complexidades da economia brasileira e global. Este projeto não oferece apenas conhecimentos teóricos, mas também habilidades práticas, como a análise de dados e o pensamento crítico.

Esperamos que, ao final do projeto, os alunos tenham uma compreensão mais profunda da economia brasileira e global e sejam capazes de aplicar o conhecimento adquirido em seu cotidiano.

Atividade Prática

Título da atividade:

"Global Commodities e Complexos Industriais Brasileiros: Uma Análise Interligada"

Objetivo do projeto:

Este projeto tem como objetivo investigar a inter-relação entre o mercado global de commodities e os complexos industriais no contexto brasileiro. Os alunos devem analisar dados sobre o desempenho de commodities específicas na economia global e como isso afeta a dinâmica de produção em certos complexos industriais no Brasil.

Descrição detalhada do projeto:

Neste projeto, os alunos devem formar grupos de 3 a 5 membros. Eles vão desenvolver um estudo de caso profundo sobre a dinâmica entre complexos industriais brasileiros e o mercado global de commodities. Para tal, é importante que selecionem uma commodity chave (por exemplo, soja, petróleo ou minério de ferro) e um complexo industrial relevante no Brasil associado a essa commodity.

Os alunos devem coletar e analisar dados referentes às tendências de produção, exportação e importação dessa commodity e como esses fatores influenciam o complexo industrial escolhido (pode ser através de aumento/diminuição de empregos, expansão/fechamento de unidades etc.). Além disso, eles devem também investigar como as alterações no preço global dessa commodity afetam a economia brasileira em geral e o complexo industrial em questão.

Materiais necessários:

  • Computador com acesso à internet para pesquisa e elaboração do relatório.
  • Softwares de processamento de texto e planilhas para análise de dados e elaboração de relatórios (como MS Word, Excel, Google Docs, Sheets).

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Formação dos grupos e definição da commodity a ser estudada e do complexo industrial correlato a ser analisado.

  2. Pesquisa detalhada sobre a commodity escolhida e o complexo industrial, utilizando os recursos de pesquisa indicados na introdução do projeto.

  3. Coleta de dados sobre a produção, exportação e importação da commodity escolhida e o impacto dessas variáveis no complexo industrial selecionado.

  4. Análise detalhada dos dados coletados, traçando paralelos entre as variações nos preços e nos volumes de produção, exportação e importação da commodity e as alterações no complexo industrial escolhido.

  5. Redação do relatório, incluindo introdução, desenvolvimento (com fundamentação teórica, descrição da atividade, metodologia e discussão dos resultados) e conclusão.

  6. Revisão do relatório final e preparação da apresentação para a classe.

Duração do projeto: Este projeto levará cerca de 5 a 10 horas por aluno e terá um tempo de entrega de um mês.

Entregas do Projeto:

  1. Relatório Escrito: O relatório deve seguir a estrutura apresentada (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia). Na introdução, os alunos devem contextualizar o tema, explicar sua relevância no mundo real e o objetivo do projeto. No desenvolvimento, eles devem apresentar os conceitos, teorias e dados analisados e também os resultados da pesquisa. As conclusões devem retomar os pontos principais e explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto. A bibliografia deve ser adequadamente citada.

  2. Apresentação Oral: Os alunos deverão apresentar o projeto para a classe, mostrando os resultados de suas pesquisas e respondendo às perguntas. A apresentação oral é uma forma de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

  3. Autoavaliação: Os alunos deverão realizar uma autoavaliação sobre a sua participação e a eficiência de sua equipe no projeto, isso ajudará a fortalecer suas habilidades socioemocionais.

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