Entrar

Projeto: Caminhando pela Roma Antiga: uma jornada pela Monarquia e República

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Roma Antiga, Monarquia e República: Revisão

Contextualização

Roma Antiga é considerada uma das maiores civilizações da antiguidade. Esta etapa da história ocidental estende-se do século 8 a.C ao século 5 d.C, sendo dividida em três períodos fundamentais: Monarquia, República e Império. Vamos concentrar nesta atividade nossos estudos na Monarquia e na República.

A Monarquia Romana (753 a.C a 509 a.C) é o primeiro período, no qual a cidade de Roma foi governada por reis. Este período é marcado pelas características estruturais da cidade, a formação dos primeiros laços políticos e a consolidação das bases culturais, religiosas e militares que perdurariam por toda a Roma Antiga.

Já a República Romana (509 a.C a 27 a.C), é o segundo período da história romana antiga. Foi durante a República que Roma expandiu-se além da cidade, conquistou a península itálica e transformou-se na potência dominante do mundo mediterrâneo. Seus líderes, leis, práticas políticas e batalhas têm sido objeto de estudo, debate e admiração ao longo de toda a história subsequente ao período.

Estudar a Monarquia e a República em Roma Antiga é de suma importância para compreender o desenvolvimento de conceitos e práticas políticas que ainda se mantêm na atualidade. A transição de uma forma de governo para outra nos ensina como as sociedades podem evoluir e se adaptar conforme as necessidades e circunstâncias de cada época.

Além disso, a avaliação crítica desses períodos históricos pode proporcionar um maior entendimento da distribuição de poder na sociedade, das estratégias de expansão territorial e do desenvolvimento da cultura e da economia.

Abaixo seguem alguns recursos confiáveis para aprofundar-se no estudo:

Atividade Prática: "Caminhando pela Roma Antiga: uma jornada pela Monarquia e República"

Objetivo do Projeto

Recriação de aspectos significativos da Monarquia e República romanas, evidenciando os aspectos políticos, sociais e culturais destes períodos históricos.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos formarão grupos de 3 a 5 pessoas e cada grupo será responsável por reconstruir aspectos da Monarquia e República romanas por meio de dois modelos tridimensionais, utilizando materiais recicláveis e/ou digitais. Para enriquecer a experiência, cada modelo deve incluir elementos das seguintes categorias:

  1. Edifícios e monumentos históricos;
  2. Figuras representativas (reis, cônsules, senadores, etc);
  3. Aspectos da vida cotidiana (vestimentas, utensílios, hábitos e costumes);

Os alunos terão uma semana para realizar o projeto, que deve tomar de duas a quatro horas de trabalho individual.

Materiais Necessários

  • Materiais recicláveis (caixas de papelão, garrafas pet, tampinhas, etc.);
  • Ferramentas de corte (tesoura, estilete);
  • Cola, fita adesiva;
  • Tintas, pincéis;
  • Papelão, papel;
  • Programas de modelagem 3D ou software de apresentações para a versão digital.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. O primeiro passo é a pesquisa. Cada grupo deve pesquisar profundamente sobre a Monarquia e a República romanas, focando nos aspectos políticos, sociais e culturais. Escolham quais elementos cada um trará para a reprodução.

  2. Esboçar o projeto: antes de começar a construção, é fundamental que se faça um esboço de como cada modelo tridimensional ficará. Este esboço será a base do trabalho.

  3. Construção do modelo: Utilizando os materiais escolhidos, cada grupo deve construir os modelos 3D. Lembrem-se de focar na fidelidade histórica e na criatividade.

  4. Apresentação do projeto: Os grupos devem gravar um vídeo de até 10 minutos apresentando seus modelos 3D, explicando o significado dos elementos escolhidos e como eles se encaixam no contexto da Monarquia e da República de Roma Antiga.

Entrega do Projeto e Documento Escrito

Além dos modelos 3D e do vídeo, cada grupo deve apresentar um documento escrito contendo:

  • Introdução: Deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo desse projeto.
  • Desenvolvimento: Explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar as atividades em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.
  • Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  • Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies