Entrar

Projeto: Caminhando pela Roma Antiga: uma jornada pela Monarquia e República

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Roma Antiga, Monarquia e República: Revisão

Contextualização

Roma Antiga é considerada uma das maiores civilizações da antiguidade. Esta etapa da história ocidental estende-se do século 8 a.C ao século 5 d.C, sendo dividida em três períodos fundamentais: Monarquia, República e Império. Vamos concentrar nesta atividade nossos estudos na Monarquia e na República.

A Monarquia Romana (753 a.C a 509 a.C) é o primeiro período, no qual a cidade de Roma foi governada por reis. Este período é marcado pelas características estruturais da cidade, a formação dos primeiros laços políticos e a consolidação das bases culturais, religiosas e militares que perdurariam por toda a Roma Antiga.

Já a República Romana (509 a.C a 27 a.C), é o segundo período da história romana antiga. Foi durante a República que Roma expandiu-se além da cidade, conquistou a península itálica e transformou-se na potência dominante do mundo mediterrâneo. Seus líderes, leis, práticas políticas e batalhas têm sido objeto de estudo, debate e admiração ao longo de toda a história subsequente ao período.

Estudar a Monarquia e a República em Roma Antiga é de suma importância para compreender o desenvolvimento de conceitos e práticas políticas que ainda se mantêm na atualidade. A transição de uma forma de governo para outra nos ensina como as sociedades podem evoluir e se adaptar conforme as necessidades e circunstâncias de cada época.

Além disso, a avaliação crítica desses períodos históricos pode proporcionar um maior entendimento da distribuição de poder na sociedade, das estratégias de expansão territorial e do desenvolvimento da cultura e da economia.

Abaixo seguem alguns recursos confiáveis para aprofundar-se no estudo:

Atividade Prática: "Caminhando pela Roma Antiga: uma jornada pela Monarquia e República"

Objetivo do Projeto

Recriação de aspectos significativos da Monarquia e República romanas, evidenciando os aspectos políticos, sociais e culturais destes períodos históricos.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos formarão grupos de 3 a 5 pessoas e cada grupo será responsável por reconstruir aspectos da Monarquia e República romanas por meio de dois modelos tridimensionais, utilizando materiais recicláveis e/ou digitais. Para enriquecer a experiência, cada modelo deve incluir elementos das seguintes categorias:

  1. Edifícios e monumentos históricos;
  2. Figuras representativas (reis, cônsules, senadores, etc);
  3. Aspectos da vida cotidiana (vestimentas, utensílios, hábitos e costumes);

Os alunos terão uma semana para realizar o projeto, que deve tomar de duas a quatro horas de trabalho individual.

Materiais Necessários

  • Materiais recicláveis (caixas de papelão, garrafas pet, tampinhas, etc.);
  • Ferramentas de corte (tesoura, estilete);
  • Cola, fita adesiva;
  • Tintas, pincéis;
  • Papelão, papel;
  • Programas de modelagem 3D ou software de apresentações para a versão digital.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. O primeiro passo é a pesquisa. Cada grupo deve pesquisar profundamente sobre a Monarquia e a República romanas, focando nos aspectos políticos, sociais e culturais. Escolham quais elementos cada um trará para a reprodução.

  2. Esboçar o projeto: antes de começar a construção, é fundamental que se faça um esboço de como cada modelo tridimensional ficará. Este esboço será a base do trabalho.

  3. Construção do modelo: Utilizando os materiais escolhidos, cada grupo deve construir os modelos 3D. Lembrem-se de focar na fidelidade histórica e na criatividade.

  4. Apresentação do projeto: Os grupos devem gravar um vídeo de até 10 minutos apresentando seus modelos 3D, explicando o significado dos elementos escolhidos e como eles se encaixam no contexto da Monarquia e da República de Roma Antiga.

Entrega do Projeto e Documento Escrito

Além dos modelos 3D e do vídeo, cada grupo deve apresentar um documento escrito contendo:

  • Introdução: Deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo desse projeto.
  • Desenvolvimento: Explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar as atividades em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.
  • Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  • Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies