Contextualização
Roma Antiga é considerada uma das maiores civilizações da antiguidade. Esta etapa da história ocidental estende-se do século 8 a.C ao século 5 d.C, sendo dividida em três períodos fundamentais: Monarquia, República e Império. Vamos concentrar nesta atividade nossos estudos na Monarquia e na República.
A Monarquia Romana (753 a.C a 509 a.C) é o primeiro período, no qual a cidade de Roma foi governada por reis. Este período é marcado pelas características estruturais da cidade, a formação dos primeiros laços políticos e a consolidação das bases culturais, religiosas e militares que perdurariam por toda a Roma Antiga.
Já a República Romana (509 a.C a 27 a.C), é o segundo período da história romana antiga. Foi durante a República que Roma expandiu-se além da cidade, conquistou a península itálica e transformou-se na potência dominante do mundo mediterrâneo. Seus líderes, leis, práticas políticas e batalhas têm sido objeto de estudo, debate e admiração ao longo de toda a história subsequente ao período.
Estudar a Monarquia e a República em Roma Antiga é de suma importância para compreender o desenvolvimento de conceitos e práticas políticas que ainda se mantêm na atualidade. A transição de uma forma de governo para outra nos ensina como as sociedades podem evoluir e se adaptar conforme as necessidades e circunstâncias de cada época.
Além disso, a avaliação crítica desses períodos históricos pode proporcionar um maior entendimento da distribuição de poder na sociedade, das estratégias de expansão territorial e do desenvolvimento da cultura e da economia.
Abaixo seguem alguns recursos confiáveis para aprofundar-se no estudo:
- História de Roma Antiga: Monarquia e República
- Roma Antiga: Monarquia, República e Império
- História da Roma Antiga
Atividade Prática: "Caminhando pela Roma Antiga: uma jornada pela Monarquia e República"
Objetivo do Projeto
Recriação de aspectos significativos da Monarquia e República romanas, evidenciando os aspectos políticos, sociais e culturais destes períodos históricos.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos formarão grupos de 3 a 5 pessoas e cada grupo será responsável por reconstruir aspectos da Monarquia e República romanas por meio de dois modelos tridimensionais, utilizando materiais recicláveis e/ou digitais. Para enriquecer a experiência, cada modelo deve incluir elementos das seguintes categorias:
- Edifícios e monumentos históricos;
- Figuras representativas (reis, cônsules, senadores, etc);
- Aspectos da vida cotidiana (vestimentas, utensílios, hábitos e costumes);
Os alunos terão uma semana para realizar o projeto, que deve tomar de duas a quatro horas de trabalho individual.
Materiais Necessários
- Materiais recicláveis (caixas de papelão, garrafas pet, tampinhas, etc.);
- Ferramentas de corte (tesoura, estilete);
- Cola, fita adesiva;
- Tintas, pincéis;
- Papelão, papel;
- Programas de modelagem 3D ou software de apresentações para a versão digital.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
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O primeiro passo é a pesquisa. Cada grupo deve pesquisar profundamente sobre a Monarquia e a República romanas, focando nos aspectos políticos, sociais e culturais. Escolham quais elementos cada um trará para a reprodução.
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Esboçar o projeto: antes de começar a construção, é fundamental que se faça um esboço de como cada modelo tridimensional ficará. Este esboço será a base do trabalho.
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Construção do modelo: Utilizando os materiais escolhidos, cada grupo deve construir os modelos 3D. Lembrem-se de focar na fidelidade histórica e na criatividade.
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Apresentação do projeto: Os grupos devem gravar um vídeo de até 10 minutos apresentando seus modelos 3D, explicando o significado dos elementos escolhidos e como eles se encaixam no contexto da Monarquia e da República de Roma Antiga.
Entrega do Projeto e Documento Escrito
Além dos modelos 3D e do vídeo, cada grupo deve apresentar um documento escrito contendo:
- Introdução: Deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo desse projeto.
- Desenvolvimento: Explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar as atividades em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.