Contextualização
O Brasil do Segundo Reinado é um marco na história nacional e uma importante transição do período colonial para o republicano. Esse período é conhecido principalmente pelo centralismo político de D. Pedro II e pela abolição da escravatura, mas esconde muito mais nuances importantes para a compreensão do desenvolvimento sócio-político-econômico brasileiro.
O Segundo Reinado (1840-1889) no Brasil representou a consolidação de um país monárquico constitucional e parlamentarista. Esse período foi marcado por uma intensa modernização devido à influência europeia e teve o imperador D. Pedro II como figura principal. Seu reinado de 49 anos foi dividido em duas fases: o apogeu e a decadência.
A primeira fase, também conhecida como o período da consolidação, terminou com a Guerra do Paraguai. D. Pedro conseguiu unificar o país e expandir a economia. O poder moderador foi bastante utilizado neste período, o que contribuiu para a manutenção da unidade territorial. A segunda fase, marcada pela decadência, foi o começo da transição para a República, com o enfraquecimento do poder moderador e o aumento do poder dos militares.
A importância do estudo do Segundo Reinado brasileiro reside na necessidade de compreendermos as bases da formação do Estado brasileiro moderno, especialmente no que concerne a estrutura econômica, social e política. Este período é fundamental para entender as raízes de questões contemporâneas, como a desigualdade socioeconômica, o passado escravocrata e as relações entre os poderes da República.
A abolição da escravatura, um dos eventos mais significantes do Segundo Reinado, foi resultado de uma ampla pressão social nacional e internacional. A transição do trabalho escravo para o trabalho livre, mesmo acontecendo de forma gradual, foi um movimento complexo e controverso. O estudo aprofundado do Segundo Reinado proporciona a compreensão das relações de trabalho, de poder e das dinâmicas sociais da época.
Atividade Prática: Domínios do Segundo Reinado
Objetivo do projeto
Os alunos serão incentivados a mergulhar na história do Brasil durante o Segundo Reinado, investigando e analisando as principais questões da época. O objetivo é não apenas adquirir conhecimento sobre a história, mas também desenvolver habilidades práticas e socioemocionais importantes, como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e pensamento crítico.
Descrição detalhada do projeto
Os grupos serão responsáveis por criar três entregas principais: uma maquete física ou digital representando o Brasil durante o Segundo Reinado, uma apresentação oral para toda a turma e um relatório escrito detalhando o processo e as conclusões.
A maquete deve destacar elementos significativos do período, como a estrutura social, a economia, o estilo de vida, a política e os principais eventos. As apresentações orais devem ser criativas e contar a "história" da maquete, explicando o que cada elemento representa e por que foi incluído.
O relatório escrito deve ser estruturado em quatro partes principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. A introdução deve contextualizar o tema e a relevância do Segundo Reinado. O desenvolvimento deve detalhar a teoria, a atividade, a metodologia utilizada e os resultados. A conclusão deve retomar os principais pontos e discutir o que foi aprendido. Por fim, a bibliografia deve listar todas as fontes utilizadas.
Materiais necessários
- Materiais de arte para a maquete (ou software de modelagem 3D)
- Acesso à internet para pesquisa
- Livros e outras fontes confiáveis de informação
Passo a passo detalhado
- Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Apresente o projeto, seus objetivos e entregáveis aos alunos.
- Os alunos devem começar a pesquisa sobre o Segundo Reinado, focando em aspectos como economia, política, sociedade e eventos principais.
- Com base em suas pesquisas, os alunos devem planejar e criar a maquete, representando de maneira visual o que aprenderam.
- Paralelamente à construção da maquete, os alunos devem preparar a apresentação oral, elaborando um "roteiro" que explique a maquete em detalhes.
- Os alunos também devem, neste momento, começar a redigir o relatório, começando com a Introdução e o Desenvolvimento.
- Após a conclusão da maquete e da apresentação oral, os alunos devem fazer a apresentação para a turma.
- Com base no feedback da apresentação, os alunos devem finalizar o relatório, adicionando as Conclusões e a Bibliografia.
- Finalmente, os alunos devem entregar a maquete, o relatório e os slides da apresentação para avaliação.
Na fase de redação do relatório, os alunos devem se atentar à organização das ideias, clareza de escrita e riqueza de conteúdo. As seções do relatório devem ser bem delimitadas, com a Introdução apresentando o tema e sua relevância, o Desenvolvimento detalhando a teoria e o processo de criação da maquete e da apresentação, as Conclusões trazendo as reflexões e aprendizados obtidos e a Bibliografia listando todas as fontes consultadas ao longo do projeto.