Contextualização
A Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, foi o berço de grandes civilizações antigas como os Sumérios, Acadianos, Babilônicos, Assírios, e Persas. Essas civilizações contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento humano em diversos campos, que incluem a agricultura, o comércio, a política, as leis, a religião, a arquitetura e a escrita. Neste projeto, iremos explorar em profundidade esta região fascinante e seu impacto na história mundial.
A importância de estudar a Mesopotâmia é reforçada por sua notoriedade como uma das primeiras sociedades a realizar avanços significativos na criação e consolidação de instituições político-sociais, desenvolvimento de técnicas agrícolas, inícios da escrita e do direito. Isso faz desta região um marco no desenvolvimento humano, considerado o "berço da civilização".
A Mesopotâmia é um estudo de caso fascinante sobre como sociedades antigas se organizaram e floresceram em meio a desafios geográficos e ambientais. Compreender a Mesopotâmia é essencial para apreciar a complexidade e a diversidade das sociedades humanas antigas, bem como para entender como suas invenções e inovações ainda influenciam nossas vidas hoje.
Para se aprofundar na história da Mesopotâmia, recomendo os seguintes recursos online em português:
- A História do Mundo em 100 Objetos, um programa da BBC que apresenta uma série de podcasts sobre vários objetos históricos, incluindo muitos do antigo Oriente Próximo.
- A História da Mesopotâmia, um artigo acadêmico que fornece uma visão geral detalhada da história da região, inclusive dos principais eventos e civilizações.
- Mesopotâmia, um artigo do site Brasil Escola que oferece uma síntese dos principais aspectos da Mesopotâmia, adequado para alunos do ensino médio.
Vamos embarcar nessa viagem à Mesopotâmia, decifrando inscrições em tábuas de argila, construindo réplicas de zigurates, discutindo as primeiras leis escritas da humanidade e, o mais importante, entendendo como este antigo "berço da civilização" moldou nosso mundo hoje.
Atividade Prática: Explorando a Mesopotâmia
Objetivo
O objetivo principal deste projeto é permitir que os alunos explorem o mundo da Mesopotâmia com uma abordagem prática e interdisciplinar. Através das atividades propostas, cada grupo deverá investigar sobre a agricultura, a religião, a política, as leis, a economia, a arquitetura e a escrita na Mesopotâmia.
Descrição do Projeto
O projeto seria dividido em quatro partes principais: Pesquisa, Criação de um Documentário, Construção de um Modelo 3D e Redação do Relatório Final.
1. Pesquisa
Os alunos deverão realizar uma pesquisa extensa sobre os quatro temas da Mesopotâmia: Agricultura, religião, política, leis, economia, arquitetura e escrita. Cada grupo deverá selecionar pelo menos um tópico para investigar.
2. Criação de um Documentário
Cada grupo deverá criar um documentário em vídeo de cerca de 30 minutos sobre os temas pesquisados. Os alunos poderão usar qualquer ferramenta de edição de vídeo à sua escolha. Este documentário deve mostrar suas descobertas de pesquisa de uma maneira interessante e envolvente, tornando o antigo mundo da Mesopotâmia vivo para o espectador.
3. Construção de um Modelo 3D
Cada grupo deverá construir um modelo tridimensional de um aspecto da Mesopotâmia relacionado ao tema de sua pesquisa. Por exemplo, se o grupo escolher pesquisar sobre a arquitetura, eles poderão construir um modelo de uma ziggurat.
4. Redação do Relatório Final
Cada grupo deverá redigir um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve incluir uma introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia utilizada.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa
- Ferramentas de edição de vídeo
- Materiais de construção para o modelo 3D (papelão, tinta, cola, etc.)
- Programas de processamento de texto para a redação do relatório
Passo a Passo
- Formar grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo escolhe um tópico para a pesquisa.
- Realização da pesquisa.
- Produção do documentário.
- Criação do modelo 3D.
- Redação do relatório.
- Apresentação do documentário e do modelo 3D para a turma.
O projeto terá duração total de aproximadamente 4 semanas. Nesse tempo, os alunos deverão gerenciar seu tempo eficientemente para concluir todas as partes do projeto.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo de alunos deve entregar:
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Documentário em vídeo: Este será apresentado para a turma e avaliado pela clareza da informação, originalidade, profundidade da pesquisa e habilidades técnicas de produção de vídeo.
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Modelo 3D: Este será também apresentado à turma e avaliado por sua precisão histórica, criatividade, habilidade de artesanato e, mais importante, como bem representa o tópico escolhido do projeto.
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Relatório Final: Este deve ser entregue em formato digital. Os alunos devem seguir o formato proposto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Na introdução, os alunos devem contextualizar o tema escolhido. No desenvolvimento, os alunos devem descrever de forma detalhada o processo de pesquisa, produção do documentário, e construção do modelo 3D. Na conclusão, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto e como este trabalho em equipe colaborou para um maior entendimento da Mesopotâmia. Na bibliografia, todas as fontes de pesquisa devem estar devidamente citadas conforme as normas da ABNT.
Importante: A redação do relatório deve ser feita de forma coletiva e é fundamental que todos do grupo contribuam para o resultado final. A redação será uma oportunidade de aprimorar a habilidade de comunicação escrita, fundamentação teórica e expressão de ideias e argumentos.