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Projeto: Memórias da Ditadura: Desvendando o Período Militar no Brasil (1964-1985)

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Brasil: Cívico-Militar: Revisão

Contextualização

O período do governo cívico-militar no Brasil, de 1964 a 1985, é um dos capítulos mais significativos da história do nosso país. Foi um tempo marcado pela limitação das liberdades democráticas e repressão política, mas também por importantes transformações econômicas e sociais. Entender esse período é essencial para entender o Brasil contemporâneo.

O golpe militar de 1964 levou ao poder um regime autoritário que durou duas décadas. Nesse período, o país experimentou significativo crescimento econômico, mas ao custo de violações de direitos humanos, censura e repressão política. Este projeto visa não apenas compreender esse período complexo, mas também refletir sobre suas implicações para o presente e o futuro do Brasil.

Importância

Este projeto é relevante porque nos leva a refletir sobre questões-chave da nossa história e do nosso presente. Afinal, os legados desse período ainda influenciam nossa sociedade, nossa política e nossa economia. Aprender sobre o governo cívico-militar é uma oportunidade para entendê-los.

Além disso, este projeto também nos convida a desenvolver habilidades valiosas, como trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação eficaz. Por meio desse trabalho, você será capaz não somente de ampliar seus conhecimentos históricos, mas também de aprimorar competências que são fundamentais para a vida contemporânea.

Atividade Prática

Título: "Memórias da Ditadura: Desvendando o Período Militar no Brasil (1964-1985)”

Objetivo do projeto:

Esta atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o governo cívico-militar no Brasil (1964-1985) através da pesquisa, análise e apresentação de informações históricas.

Descrição detalhada do projeto:

Em grupos de 3 a 5, os alunos deverão investigar um aspecto específico do governo cívico-militar no Brasil (e.g. o golpe de 1964, Ato Institucional nº 5, censura, guerrilha do Araguaia, economia brasileira durante o regime, Diretas Já, entre outros). Cada grupo criará um "Painel de Memórias" para compartilhar suas pesquisas e análises com a classe. O Painel de Memórias deve incluir uma mistura de texto, visuais e recursos interativos para ilustrar e explicar o tópico escolhido. Além disso, os grupos devem preparar uma apresentação oral para acompanhar o painel.

Materiais Necessários:

  1. Internet para pesquisa.
  2. Materiais para criação do painel (papel, marcadores, imagens impressas, etc.).
  3. Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides, Prezi, etc.).
  4. Câmera ou smartphone para gravação da apresentação.

Passo a passo detalhado:

Etapa 1: Formação dos grupos e escolha do tema (2 horas)

Os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas. Após a formação dos grupos, os alunos devem escolher um aspecto específico do governo cívico-militar a ser pesquisado.

Etapa 2: Pesquisa e coleta de informações (6 horas)

Os alunos devem buscar fontes diversas para pesquisa, como livros, sites especializados, documentários, entrevistas com especialistas e jornais da época. A ideia é coletar informações suficientes para desenvolver um entendimento aprofundado do tema escolhido.

Etapa 3: Criação do Painel de Memórias (4 horas)

Usando as informações coletadas na etapa de pesquisa, os alunos devem criar o Painel de Memórias. Este painel deve incluir texto, imagens e recursos interativos para ilustrar e explicar o tópico escolhido.

Etapa 4: Preparação da apresentação (4 horas)

Os alunos devem preparar uma apresentação oral para acompanhar o painel. A apresentação deve resumir as principais descobertas da pesquisa e explicar o conteúdo do Painel de Memórias.

Etapa 5: Gravação da apresentação (2 horas)

Os grupos devem gravar a apresentação e submeter o Painel de Memórias e o vídeo da apresentação para avaliação.

Entregas do projeto:

Cada grupo deve entregar o seguinte:

  1. Painel de Memórias: um painel visualmente atraente e informativo que ilustra e explica o tópico escolhido.

  2. Vídeo da apresentação: um vídeo de 10 a 15 minutos em que os membros do grupo apresentam o Painel de Memórias e explicam suas descobertas.

  3. Documento escrito (5-7 páginas): um relatório escrito que introduz o tema, detalha a pesquisa realizada, explica a metodologia usada no desenvolvimento do Painel de Memórias e reflete sobre as conclusões tiradas a partir do projeto. O relatório deve ser estruturado da seguinte forma:

    • Introdução: Contextualizar o tema dentro do período do governo cívico-militar no Brasil, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
    • Desenvolvimento: Explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir resultados obtidos.
    • Conclusão: Retomar os pontos principais do trabalho, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    • Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto.

Os alunos serão avaliados com base na qualidade do Painel de Memórias, na clareza e conteúdo da apresentação, no rigor da pesquisa realizada, na estrutura e detalhamento do documento escrito e na capacidade de trabalhar efetivamente em equipe.

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