Contextualização
A Revolução Chinesa, ocorrida em meados do século XX, foi um marco na história mundial. Ela remoldurou o mapa político do mundo, estabelecendo a China como uma potência comunista. A complexidade dessa revolução combina uma mistura de fatores históricos, políticos, sociais e econômicos que desafiaram a ordem mundial estabelecida, inaugurando uma nova era na história da China.
A Revolução Chinesa é dividida em duas fases principais: a primeira (1911-1949) que terminou com a derrubada da República da China por Mao Zedong e seus seguidores, e a segunda (1966-1976) conhecida como a Revolução Cultural, que foi uma tentativa de Mao de reafirmar sua ideologia na China.
Importância
A Revolução Chinesa tem uma importância notável, pois moldou grande parte da história do século XX. O impacto desta revolução é sentido ainda hoje, não apenas na China, mas em todo o mundo. As relações internacionais, a distribuição de poder político e econômico global e o desenvolvimento do pensamento político foram todos influenciados por este evento.
Esse período da história é crucial para entender o mundo geopolítico em que vivemos hoje. A China é atualmente a segunda maior economia do mundo e um ator global significativo. Seu sistema político e econômico desafia muitos dos modelos ocidentais, e sua ascensão tem grandes implicações para o equilíbrio de poder global.
Atividade Prática
Título da Atividade: Recriando a Revolução Chinesa – Uma Abordagem Lúdica
Objetivo do Projeto
O objetivo desse projeto é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda e aplicada da Revolução Chinesa, engajando-os num exercício de pesquisa, interpretação, colagem e apresentação. A atividade buscando explorar vários ângulos da revolução - incluindo político, econômico, social e cultural - e a correlação com outras disciplinas como geografia e filosofia.
Descrição detalhada do Projeto
Os alunos trabalharão em um projeto de colagem digital que irá representar visualmente a Revolução Chinesa e seus múltiplos aspectos. Essa colagem não será apenas um mero agrupamento de imagens, mas um painel informativo e visualmente atraente, com textos explicativos, mapas, gráficos e imagens.
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e terão 4 semanas para preparar o projeto. O projeto será dividido em 4 etapas: Pesquisa, Criação, Apresentação e Elaboração do Relatório.
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Pesquisa: Nessa fase, os alunos devem pesquisar sobre os aspectos da Revolução Chinesa. Cada grupo irá se concentrar em um aspecto específico da revolução - antecedentes, desenvolvimento da revolução, resultados e impacto global.
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Criação: Com base na pesquisa, os alunos irão criar a colagem digital utilizando programas de edição de imagem ou plataformas online. A colagem deve incluir imagens, gráficos, mapas, texto e qualquer outro recurso visual que os alunos considerem apropriado. Eles devem ser criativos e originais.
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Apresentação: Os grupos farão uma apresentação de 15 minutos de sua colagem digital para o restante da classe, explicando as imagens e textos escolhidos e como elas representam os aspectos da Revolução Chinesa em que se concentraram.
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Elaboração do Relatório: Os alunos irão produzir um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve incluir a introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia utilizada.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à internet
- Programas ou plataformas de edição de imagem (Canva, Adobe Spark, etc.)
- Recursos para pesquisa (livros, artigos, documentários, websites confiáveis)
- Câmera ou smartphone para gravação da apresentação (opcional)
Canalização do Projeto em um Relatório Escrito
Após concluírem a parte prática do projeto, os alunos deverão redigir um relatório em formato acadêmico contendo quatro seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Durante o desenvolvimento desse relatório, a equipe deve discutir e expor suas metodologias de pesquisa e criação, bem como a experiência da colaboração em grupo. Eles também devem explicar os conceitos teóricos que aprenderam e como os aplicaram na criação da colagem.
Esse relatório não apenas demonstrará a compreensão dos alunos sobre a Revolução Chinesa, mas também para explorar a conexão entre a teoria e a prática, bem como refletir sobre as habilidades socioemocionais desenvolvidas durante o projeto.