Contextualização
Introdução Teórica
A história de Roma Antiga é fascinante e complexa. A civilização se desenvolveu a partir de uma pequena cidade-estado fundada, de acordo com a lenda, no século VIII a.C., até se tornar um dos maiores impérios da antiguidade. Este projeto irá focar em dois períodos específicos: a Monarquia e a República.
A Monarquia Romana (753 a.C. – 509 a.C.) é o período inicial da Roma Antiga, no qual a cidade e seu território eram governados por reis. Embora a realidade histórica desta época seja difícil de determinar, lendas sobre os reis etruscos e latinos ajudaram a moldar a história e as instituições de Roma.
A República Romana (509 a.C. – 27 a.C.), em contraste, foi uma fase de expansão territorial e desenvolvimento político. Durante este período, Roma se tornou uma cidade-estado democrática, governada por senadores eleitos pelo povo. Esta foi também a época das Guerras Púnicas, que ampliaram grandemente o território romano.
Importância e Contextualização
A Roma Antiga é amplamente considerada como um dos berços da civilização ocidental. Muitas das nossas instituições modernas foram baseadas nas tradições da República e do Império Romano, incluindo a forma de governo democrático.
Assim, o entendimento da Monarquia e da República Romana é crucial para o entendimento de muitos sistemas políticos modernos. Além disso, uma visão aprofundada desses períodos históricos pode lançar luz sobre as origens das nossas sociedades contemporâneas, suas tradições, habilidades administrativas, arte e outros aspectos fundamentais do mundo ocidental.
Para se aprofundar no tema, sugiro que utilizem o livro "História de Roma", de Tom Holland, e a série de documentários "Rome: Rise and Fall of an Empire" (Roma: Ascensão e Queda de um Império), disponível no Youtube. Além disso, o site www.ancient.eu é uma grande fonte de informação para a história romana.
Atividade Prática: "Recriando a Roma Antiga: Monarquia e República"
Objetivo do Projeto
Construir uma maquete detalhada da Roma Antiga que represente os períodos da Monarquia e da República, ilustrando as diferenças nos sistemas políticos, arquitetura e vida sócio-cultural. O projeto tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos sobre esses dois períodos históricos, estimulando a pesquisa, o trabalho em equipe e a criatividade.
O tamanho dos grupos deve ser de 3 a 5 alunos, e a duração do projeto é de 1 mês.
Descrição Detalhada do Projeto
A maquete deve ser dividida em duas áreas: uma representando a Monarquia Romana e outra a República Romana. Cada área deve conter elementos representativos do sistema político, da arquitetura e da vida social de seu respectivo período.
Os alunos são incentivados a serem criativos e detalhistas na construção de sua maquete, representando os principais edifícios, monumentos, casas, praças, fórum, templos, teatros, aquedutos e vias de circulação da época.
Além disso, cada grupo deverá pesquisar e escolher um evento ou marco histórico dos períodos da Monarquia e da República para representar em sua maquete e que será o foco de sua apresentação oral.
Materiais Necessários
- Cartolina, papelão ou madeira para base da maquete
- Massa de modelar, argila ou papel machê
- Tinta acrílica
- Pincéis
- Cola
- Tesouras
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Pesquisar sobre a arquitetura e a organização social e política da Roma Antiga durante a Monarquia e a República.
- Desenhar um esboço da maquete, ressaltando os principais elementos que irão compor cada área.
- Após a aprovação do esboço pelo professor, começar a construção da maquete.
- Enquanto a maquete está sendo construída, cada grupo deve também estar preparando sua apresentação oral sobre um evento ou marco histórico de cada período.
- Quando a maquete estiver pronta, realizar a apresentação oral para a turma e o professor, explicando as escolhas feitas para a maquete e os eventos históricos representados.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, os grupos deverão entregar:
- A maquete finalizada.
- Um relatório escrito sobre o projeto, que inclua:
- Introdução: Contextualizando o tema, sua relevância no mundo real e o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: A teoria por trás dos temas centrais (Monarquia e República), detalhes da atividade (a construção da maquete), a metodologia utilizada e a apresentação do resultado obtido.
- Conclusão: Sumarização dos pontos principais, os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicação das fontes utilizadas para a preparação da maquete e da apresentação oral.
- Uma apresentação oral, onde os alunos irão descrever sua maquete, explicar as escolhas feitas e discorrer sobre o evento histórico escolhido.
O relatório escrito é um componente essencial do projeto, pois os alunos deverão redigir um documento que não somente representa o que foi realizado no projeto, mas também faz conexões com o contexto histórico e a relevância dos pontos abordados na maquete e na apresentação oral. Eles devem demonstrar um entendimento profundo dos conceitos estudados, e a capacidade de vincular esses conceitos à prática de construção da maquete e a articulação do seu significado.